Fábio Dias
10/01/2014
Garça 

Centro de Educação Ambiental promove atividades durante as férias

"Venha aprender sobre o meio ambiente brincando"

  “Venha aprender sobre o meio ambiente brincando”. Com essa premissa, o Centro de Educação Ambiental de Garça promoverá atividades especiais durante o período de férias escolares. Essas atividades ocorrerão nos próximos dias 21, 22, 23, 24, 28, 29, 30 e 31 de janeiro, sempre das 14 às 16 horas. Poderão participar crianças a partir dos oito anos de idade. Elas devem vir acompanhadas por pais ou responsáveis, que deixarão seus dados para contato. As atividades serão desenvolvidas na sede do Centro, no Bosque e Zoológico Municipal de Garça, à rua Vital Soares. As vagas são limitadas a 20 crianças para cada atividade.

As atividades serão diferentes a cada dia da semana: às terças-feiras (21 e 28 de janeiro) ocorrerá uma “Gincana Ecológica”, com provas que visam conscientizar os participantes para a necessidade de preservação do meio ambiente e de como isso pode e deve começar pela própria casa.

Às quartas-feiras (22 e 29) será desenvolvida a “Caça ao Tesouro”, nas dependências do Bosque e Zoológico, na qual os participantes terão de localizar materiais que fazem parte da natureza.

Às quintas-feiras (23 e 30) será realizada uma “Trilha Monitorada”, com explicações sobre as interações ecológicas que ocorrem dentro de uma mata. As crianças que participarão da Trilha devem estar vestidas com calça, tênis e boné, além disso, o uso de repelente também é recomendado, assim como deve ser levada uma garrafa com água para a hidratação.

E nas sextas-feiras (dias 24 e 31) a programação de férias reserva a “Sessão de Cinema”, com a apresentação de um filme infantil com tema relacionado à natureza. Ao fim da sessão será realizada uma discussão sobre o que foi assistido.

Durante as atividades no Centro de Educação Ambiental os participantes terão a hora do lanche, para isso as crianças devem trazer alguns itens de alimentação de casa. Em caso de chuva, as atividades ao ar livre serão transferidas para as dependências do Centro.

Todas as atividades programadas serão acompanhadas pela bióloga Érika Bicalho Buchignani e pela pedagoga Cassiana Aparecida da Paixão de Moraes, responsáveis pelo Centro de Educação Ambiental.

O Centro foi criado para servir de apoio à educação ambiental e tem como objetivo principal atender as escolas de ensino fundamental — públicas e privadas — do município e região, com seu Programa de Educação Ambiental, que existe para atender a Política Municipal de Educação Ambiental. Essa legislação instituiu a Educação Ambiental como prática transversal no currículo escolar do ensino fundamental I da rede pública local.

 O Programa de Educação Ambiental está sob coordenação da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Serviço Autônomo de Águas e Esgotos e Projeto Ecooar.

 

Serviço — Outras informações sobre a programação de férias do Centro de Educação Ambiental podem ser obtidas pelo telefone 3406 4867, com Cassiana.

 

 

Legendas das fotos

 

Fériasambiental_01 — O Centro de Educação Ambiental de Garça está localizado no Bosque Municipal.

 

Fériasambiental_02 — Dentre as atividades programadas estão trilhas monitoradas pelas matas do bosque.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.