Fábio Dias
03/03/2014
Garça 

Escolas estaduais da região de Marília reúnem alunos de nove dos 32 países participantes da Copa

Levantamento da Secretaria da Educação mostra que em todo Estado

 Levantamento da Secretaria da Educação mostra que em todo Estado o número de estrangeiros na rede cresceu passando de 7,1 mil para 7,5 mil estudantes

  A Secretaria da Educação do Estado acaba de concluir um levantamento que mostra que as escolas estaduais reúnem alunos de 29 dos 32 países que vão disputar a Copa do Mundo. As unidades escolares da região de Marília reúnem 56 estrangeiros, de nove nacionalidades que estarão presentes no maior campeonato de futebol do planeta.

Em todo Estado, são 4 milhões de estudantes brasileiros e 2 mil alunos, a maioria é do Japão (1.103 ou 53%), seguidos de 197 portugueses. Das nações que disputam a Copa, a rede estadual de ensino só não tem nascidos na Bélgica, Croácia e Gana.

O levantamento da Secretaria aponta também que houve um aumento no número de crianças e adolescentes vindos de outros países e matriculados nas escolas estaduais em relação ao ano passado. Enquanto eram 7,1 mil alunos de 90 países em 2013, em 2014 são 7,5 mil estudantes estrangeiros de 94 nacionalidades diferentes.

Para os alunos de outras nações, a Secretaria tem um Núcleo de Inclusão Educacional, criado para definir diretrizes para a recepção destes estudantes.  

"Nosso núcleo de inclusão é pioneiro em traçar definições para aprimorar a educação inclusiva, atuando no atendimento a esses alunos estrangeiros, na área da educação indígena e quilombola, entre outros. A atuação permite a troca de experiência entre as escolas para subsidiar professores, diretores e supervisores", afirma a coordenadora da Gestão de Educação Básica (CGEB) da Secretaria, Maria Elizabete da Costa.

 

Veja o ranking de nações presentes na região de Marília

 

País

Quantidade de estudantes

Alemanha

1

Argentina

3

Austrália

1

Colômbia

1

Espanha

3

Estados Unidos da América

1

Itália

1

Japão

36

Portugal

9

Total

56


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.