Fábio Dias
13/01/2014
Garça 

O lixo e as cidades brasileiras

Três de agosto de 2014 é a data limite para que os lixões a céu aberto sejam extintos no Brasil.

  Três de agosto de 2014 é a data limite para que os lixões a céu aberto sejam extintos no Brasil. A data foi definida no artigo 54 da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), regulamentada no final de 2010. Mas faltando pouco mais de um ano para o limite, 40% dos municípios não têm, por exemplo, coleta seletiva. Nesses locais, 2.239 cidades, o lixo seco e o orgânico vão para o mesmo lugar.

Em todo o Brasil, são 1.579 lixões. Só no ano passado, 24 milhões de toneladas de lixo foram destinados de maneira incorreta. Os dados são de um estudo feito pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) divulgado nesta semana. E como essas cidades estão tratando seu lixo e pensando no futuro? Para o diretor-executivo da Abrelpe, Carlos Silva Filho, mesmo nas grandes cidades, o problema do lixo não é pensado a longo prazo.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.