Fábio Dias
28/02/2014
Garça 

Carnaval sem efeitos colaterais

Alimentação adequada e hidratação são essenciais

 Alimentação adequada e hidratação são essenciais para os foliões se livrarem da ressaca

Carnaval é época de folia e diversão. No fim da festa, porém, o corpo paga as consequências pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Para ajudar a evitar a ressaca, o médico Moacir Augusto Dias, clínico geral e gastroenterologista do SECONCI-SP (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo), dá dicas de alimentação para os foliões.

1 – Quais são os melhores alimentos para quem está de ressaca?

Água de coco: o álcool tem ação diurética e faz com que a pessoa perca muito potássio e sódio. Além de hidratar, água de coco repõe estes minerais.

Refrigerante de limão: estimula a produção da enzima ALDH, que metaboliza o álcool ingerido. Além disso, os refrigerantes são feitos à base de água e açúcar, que são essenciais para quem está com ressaca.

Banana e laranja: possuem potássio e sódio e diminuem as câimbras, cansaço excessivo e as dores musculares.

Macarrão, bolos e pães: alimentos ricos em carboidratos que, após serem digeridos, se transformam em açúcar para o corpo.

Ovo: o corpo produz acetaldeído, uma substância tóxica, quando detecta a presença de álcool no organismo. Em seguida, produz glutationa para evitar a intoxicação. O ovo é rico na proteína cisteína, que contém glutationa. Portanto, o ovo é aliado na cura da ressaca.

Tomates: são ricos em vitamina C, glutationa e potássio.

Espinafre: contém ácido fólico, vitamina C e enxofre, nutrientes que ajudam a eliminar os sintomas da ressaca, pois colaboram com a limpeza do fígado.

Atum em lata: ajuda a repor diversos minerais que o corpo perde quando se ingere álcool.

Grãos integrais: ricos em vitamina B e ácidos, que são aliados do processo de desintoxicação produzido pelo fígado para se livrar dos excessos cometidos.

2 - O que deve ser evitado?

Chás e cafés: ambos têm ação diurética e desidratam ainda mais o corpo. Evite então o famoso café sem açúcar, que supostamente é recomendado para amenizar a dor de cabeça.

Molho branco e vermelho, queijos amarelos, frituras, leite e carne vermelha: após a ingestão de álcool, o PH do sangue fica mais ácido, então é recomendável evitar todos os alimentos ácidos e gordurosos.

3 – Quais as principais dicas para os foliões?

Se for ingerir bebida alcoólica durante o carnaval, o folião deve ter em mente que é de suma importância alimentar-se antes. Dessa forma, protege o estômago e proporciona uma resistência maior ao álcool. Beber bastante água também é uma dica a ser seguida.

A refeição mais indicada para a quarta-feira de cinzas é um prato de massa sem molho, pão, legumes, atum e frutas de sobremesa.

 

4 – No caso de ressaca, pode-se tomar paracetamol? Por quê?

Não. No caso de ressaca, não devemos fazer uso de paracetamol. Este medicamento deve ser usado com parcimônia, uma vez que se trata de medicação hepatotóxica, que ameniza a dor de cabeça, mas piora a situação do fígado.

 

5 – É verdade que a melhor forma de curar a ressaca é ingerindo bebida alcoólica?

Não. Isso é mito. Em hospitais, a solução utilizada na pessoa alcoolizada tem como base o álcool, mas isso somente aquelas que são dependentes químicas. Essa é uma forma de reduzir os sintomas de abstinência.

 6 – Devo tomar soro caseiro?

Sim, pois ele é rico em sódio e a glicose, que ajudam a evitar a desidratação. As pessoas podem utilizar o soro caseiro (receita abaixo). Porém, mesmo com todas as medidas, é importante procurar um médico o quanto antes e evitar a automedicação.

 

Como fazer soro caseiro

Diluir em 1 (um) copo d'água filtrada com 1 (uma) pitada de sal e 3 (três) pitadas de açúcar, e misturar bem;

O consumo deve ser diretamente proporcional ao número de evacuações.

 

Sobre o SECONCI-SP

O SECONCI-SP - Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos, fundada em março de 1964 por um grupo de empresários do setor e tem como missão promover ações de saúde, educação e assistência social. Desde 1999, é parceiro da Secretaria de Estado da Saúde na gestão de unidades de saúde. Hoje, além do Hospital Geral de Itapecerica da Serra, é também responsável pelo gerenciamento do Hospital Estadual Vila Alpina, Hospital Regional de Cotia, Hospital Estadual de Sapopemba e AME Barradas (Heliópolis). A marca dessa parceria é uma gestão séria e focada na produção de cuidado digno e de qualidade.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.