Fábio Dias
09/01/2014
Garça 

Geraldo Alckmin defende a redução de custos para quem tirar a Carteira de Habilitação

Geraldo Alckmin defende a redução de custos e da burocracia para quem tirar a Carteira de Habilitação

Governo também pede adiamento de prazo para adaptação das autoescolas paulistas à medida

O governador Geraldo Alckmin defendeu nesta quarta-feira, 8, a redução de custos e da burocracia para quem tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Uma resolução do Denatran, que está em vigor desde 1° de janeiro, exige aulas práticas em um simulador de trânsito para aqueles que vão tirar sua primeira habilitação.

Estima-se que a exigência federal - que recria condições adversas encontradas pelo condutor nas vias - gere aumento de até 20% no valor cobrado pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs), conhecidos como autoescolas, no processo de habilitação. Para o governador, "a tecnologia é para reduzir custos e para facilitar a vida das pessoas".

As declarações foram feitas no Palácio dos Bandeirantes, durante o anúncio da criação de vagas de ensino técnico no Estado de São Paulo. O Detran.SP encaminhou ofício ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) destacando a necessidade de mais 90 dias para a adaptação das autoescolas às novas exigências.

O Governo também defende que as novas horas-aula no simulador sejam contadas como aulas práticas. Segundo o governador, se não for feito desta forma, a medida "está criando mais um custo, um aumento que pode chegar a R$ 200".

O Governo do Estado de São Paulo também discute com representantes da categoria, como o Sindicato das Auto Moto Escolas, e as empresas fornecedoras dos equipamentos, medidas para que a inclusão da prática nos simuladores não gere custos adicionais ao cidadão.

Da Assessoria de Imprensa do Detran.SP


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.