Fábio Dias
12/02/2014
Garça 

Garça vai abrigar em abril a 18ª edição dos Jogos Regionais do Idoso

Foi realizada na manhã desta terça-feira, 11 de fevereiro, no CRE

    Foi realizada na manhã desta terça-feira, 11 de fevereiro, no CRE (Centro de Referência em Educação), a primeira reunião preparatória para a realização da 18ª edição dos Jogos Regionais do Idoso — Jori 2014 —, que ocorrerão de 09 a 13 de abril, em Garça. Esse evento tem a coordenação da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo e do Fundo Social de Solidariedade do Estado e contará com a organização da Prefeitura Municipal de Garça, através do Fundo Social de Solidariedade e das várias secretarias municipais.

A reunião contou com a presença dos representantes do comitê dirigente dos Jogos, Eduardo Zanguetim, diretor regional de esportes da Secretaria, e Osmar Malaquias, analista sócio-cultural. Também estiveram presentes o prefeito José Alcides Faneco e vários secretários municipais e representantes de setores da administração municipal, que analisaram os aspectos estruturais para a realização do evento, que deverá abrigar cerca de mil pessoas vindas de mais de 30 cidades da região, entre atletas (com mais de 60 anos) e dirigentes.

Segundo Zanguetim, o evento terá o suporte da Secretaria de Esporte do Estado, que trará para Garça uma delegação de cerca de 35 servidores, que vão atuar no acompanhamento dos atletas, formulação de tabelas, arbitragens, estruturação das competições, entre outros procedimentos.

Por sua vez, a Prefeitura será encarregada de estruturar as áreas de competição, também será incumbida de garantir a alimentação de atletas e dirigentes, assim como oferecerá a estrutura para abrigar os competidores. Eles deverão ficar alojados em escolas municipais, que receberão algumas adaptações, como a instalação de chuveiros e outros equipamentos.

Segundo o cronograma do Jori 2014 de Garça, o congresso técnico da competição será realizado em 31 de março. A abertura do evento ocorrerá na manhã de 09 de abril, uma quinta-feira, no ginásio do Centro Integrado de Educação - João Gonzáles, com a presença da primeira dama do Estado, Lu Alckmin, entre diversas outras autoridades. As competições serão iniciadas às 14 horas, com as coreografias, e terão continuidade na sexta e sábado. Os Jogos serão encerrados ao meio dia do domingo, dia 13.

Para a realização do evento, a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo efetuará uma liberação de recursos para o município de Garça, sendo que o montante financeiro será utilizado para a contratação de serviços especializados em vários segmentos, na infra-estrutura dos Jogos e também para a garantia de segurança das praças esportivas.

O presidente do Clube da Terceira Idade, Adamir Maurício de Barros, também participou da reunião e avaliou com os organizadores o oferecimento de atividades paralelas ao longo do Jori. Segundo ele, o Clube poderá desenvolver algumas ações recreativas e de lazer, principalmente durante o período noturno, garantindo aos participantes uma boa opção de lazer.

Os Jogos Regionais do Idoso da oitava região contarão com competições das seguintes modalidades: Atletismo (masculino/feminino), Bocha (misto), Buraco (masculino/feminino), Coreografia (misto), Damas (masculino/feminino), Dança de Salão (misto), Dominó (masculino/feminino), Malha (misto), Natação (masculino/feminino), Tênis (masculino/feminino), Tênis de Mesa (masculino/feminino), Truco (misto), Voleibol Adaptado (masculino/feminino) e Xadrez (masculino/feminino).

Os dois primeiros colocados em cada modalidade e categoria dos jogos realizados em Garça estarão automaticamente classificados para os Jogos Regionais do Idoso, que neste ano ocorrerá na cidade de Presidente Prudente.

"Sabemos que é um evento grande, que vai demandar esforços de todos os setores, mas queremos fazer bem feito. Queremos que os representantes das várias cidades que vierem até Garça sejam bem recepcionados e possam praticar as atividades esportivas com muita tranqüilidade e segurança. E também vamos nos envolver fortemente para termos equipes bastante competitivas para representar muito bem Garça nesta edição do Jori", disse o prefeito José Alcides Faneco.

 

 

Legendas das fotos

 

JoriGarça_01 — Participantes da primeira reunião que analisou a realização dos Jogos do Idoso em Garça.

 

JoriGarça_02 — Ao longo do encontro, vários aspectos sobre a estruturação do evento foram discutidos.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.