Fábio Dias
10/01/2014
Garça 

Secretaria da Saúde desenvolve diversas ações preventivas ao longo de 2013

Prevenção. Essa palavra simples tem um significado muito importante na saúde.

  Prevenção. Essa palavra simples tem um significado muito importante na saúde. Como amplamente destacado por profissionais desse segmento, a medicina preventiva é a que tem os resultados mais expressivos e garante melhor perspectivas de vida à população. É muito mais eficiente oferecer práticas preventivas do que remediar e tentar a cura através de procedimentos complexos. A Secretaria Municipal da Saúde, ao longo do ano de 2013, efetuou diversas ações com foco na prevenção, atingindo um volume expressivo de pessoas e permitindo a elas ter resultados de exames, ter acesso a atividades, entre outros procedimentos.

Uma das ações nesse sentido foi a participação no projeto "Olhar Brasil", com a realização de 675 consultas oftalmológicas. Nesse atividade também houve a participação de municípios como Álvaro de Carvalho, Oriente, Quintana, Guaimbê, Guarantã e Ocauçu.

A Secretaria fez parte ativamente do programa "Governo Presente", oferecendo em vários bairros de Garça e no distrito de Jafa orientações, abordando temas como tabagismo, alimentação saudável e atividades físicas, além de oferecer aferição da pressão arterial, testes de HIV, hepatite B e C e sífilis.

Ao longo de 2013 foi implantado em Garça o programa Telesaúde, que é um projeto do SUS focado nas ações de saúde à distância. É a forma de promoção da saúde através de tecnologias de telecomunicações bidirecionais através do uso de internet, redes de voz e vídeo e teleconferências.

A Secretaria Municipal da Saúde, no último mês de agosto, realizou o inquérito de tracoma, na UBS "Helena Müller", e a semana epidemiológica, nas escolas "Lydia Yvone Gomes Marques" e "João Crisóstomo", sendo examinados mais de 500 alunos, não sendo encontrado nenhum caso dessa doença oftalmológica.

A dengue também foi uma preocupação constante da Secretaria ao longo do ano passado. Além do acompanhamento de todos os casos suspeitos, também houve um envolvimento de agentes de saúde, agentes de endemias, unidades de saúde e Vigilância Sanitária para conscientizar a comunidade sobre o tema e, adicionalmente, foram desenvolvidos dois arrastões de coleta de materiais inservíveis de casas e terrenos, assim como a campanha "Cidade Limpa".

As ações intersetoriais continuaram a ser privilegiadas, como foi o caso do "Agita Galera", que tem a participação de fisioterapeutas, agentes comunitários e educadores, em busca de envolvimento para o estímulo à atividade física. Foram realizadas ações educativas para profissionais da saúde e população com relação ao aleitamento materno e ainda ocorreu a implantação de atividades de grupo nas unidades de saúde, com foco em temas como gestação, hipertensão, planejamento familiar, obesidade, entre outros.

Os investimentos no setor da saúde foram efetivos, incluindo a compra de um eletrocardiógrafo para cada uma das unidades de saúde e para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), a compra de um eletroencefalógrafo para o Centro de Especialidades, aquisição de detectores fetais, além da implantação do serviço de atenção domiciliar, com equipe de profissionais e veículo próprio. Ainda no campo de investimentos, foram retomadas as reformas nos prédios de diversas unidades básicas de saúde do município.

Outro tema de destaque da Secretaria em 2013 foi a capacitação dos servidores, desde aqueles que atuam nas unidades de saúde até os que fazem parte da UPA, centro de especialidades, Caps e Caps-AD. Outras capacitações envolveram agentes comunitários e técnicos de enfermagem, em busca de prepará-los para lidar com usuários e familiares quanto ao consumo de álcool e drogas.

A Secretaria Municipal da Saúde implantou um centro integrado de humanização, com representantes de unidades de saúde, centro de especialidades e também profissionais dos municípios de Gália, Fernão e Vera Cruz, onde são realizados encontros mensais em busca de melhorias no processo de trabalho.

Na saúde bucal, a Secretaria atendeu um volume expressivo de pessoas, com a oferta de 290 próteses dentárias totais, além de ter efetuado uma campanha contra o câncer bucal, com mais de 2,9 mil exames realizados. Já o Centro de Especialidades Odontológicas realizou mais de 2,5 mil atendimentos ao longo do período.

A Secretaria, que hoje conta com médicos em todas as 13 unidades de saúde, além de dois médicos volantes para cobrir férias, faltas e licenças, também promoveu mutirões de saúde, o que permitiu regularizar a demanda reprimida de atendimentos no segmento vascular, aumentou de três para sete endoscopias por semana e também desenvolveu um amplo programa de cirurgias de catarata, com um total, ao longo do ano passado, de 152 procedimentos cirúrgicos realizados.

"A expectativa é positiva para o ano de 2014 e esperamos continuar a desenvolver diversas ações preventivas e, desse modo, buscar oferecer à população garcense uma melhor qualidade de vida", destacou o secretário municipal da Saúde, Pedro Henrique Scartezini.

 (da Secretaria Municipal de Informação e Comunicação)


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.