Fábio Dias
17/02/2014
Garça 

Brasil assumirá liderança mundial na produção de soja este ano

O Brasil deve bater mais um recorde de produção para esta safra, tornando-se o maior produtor mundial de soja

   O Brasil deve bater mais um recorde de produção para esta safra, tornando-se o maior produtor mundial de soja, de acordo com o 5º levantamento da Safra de Grãos 2013/2014, divulgado no último dia 11 pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O estudo traz uma estimativa de 90 milhões de toneladas para o produto, o que representa um incremento de 10,4% em relação à safra 2012/13.

Com isso, o Brasil deverá ultrapassar os Estados Unidos (89,4 milhões t), maior produtor do grão. Ainda de acordo com a pesquisa, a produção recorde é resultado de um crescimento de 6,9% da área plantada e de 3,3% de produtividade.

No Mato Grosso, maior estado produtor brasileiro, o plantio de soja alcançou 8,4 milhões de hectares, um aumento de 7,9% em relação à safra 2012/13. A produção deve chegar a 26,2 milhões de hectares. O aumento se deve à incorporação de áreas de pastagens na produção de grãos. No primeiro cultivo, as pastagens são substituídas por culturas como o arroz, espécie tolerante à acidez alta. As áreas onde já se planta arroz por alguns anos passam a receber soja e milho, uma vez que o solo tende a se tornar menos ácido pelo uso de calcário. (Antônio Marcos da Costa / Conab)

 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.