Fábio Dias
27/12/2013
Garça 

Oficinas Culturais do Estado abrem as inscrições para a programação do primeiro trimestre de 201

Serão oferecidas 8.736 mil vagas para 275 atividades de formação e difusão gratuitas na capital e interior do Estado

Serão oferecidas 8.736 mil vagas para 275 atividades de formação e difusão gratuitas na capital e interior do Estado

No dia 7 de janeiro de 2014 as Oficinas Culturais – unidades da Secretaria de Estado da Cultura, gerenciadas pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – abrem as inscrições para programação do primeiro trimestre de 2014 em todo o Estado de São Paulo. Serão oferecidas 275 atividades de formação e difusão e 8.736 vagas para oficinas, palestras, shows, entre outras. A programação completa está disponível no site www.oficinasculturais.org.br.
Depois de quase três décadas de implantação, o programa Oficinas Culturais do Estado de São Paulo passou por uma revisão e atualização em sua estrutura para que se torne, cada vez mais, um projeto instigante, provocador, criativo, inovador e plural. Após participar do Edital de Convocação e ser selecionada pela Secretaria da Cultura, a POIESIS assinou novo contrato de gestão para gerenciar o programa por mais quatro anos e meio.
A nova proposta técnica define essas mudanças. Além de preservar e aperfeiçoar o que é a principal característica das Oficinas, qual seja, a sua vasta gama de programação nas mais diversas linguagens para os mais variados públicos, passa também a oferecer outras possibilidades em outros programas específicos, listados a seguir, que têm por objetivo ampliar seu público, agregar diferentes conteúdos e extrovertê-los em novos meios.
A nova estrutura das Oficinas terá os seguintes Programas: Programas das Ações de Formação; Programas das Ações de Articulação; Programas das Ações Virtuais; Programa de Qualificação em Artes: Teatro e Dança.

Programação do primeiro trimestre de 2014

Oficina Cultural Tarsila do Amaral
Um dos destaques da programação da Oficina Cultural Tarsila do Amaral é o Projeto Sarau. A atividade começará com um minicurso de formação Literária “Poemas Escolhidos”, que acontecerá às quintas-feiras entre 6 e 20 de março com coordenação de João Paulo de Souza e Daniel de Souza. O objetivo é promover estudos e leituras de poesias selecionadas de escritores brasileiros e portugueses. Os resultados serão apresentados no Sarau Cultural que acontecerá no dia 27 de março.
Outro destaque é o Workshop de Commedia Dell´Arte, que a atriz e diretora Cuca Bolaffi dará nos dias 28 e 29 de março. Esta atividade proporcionará uma experiência na linguagem da commedia dell’arte, que trabalha com máscaras e personagens fixos dentro de uma dramaturgia bastante livre, mas com regras muito claras. Serão realizados exercícios sobre percepção corporal, máscara neutra e máscara expressiva, jogos teatrais, teatro físico, leitura de textos e improvisações cênicas.

Sobre as Oficinas Culturais
Das 21 Oficinas Culturais, seis estão instaladas na capital (Bom Retiro, Brás, Barra Funda, Itaquera, Cohab Taipas e São Miguel Paulista) e 15 no interior (Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Iguape, Limeira, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba).
Em cada unidade são realizadas atividades de formação, como oficinas práticas, cursos teóricos, palestras e seminários, e também, ações de difusão cultural, como espetáculos de teatro, de dança, de circo, de música; mostras de artes visuais, de cinema, de vídeo e de fotografia, entre outras.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas em cada unidade. Para saber mais sobre os endereços e detalhes de todas as atividades os interessados devem acessar o site www.oficinasculturais.org.br.

Oficina Cultural Tarsila do Amaral
Avenida Sampaio Vidal, 245 (Piso Superior da Biblioteca Municipal)
Centro – Marília-SP
Telefone: (14) 3453-5660 / 3433-2743 | tarsiladoamaral@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: segunda, das 18h às 22h

De terça a sexta-feira, das 13h às 22h
Sábado, das 9h às 13h


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.