Fábio Dias
08/01/2014
Garça 

Procon de Garça fecha 2013 com mais de 4,6 mil atendimentos

A unidade do Procon de Garça apresentou o balanço de atendimentos do órgão relativo

A unidade do Procon de Garça apresentou o balanço de atendimentos do órgão relativo ao mês de dezembro de 2013. No período, 388 demandas foram processadas pelo serviço local. Esse número representa uma alta de 10,8% em relação ao registrado em novembro (350). Em outubro, por conta da Nota Fiscal Paulista, o Procon atendeu 581 demandas.

Ao longo de dezembro, as "simples consultas" somaram 231 demandas. Por “simples consultas” se entende a orientação dada ao consumidor quando ele busca o auxílio do Procon para esclarecer alguma dúvida sobre contratos, compras, entre outros procedimentos. A orientação prestada pela unidade pode esclarecer a dúvida do consumidor e até mesmo resolver o seu problema. No mês passado, os procedimentos da Nota Fiscal Paulista totalizaram 43 atendimentos.

Ainda no último mês do ano passado, foram verificados 44 atendimentos preliminares. Esse tipo de procedimento pode ser realizado através de uma ligação telefônica, quando o Procon intervém junto ao fornecedor para obter a resolução do problema do consumidor, em caso de se tratar de uma relação de consumo. Nesse tipo de atendimento, há o compromisso do fornecedor de resolver a questão.

Também foram registradas 42 emissões de Cips (Carta de Informações Preliminares). Essa carta é enviada ao fornecedor diante da necessidade de que ele se manifeste por escrito sobre algum pleito apresentado pelo consumidor — atendendo ou não a reclamação.

Em dezembro ocorreram cinco procedimentos extra Procon (que não tem relação com assuntos sobre defesa do consumidor), 11 Cips finalizadas com acordo, sete Cips finalizadas com outras baixas (encerradas, canceladas, consulta concluída), cinco reclamações abertas no retorno da Cip, assim como três reclamações finalizadas como "atendida" e uma como "não atendida".

Paulo Cesar Alves de Souza, técnico de atendimento do Procon em Garça, observou que, ao longo de dezembro, os serviço essenciais ficaram na liderança dos atendimentos e consultas do órgão, com 97 procedimentos cadastrados. Depois apareceram os assuntos financeiros, com 88 demandas, seguidos dos produtos, com 86, e dos serviços privados, com 42 consultas.

Entre 01 de janeiro e 31 de dezembro, o Procon de Garça contabilizou um total de 4.646 atendimentos. A maior parte deles — 2.647 — foi referente às simples consultas, vindo, na seqüência, as solicitações referentes à Nota Fiscal Paulista, com 824, e a emissão das Cartas de Informações Preliminares, que chegou a 374 no período. Também houve 256 atendimentos preliminares, 219 Cips finalizadas com acordo, 123 extra Procon e 72 reclamações abertas no retorno das Cips.

O Procon de Garça iniciou suas operações em 02 de maio de 1996. O órgão tem como objetivo principal elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores, através do recebimento e processamento de reclamações administrativas, individuais e coletivas, contra fornecedores de bens ou serviços, orientação aos consumidores e fornecedores sobre direitos e obrigações nas relações de consumo, fiscalização do mercado consumidor para fazer cumprir as determinações da legislação de defesa do consumidor, entre outros procedimentos.

 

Serviço — O Procon de Garça atende à rua Coronel Joaquim Piza, 192 (antigo prédio da Acig). O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas e o telefone é 3406 5299.

 

 

 

 

Atendimentos no Procon de Garça - 01 de janeiro a 31 de dezembro

Simples consulta

2.647

Atendimento Preliminar

256

Cips emitidas

374

Cips finalizadas com acordo (encerradas, canceladas, consulta concluída)

219

Cips finalizadas com outras baixas

58

Reclamações abertas no retorno da Cip (Cips finalizadas com abertura de reclamação)

72

Reclamações abertas sem emissão de Cip

0

Reclamações finalizadas como atendidas

31

Reclamações finalizadas como não atendidas

38

Reclamações finalizadas com outras baixas (encerradas, consulta fornecida)

04

Extra Procon

123

Nota Fiscal Paulista

824

Total

4.646

 

 

 

 

 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.