Fábio Dias
07/02/2014
Garça 

Vandalismo: árvores plantadas no Frei Aurélio são arrancadas

Vandalismo: árvores plantadas no Frei Aurélio são arrancadas

   Ao longo de todo o mês de janeiro, a região do Jardim Frei Aurélio contou com as ações desenvolvidas pelo programa "Governo Presente", da Prefeitura Municipal de Garça. Nesse período, além de haver o atendimento direto à comunidade, através dos secretários municipais, vários outros serviços foram oferecidos, como pintura de sinalização de solo, limpeza de terrenos, podas de árvores, entre outros. Além disso, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente aproveitou a realização dessa ação naquela área da cidade para efetuar o plantio de árvores na avenida Victor Hugo Boareto e em ruas paralelas a essa via, como Francisco Paranhos, Agostinho Salesse, entre outras. O que seria um benefício para a comunidade, infelizmente se tornou um novo alvo de vandalismo, já que um grande número de mudas plantadas foi arrancado.

A atividade coordenada pela Secretaria foi baseada no plantio de uma muda de espécie nativa e com a proteção de um gradil. Passados poucos dias de a ação ter sido desenvolvida, o que se vê é um cenário desalentador. Muitas das mudas foram arrancadas, deixando apenas um buraco na terra. Vários gradis também foram danificados, ficando sem condições de uso.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Alberto Baracat, lamentou o episódio verificado na região do Jardim Frei Aurélio. "É absurdo que uma pessoa se disponha a destruir uma árvore, um gradil, um trabalho voltado para a arborização, apenas pelo ato de destruir. O vandalismo, infelizmente, continua muito forte e isso resulta em prejuízo aos cofres municipais, já que cada muda tem um custo, cada gradil tem um custo, e também um prejuízo à comunidade, que deixa de contar com uma estrutura verde adequada", explicou.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pede o apoio da comunidade para que os casos de vandalismo sejam denunciados. Na verificação de que alguém esteja danificando um gradil ou arrancando deliberadamente uma árvore essa ação pode ser comunicada diretamente à Polícia Militar, pelo fone 190.

 

Podas severas — Outro fato relacionado à arborização urbana em Garça tem chamado a atenção da Secretaria: as podas severas. Muitas vezes, o morador conta com uma árvore em frente à sua residência e decide, por conta própria, executar uma poda. Entretanto, sem um conhecimento técnico devido, esse trabalho avança muito além do necessário, afetando a árvore e fragilizando sua estrutura.

Esse tipo de poda é irregular e pode redundar em uma multa de mais de R$ 600 para quem a executa. Quem necessitar de uma poda na árvore instalada em sua residência, no levantamento de copa e outros procedimentos deve procurar a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e agendar um horário para que as equipes dessa pasta efetuem esse serviço, de acordo com normas e padrões técnicos.

A Secretaria atende de segunda a sexta-feira, das 08 às 11 e das 13 às 16 horas, à rua Vital Soares, s/n, no Bosque Municipal. Os telefones são 3471 3499 e 3406 1401.

 

 

Legendas das fotos

 

Plantaaurélio_01 — Várias mudas plantadas recentemente no Jardim Frei Aurélio foram arrancadas por vândalos.

 

Plantaaurélio_02 — Os gradis que protegem as mudas também não passaram incólumes pela ação dos vândalos.

 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.