Fábio Dias
23/01/2014
Garça 

Escola nova: como lidar com a mudança?

Com a volta às aulas, a ansiedade dos pequenos vai a mil, principalmente daqueles que têm um mundo novo

 Com a volta às aulas, a ansiedade dos pequenos vai a mil, principalmente daqueles que têm um mundo novo para descobrir com o início do ano letivo. As crianças que mudam de escola vão conhecer professores, fazer amigos e precisam se acostumar com uma nova dinâmica de ensino. O apoio dos pais é fundamental para que esse processo transcorra com tranquilidade.

Os motivos que levam à troca de escola são muitos: incompatibilidade da família com a proposta da escola, não adaptação da criança, entre outros. Segundo Francisca Paris, pedagoga, mestra em Educação e diretora de serviços educacionais do Ético Sistema de Ensino, da Editora Saraiva, os pais devem sempre deixar claro os motivos. “A mudança pode ser vista de uma forma benéfica, porque a vida é assim, nada é estático ou imóvel. Sejam verdadeiros e comuniquem os reais fatores que os levaram à decisão”, explica.

Se as justificativas não convencerem o pequeno, deve ficar claro que o poder de decisão é dos pais. “A criança pode externar um mal-estar e manifestar um sofrimento, mas se os pais estiverem seguros de que a decisão foi a melhor, não devem ceder às birras”, afirma a profissional.

Diálogo e amparo são importantes nesse momento. Levar a criança à nova escola e deixar que ela os veja conversar com os professores e orientadores ajuda a estabelecer uma relação de confiança com o local. “Os filhos precisam perceber que os pais confiam nos educadores e no projeto da nova escola. As crianças comunicam-se e criam laços facilmente, basta observá-las em uma praça ou parque. Logo farão novos amigos”, acrescenta a pedagoga.

Dicas para ajudar a criança na escola nova

  • Seja verdadeiro quanto aos reais fatores que levaram à decisão;
  • Encoraje o pequeno diante dos primeiro temores;
  • Pergunte sobre os desafios de cada dia;
  • Ajude nas primeiras tarefas, que podem parecer estranhas;
  • Proponha à escola um período de adaptação;
  • Incentive novas amizades;
  • Promova uma “noite do pijama” em casa e convide os novos amigos;
  • Fique sempre alerta: se a adaptação de mostrar muito difícil, procure ajuda junto à escola.

 

 

bebe.bolsademulher.com


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.