Fábio Dias
12/02/2014
Garça 

Atualize sempre o currículo mesmo que não esteja procurando um emprego

Se o seu currículo está desatualizado, comece agora mesmo a colocá-lo em dia

   Se o seu currículo está desatualizado, comece agora mesmo a colocá-lo em dia

 Sua vida profissional está indo bem, você faz o que gosta, tem um salário compatível com o cargo e geralmente recebe elogios de seus superiores. Isso o faz enxergar um futuro promissor dentro da companhia. E, como você não pretende sair dela tão cedo, seu currículo não é atualizado há meses ou até anos.

Porém, de acordo com os especialistas em carreira, acrescentar informações recentes e relevantes ao documento, periodicamente, é um hábito que deve ser adotado e mantido durante toda a vida profissional. Mesmo para aqueles que não almejam uma recolocação no mercado de trabalho.

"O currículo serve como uma bússola. Toda vez que o atualizamos, temos a chance de analisar a quantas anda a nossa carreira", afirma Margareth Bianchini, business coaching e professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Um novo emprego costuma vir acompanhado de expectativas, uma boa dose de otimismo e pitadas de apreensão. Assim como foi preciso esforço para conquistar uma vaga, será necessário lutar para mantê-la. "Basicamente, as pessoas perdem o emprego por não desempenharem bem tarefas ou não se relacionarem adequadamente com colegas", diz Claudia Monari, diretora da Career Center, empresa de consultoria em gestão. Alexandre Prates, especialista em liderança, desenvolvimento humano e performance organizacional, afirma que ?são as pessoas que te ajudam a crescer e são elas que te tiram do jogo". É claro que experiência e formação são importantes na hora da contratação. Mas, segundo Luís Testa, diretor de marketing da Catho, há outros fatores importantes: proatividade, compromisso, ética, criatividade e a capacidade analítica, por exemplo. Para a psicoterapeuta Cristiane Moraes Pertusi, especialista em aconselhamento de carreira, fazer o que gosta também entra para essa lista.

Nessa perspectiva, o currículo é, antes de tudo, uma ferramenta de registro e acompanhamento da evolução da sua trajetória e uma excelente maneira de monitorar sua performance e os resultados alcançados a cada período.
"Isso é o que eu chamo de cuidar da carreira em tempo real. O currículo é um recurso para a gestão do seu projeto profissional. A partir dele, você pode perceber a necessidade de fazer ajustes e revisões em seus conhecimentos ou experiências, por exemplo", explica João Baptista Brandão, professor e coordenador do curso Master em Liderança e Gestão de Pessoas do FGV Management.

O hábito de atualizar o currículo periodicamente é uma ótima forma de se lembrar das habilidades e pontos fortes que possui e de verificar até que ponto isso está sendo bem aplicado na sua função e na empresa atual.
"A tarefa dá ao profissional a oportunidade de avaliar o que apresenta de positivo, o que não lhe trouxe progresso e o que precisa melhorar", explica Lívia Freitas Fonseca Borges, professora da Faculdade de Educação da UnB (Universidade de Brasília). 

Assim, se após alguns meses no mesmo cargo, não há nada a acrescentar no documento, provavelmente está na hora de fazer algumas mudanças. "Nesse caso, é possível que o profissional esteja apenas cumprindo tarefas, sem agregar valor à sua função. O que lhe deixa vulnerável no que diz respeito à empregabilidade, dificultando um reposicionamento, caso seja necessário", afirma Margareth.

Essa análise também traz dados objetivos para a avaliação da sua satisfação e da motivação para continuar no emprego. Ainda assim, se chegar à conclusão de que não está tão feliz quanto poderia, não encare isso como um motivo para desistir. "A felicidade depende de nós. Às vezes, trocar de área dentro da empresa já é o suficiente para ganhar um novo ânimo", diz Margareth.

 

No controle da sua carreira

Muito mais do que proporcionar uma visão geral do andamento da sua carreira, o currículo pode ser utilizado a seu favor em outros momentos. Atualmente, o documento é requisito básico em processos seletivos para os cursos de especialização, mestrado e doutorado. "Ele ajuda a nivelar o grau de conhecimento da turma que a instituição está formando", explica Margareth.

Além disso, no seu cargo atual, o seu superior pode solicitar, a qualquer momento, o documento. Ele pode analisá-lo detalhadamente antes de confiar a você um projeto importante ou de convidá-lo a exercer uma nova função. Nessas ocasiões, ter o seu currículo em mãos, com todas as informações em dia, pode lhe deixar um passo à frente dos demais candidatos.

Por fim, caso venha a acontecer uma demissão inesperada, você estará mais preparado para encarar os processos de recrutamento do mercado.
"Fazer um currículo às pressas e, em alguns casos, afetado emocionalmente, pode ser uma armadilha. A memória nos prega peças e a pessoa pode deixar de valorizar pontos importantes da sua formação e da sua experiência na hora de fazer esse apanhado", afirma Brandão.

DO BOL


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.