Fábio Dias
28/02/2014
Garça 

Garça vai contar com sinal gratuito de WiFi em praças e áreas de convivência

Inclusão digital e acesso gratuito e de qualidade à internet.

    Inclusão digital e acesso gratuito e de qualidade à internet. Esses são alguns dos objetivos de um novo programa desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Garça e que começa a ser operacionalizado a partir deste dia 01 de março. Trata-se do projeto "WiFi Garça", coordenado pela Secretaria Municipal de Informação e Comunicação, através do Centro de Tecnologia da Informação, e que tem como foco levar o sinal de acesso à rede mundial de computadores a praças e locais de convivência do município, sendo que o usuário não terá nenhum tipo de custo para realizar a navegação.

A primeira etapa do "WiFi Garça" tem início neste sábado, no Lago Artificial "J. K. Williams". Toda a área próxima à Concha Acústica e ao Jardim Oriental vai receber o sinal de internet sem fio, que terá uma velocidade média de 512 Kbits/segundo, dedicada e com estabilidade. Aliás, quem for brincar o "Folia no Lago", que é o Carnaval promovido pela Prefeitura no sábado, domingo e segunda-feira, já poderá compartilhar fotos, enviar mensagens e ter informações pela internet utilizando a rede sem fio disponibilizada no local.

Após o Lago Artificial receber esse sinal, nas próximas semanas outros pontos de Garça serão atendidos pelo projeto "WiFi Garça": a praça Pedro de Toledo, a praça Rui Barbosa e praça Tancredo Neves (acima da academia da terceira idade e no Terminal Rodoviário). As avaliações de demanda pelo serviço continuarão a ser efetuadas pela Secretaria e novos pontos da cidade também poderão receber o sinal WiFi em breve.

Para o acesso à rede disponibilizada pelo projeto, basta que o usuário tenha um dispositivo móvel como tablet, notebook ou smartphone. Ao ficar na área de abrangência do sinal ele deverá localizar a rede denominada "PREFnet" e efetuar a permissão de uso. A Prefeitura não coleta nenhum dado do usuário e a única avaliação é quanto ao controle de qualidade do serviço, como velocidade de conexão e número de usuários simultâneos.

"A internet é uma ferramenta imprescindível nos dias atuais. Temos um número de usuários muito grande e acreditamos que o poder público deve utilizar seus instrumentos para permitir que o acesso à rede se torne ainda mais abrangente e democrático. Assim, o projeto 'WiFi Garça' tem o objetivo de permitir que o sinal de internet chegue a áreas de boa movimentação no município, possibilitando que as pessoas possam ter acesso à informação, possam compartilhar mensagens, sem ter um custo para isso", explicou o secretário municipal de Informação e Comunicação, Cláudio Fernandes Alves.

 

 

Saiba mais sobre o projeto "WiFi Garça"

 

O que é o projeto WiFi Garça?

É um projeto da Prefeitura Municipal de Garça, através da Secretaria Municipal de Informação e Comunicação, que tem como objetivo oferecer sinal de internet acessível ao cidadão em áreas públicas, através de uma rede própria sem fio, de forma gratuita.

 

Qual a qualidade do sinal?

O projeto busca disponibilizar não apenas o sinal de internet para o cidadão, mas também permitir que ele faça sua conexão com qualidade, com uma velocidade média de 512 Kbits/segundo, dedicado, com estabilidade. Essa velocidade permite assistir vídeos e navegar por sites populares, por exemplo.

 

Quanto custa?

O acesso ao projeto WiFi Garça é totalmente gratuito, bastando o usuário ter um equipamento compatível para acessar a internet, como um laptop, tablet ou smartphone.

 

É necessário cadastramento prévio?

Não. Basta acessar a rede WiFi identificada pelo nome PREFnet.

 

É feita alguma coleta de dados?

Não. Os dados pessoais são invioláveis. Os únicos dados analisados são os que dizem respeito ao controle de qualidade do serviço, como velocidade de conexão, usuários simultâneos, consumo total de banda e pontos de acesso.

 

(da Secretaria Municipal de Informação e Comunicação)


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.