Fábio Dias
17/01/2014
Garça 

MEDICAMENTOS - Brasileiros terão mais opções na compra, anuncia Anvisa

Desde o ano passado a concorrência tem levado à queda nos preços de alguns medicamentos de marca

Desde o ano passado a concorrência tem levado à queda nos preços de alguns medicamentos de marca


Medicamentos similares vão ser mais uma opção aos medicamentos de referência ou de marca, como já ocorre com os medicamentos genéricos. O anúncio foi feito ontem (16) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Isso significa que uma mesma prescrição médica, que atualmente permite a compra de um remédio de marca ou de um genérico, vai permitir também a compra do remédio similar, que contém os mesmos princípios ativos, a mesma concentração e a mesma posologia que o de referência.

A proposta consta em consulta pública a ser lançada hoje (17) pela própria agência, por um período de 30 dias, e deve ampliar a oferta de produtos a preços mais baratos para o consumidor. Ainda de acordo com o texto, os medicamentos similares deverão incluir em suas embalagens o símbolo EQ, que significa equivalente.

O diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, destacou que a equivalência dos medicamentos similares só foi possível depois que a categoria conseguiu comprovar a mesma função terapêutica dos produtos de marca.

Em 2003, a agência publicou resolução que determinou prazo de dez anos para a adequação e a apresentação de testes de equivalência farmacêutica, que comprovam que o remédio similar tem o mesmo comportamento no organismo e as mesmas características de qualidade do remédio de marca.

Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a decisão de incorporar os medicamentos similares como uma nova opção de compra representa mais um passo em uma política que busca ampliar o acesso da população a remédios de qualidade.

Ele garantiu que vai defender, na Câmara de Medicamentos, que as mesmas regras adotadas para remédios genéricos passem a valer para os similares – incluindo uma redução de, pelo menos, 35% no preço em relação aos de marca.

“O Brasil se consolida, cada vez mais, como uma indústria que começa a crescer na produção nacional de medicamentos sem abrir mão da qualidade”, disse. “É um passo importante para a qualidade, para dar mais opções ao cidadão e, com isso, reduzir os preços e os custos do remédio para a população”, concluiu.

Dados da pasta indicam que, em 2012, em quantidade comercializada, os medicamentos similares representaram 24,8% do mercado nacional. Os genéricos ficaram com 37,1% e os de referência, com 23,2%.



Na prática brasileiro já procura por remédios similares 

O anúncio feito pela Anvisa só vem ao encontro do que acontece no dia a dia do brasileiro. Muitos, ao chegarem a uma farmácia procuram por três tipos de medicamentos: o de marca – que consta na prescrição médica -, o genérico e um terceiro que tenha o mesmo princípio ativo e um preço menor.

“Isso acontece. Agora, como aconteceu com o genérico o similar tem que comprovar bioequivalência com o medicamento de marca. Feito isto ele também concorre na hora da venda”, falou Paulo Roberto Ferrari, proprietário da Drogaria São Luis em Garça.

Segundo ele, a concorrência de preços provoca uma diferença que chega até 70% em alguns casos.

“É muito difícil dizer a diferença. Tem casos que chega a 70%, outros menos. A média fica em torno de 20%”, falou Ferrari.

Um fator interessante apontado pelo empresário é que a concorrência também fez com que os preços dos medicamentos de marca caíssem. Em alguns casos a queda foi de 50%. Como exemplo ele cita o remédio Tandrilax - cartela com 30 comprimidos, que era comercializada a R$ 31 ou R$ e agora pode ser encontrado a R$ 21. Ainda segundo ele, isso se verifica em vários medicamentos. Algumas pomadas de marca que eram comercializadas a 23 ou 24 reais tiveram o preço reduzido para 16 reais.

“Hoje o cara chega na farmácia para comprar o medicamento e muitas vezes encontra o remédio de marca com preço igual ou menor que o genérico ou similar. Isso vem acontecendo desde o ano passado. Enquanto os remédios de marca tiveram uma redução no preço, em razão da concorrência, os genéricos e similares mantiveram os valores que vinham praticando”, finalizou ele.

 

Jornal Comarca


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