Fábio Dias
09/01/2014
Garça 

Verão aumenta em 45% atendimentos por conjuntivite no Hospital do Servidor Estadual

Altas temperaturas fortalecem aparecimento e proliferação do vírus

 Altas temperaturas fortalecem aparecimento e proliferação do vírus

Os períodos de altas temperaturas e baixa umidade do ar podem provocar diversos problemas à saúde. Uma das doenças mais comuns nestas épocas, principalmente no verão, é a conjuntivite. O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) registrou um aumento de 45% dos casos da doença no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) entre 2011 e 2013, durante o verão.
“A conjuntivite é uma inflamação da membrana transparente que reveste todo o globo ocular, localizada sobre a parte branca dos olhos. A infecção viral ou bacteriana dura, em média, 15 dias. Ela é contagiosa até o desaparecimento dos sintomas”, explica o médico oftalmologista do HSPE Ewerton Giacondino Magalhães Silva.
Existem diversos tipos de conjuntivite (viral ou bacteriana e alérgica). As infecciosas podem ocorrer pelo contato físico ou objetos contaminados. A inflamação também pode ser contraída por reação alérgica a poluentes ou substâncias irritantes, como poluição e cloro de piscinas. 
O médico destaca que, além do verão, onde há grande concentração de indivíduos dividindo o mesmo espaço, a epidemia também ocorre durante a primavera, conhecida como conjuntivite primaveril, geralmente causada pelo pólen espalhado no ar. 
Os principais sinais e sintomas da doença são olhos avermelhados, pálpebras grudadas ao despertar, visão borrada, sensação de “areia nos olhos”, olhos lacrimejados, fotofobia (intolerância a luz) e secreção constante no canto dos olhos ou nas margens das pálpebras.
De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a conjuntivite é uma das maiores causas de afastamento temporário do trabalho, permitindo que o empregado permaneça 15 dias ausente ou até sua recuperação total.
O indivíduo contaminado deve afastar-se do convívio social. O médico indica alguns métodos de prevenção: evitar coçar os olhos e lavar mãos e rosto com água e sabão várias vezes ao dia. 
Para aqueles que já estão contaminados, recomenda-se lavar os olhos com água fervida (depois de fria) e manter os olhos secos e limpos. 
O médico ressalta ainda que, assim que surgirem os primeiros sintomas, é necessário procurar atendimento especializado. “O tratamento é diferenciado para cada tipo da doença, lembrando que a automedicação é contra indicada.”

Iamspe

O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Gestão Pública, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.
Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Ceamas, e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 130 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.



Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.