Fábio Dias
29/04/2014
Garça 

Chá de dente-de-leão emagrece e desintoxica organismo

Bebida tem ação diurética e potencializa eliminação de toxinas

Os chás podem ser grandes aliados no processo de emagrecimento, dependendo dos ingredientes e da forma como são preparados. No geral, eles também costumam oferecer benefícios para a saúde e ajudar no bom funcionamento do organismo.

Um bom chá para perder peso é o de dente-de-leão, que, segundo a nutricionista Alessandra Almeida, da Clínica Andrea Santa Rosa, no Rio de Janeiro, auxilia na limpeza do trato digestivo e ajuda o intestino e o fígado a eliminar toxinas retidas.

“O dente-de-leão é considerado um alimento cheio de nutrientes essenciais, pois é fonte de minerais e fornece uma variedade de fitonutrientes que possuem ação antioxidante e dão o suporte necessário para a limpeza do trato digestivo”, explica. Outro benefício do chá de dente-de-leão é a ação diurética.

O que é dente-de-leão?

Dente-de-leão é o nome popular de um conjunto de espécies de plantas do gênero botânicoTaraxacum. No Brasil ela também é conhecida como taráxaco, amor-de-homem, vovô careca, amargosa, alface-de-cão ou salada-de-toupeira. Já no Nordeste essa plantinha é conhecida por “esperança”.

Suas flores têm coloração amarelo-brilhantes e brancas. O vento ou até mesmo um sopro fazem com que suas semetes voem, o que facilita sua reprodução. Além de seu uso medicinal, há estudos para o uso de seu látex na produção de borracha.

Thinkstock

O dente-de-leão faz parte do gênero botânico Taraxacum (Crédito: Thinkstock)

Detox com chá de dente-de-leão

Thinkstock

Chá ajuda a eliminar gorduras (Crédito: Thinkstock)

A nutricionista diz ainda que, por estarmos o tempo todo expostos a toxinas vindas de agentes externos – como poluição do ar, fumaça dos carros, conservantes, edulcorantes, etc. – o intestino e o fígado, órgãos que fazem a desintoxicação do organismo, precisam de fitoquimicos que os ajudem a eliminar essas toxinas. “Quando falamos em desintoxicar, consequentemente falamos em eliminar gordura. Isso porque as toxinas gostam de se alojar nas células de gordura e, a partir de momento em que ‘desentupimos’ essas células, elas se tornam mais solúveis sendo eliminadas”, explica.

Alguns chás além do dente-de-leão possuem essa propriedade, como cavalinha, chapéu de couro, hibiscos. “É preciso apenas ter cuidado ao ingeri-los, pois eles possuem algumas contra indicações e não devem ser consumidos por gestantes, hipertensos e quem possui glaucoma”, alerta.

Como preparar o chá de dente-de-leão

O chá deve ser preparado com a erva seca, por três minutos em infusão na água quente e não fervida. Para quem está com o foco em fazer uma dieta detox, o ideal é que sejam tomadas até cinco xícaras de chá por dia. ”O sabor da erva é um pouco amargo. Sempre oriento meus pacientes a tomar com canela, gengibre, limão, hortelã ou acrescentar alguma fruta diurética como abacaxi ou melão”, sugere.

 bolsademulher.com

Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.