Fábio Dias
27/12/2013
Garça 

Time do Emprego insere 2,6 mil pessoas no mercado de trabalho

Em 2013, foram mais de sete mil participantes de 172 cidades do Estado

 Em 2013, foram mais de sete mil participantes de 172 cidades do Estado

 
  Mais de 2,6 mil pessoas recolocadas no mercado de trabalho, 7.016 participantes, 325 turmas, 172 cidades de 16 regiões beneficiadas. Este foi o saldo do programa Time do Emprego, vinculado à Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), de 2013. O programa que orienta desempregados para a conquista de um emprego já beneficiou mais de 23 mil pessoas desde que foi instituído, em 2001.

 “As pessoas que participam do programa saem com ânimo e autoestima renovados”, afirma o secretário estadual do Emprego, Tadeu Morais. “Com as dicas do Time, elas conseguem se recolocar com mais facilidade”, completou.

De acordo com a coordenadora do programa, Françoise Antunes, o objetivo em 2014 é expandir o Time do Emprego para mais cidades. “Este ano chegamos à marca de 1400 turmas e queremos aumentar o ritmo no próximo ano para que mais pessoas possam ser atendidas”, afirmou Françoise.

Em novembro deste ano foi realizado o 6º Encontro Anual dos Facilitadores do Time do Emprego (Encontrão). Nessa sexta edição do evento, que busca incentivar a troca de experiência entre os facilitadores (como são chamados os orientadores da ação), Marília, Santana de Parnaíba e Itaquaquecetuba foram homenageadas pelos resultados obtidos em 2013.

 

Números do Time do Emprego em 2013

Grande São Paulo:  Foram realizados 122 Times, com 2.672 participantes. Deste total, 675 conseguiram um emprego depois de participarem da ação.  

Araçatuba: Foram 38 participantes neste ano. 20 deles foram inseridos no mercado de trabalho.

Vale do Ribeira: Nesse ano, o programa teve 15 turmas na região, com 357 participantes. Desses, 87 conquistaram um emprego.

São José dos Campos: Foram realizadas cinco Times, com 98 participantes. Foram recolocados 51 pessoas.

Sorocaba: 25 turmas foram formadas na região. Desse total, 251 pessoas alcançaram o objetivo.

Ribeirão Preto: O programa contemplou 306 pessoas, em 16 turmas formadas. 170 conquistaram uma oportunidade profissional.

Presidente Prudente: Foram realizados quatro Times na região. De 78 participantes, 4 voltaram ao mercado.

Marília: A região realizou 20 turmas, com 614 participantes e 328 recolocados em 2013.

Baixada Santista: Foram realizadas oito turmas, com 214 participantes e 42 reinseridos no mercado de trabalho.

Franca: O Time realizou cinco turmas neste ano. Participaram 122 pessoas e 57 se recolocaram.

Campinas: O programa contemplou 20 turmas na região. Foram 375 participantes. Desses 165 conseguiram uma oportunidade no mercado.

Bauru: Foram realizados 14 Times na região, com 313 participantes e 118 inseridos no mercado de trabalho.

Barretos

A única edição do Time realizada na região teve 30 participantes e nove recolocados.

Araraquara : O programa efetuou cinco turmas, um total de 147 participantes. Desses, 55  conseguiram uma nova oportunidade de trabalho.

Piracicaba: O Time do Emprego realizou 27 turmas na região, com 590 participantes. 247 pessoas conseguiram um novo emprego.

Botucatu: A única edição do Time na região contou com 25 participantes. Quatro deles foram inseridos no mercado de trabalho.

 

Sobre o Time do Emprego

O Time do Emprego tem como objetivo orientar o cidadão, a partir dos 16 anos, na busca por uma oportunidade no mercado de trabalho. O programa forma turmas de até 30 participantes, que funcionam como equipes na troca de experiências e aprendizado.

Durante 12 encontros – um por semana, 3 horas de duração cada – os facilitadores promovem dinâmicas e atividades que auxiliam o participante a aumentar as chances para conseguir um emprego.  Redigir um currículo, se vestir para uma entrevista e destacar qualidades em um processo seletivo são alguns dos temas abordados.

 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.