Fábio Dias
13/02/2014
Garça 

7 hábitos que estão sabotando seu metabolismo

Beber pouca água e fazer somente exercícios aeróbicos estão entre os erros

Beber pouca água e fazer somente exercícios aeróbicos estão entre os erros

Você se exercita regularmente e tem uma alimentação balanceada, mas, ainda assim, parece não conseguir se livrar dos quilinhos extras. É possível que você seja adepta de alguns hábitos que estão desacelerando seu metabolismo sem que você perceba, colocando todo o esforço a perder. O site da revista americana Women’s Health listou 7 erros supercomuns que a maioria das pessoas comete sem saber que podem sabotar completamente a dieta. Veja se você já caiu em alguma das seguintes armadilhas:

Você bebe pouca água
O corpo precisa de líquidos para realizar todas as funções necessárias, e, se isso não ocorre, as calorias não são queimadas como deveriam. Além disso, a água gelada é termogênica, já que exige maior trabalho do organismo para deixá-la na temperatura ideal.

Você tem deficiência de vitamina D
Quando há pouca vitamina D presente no organismo, a perda de peso se torna mais lenta, e os níveis do hormônio grelina (conhecido como o hormônio da fome) ficam mais altos. Consulte um médico para receber a orientação mais adequada no seu caso, que pode variar desde a mudança na alimentação até a ingestão de suplementos vitamínicos.

Você só faz exercício aeróbico
Atividades físicas são primordiais para a perda de peso e aceleração do metabolismo. No entanto, quando você realiza apenas exercícios aeróbicos, como corrida, bicicleta, dança, etc., você deixa de construir músculos, que são capazes de acelerar o metabolismo de repouso e são essenciais para o emagrecimento e manutenção do peso. Passe a incorporar também a musculação na sua rotina.

Você costuma beliscar à noite
Apesar da constante recomendação para que se coma a cada três horas, existem estudos que sugerem que ficar algumas horas sem comer nada pode ser benéfico ao metabolismo, especialmente à noite. Se sentir fome depois do jantar, coma um iogurte ou tome um suco e procure dormir cedo para não cair na tentação de assaltar a geladeira à meia noite.

Você cortou a cafeína
Apesar de ser tida como vilã, a cafeína também é termogênica e pode acelerar a queima de calorias. Para quem já tem o costume de tomar uma xícara de café ou chá verde diariamente, a recomendação é manter o hábito, porém sem exagerar, já que a substância em excesso provoca sérios danos à saúde.

Você dorme pouco
As pessoas que se privam do sono regularmente tendem a engordar mais do que aquelas que descansam adequadamente todas as noites. Pesquisas mostram que dormir menos do que o recomendado pode desregular os hormônios que controlam o apetite, causando fome e compulsão alimentar, além de causar fadiga e redução do ritmo metabólico.

Você está sempre estressada
O estresse não é apenas desagradável – ele também faz mal para o metabolismo. Quando os níveis do hormônio cortisol aumentam, o corpo entra em um modo de armazenamento de gordura, dificultando a perda de peso.

 

Bolsa de Mulher


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.