Fábio Dias
27/01/2014
Garça 

Café da manhã em casa ficou mais caro em 2013, diz Apas

Pão subiu 16%, manteiga aumentou 7,88% e leite ficou 15,74% mais caro. Entidade fez levantamento com base no Índice de Preços nos Supermercados.

O café da manhã em casa ficou mais caro em 2013, segundo levantamento feito pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), com dados do Índice de Preços nos Supermercados (IPS/APAS/FIPE).

De acordo com o levantamento, o preço do pão com manteiga e do leite subiu em 2013. O pão francês teve alta de 16%, a manteiga subiu 7,88% e o leite longa vida aumentou 15,74%. Dos produtos tradicionais do café da manhã, só o café caiu, uma reduação de 11,51% em 2013.

O preço do pão francês vem sendo impactado principalmente pela alta do trigo no ano passado, além de outros custos relacionados à produção, como energia elétrica e mão de obra, diz a Apas.

A alta do leite reflete o aumento nos custos de produção, como a ração animal e a redução da quantidade e qualidade do pasto. O aumento nos preços do leite influenciou a de derivados como a manteiga, segundo a entidade.

O café teve menor demanda internacional, o que fez com que os preços caíssem no mercado externo e interno.

 

G1


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.