Fábio Dias
21/11/2015
Garça 

Duplicação do acesso à SP 294: trabalhos se concentram na ampliação do viaduto

Seguem em bom ritmo os trabalhos da obra de duplicação do acesso à rodovia SP 294

    Seguem em bom ritmo os trabalhos da obra de duplicação do acesso à rodovia SP 294, saída para Bauru. Mesmo com as constantes chuvas dos últimos dias, a empresa que executa o trabalho vem dando continuidade as ações, sendo que neste momento o foco é a implantação do viaduto sob os trilhos da antiga Fepasa.

Esse é um trabalho de grande extensão, já que está sendo feito uma ampliação da estrutura que já existia no local. Ferragens estão sendo montadas para a expansão do viaduto. Posteriormente, os trilhos de trem serão reacomodados em seu local de origem.

Tão logo essa etapa do viaduto seja finalizada, será efetuada a continuação da duplicação, que vai até a entrada de Vila Araceli.

 

Conquista do município — Em fevereiro de 2013, quando da visita do governador Geraldo Alckmin a Garça, o prefeito José Alcides Faneco apresentou a ele algumas solicitações, entre elas a duplicação da primeira via de acesso, entre o entroncamento da SP 294 e a área urbana.

Após alguns estudos junto à área técnica, Alckmin acolheu o pedido do prefeito garcense e o DER foi incumbido de realizar a licitação e contratação da empresa que executaria essa melhoria. A duplicação atinge uma faixa pertencente ao Departamento, tendo início na rotatória da estrada e se estendendo até nas proximidades da rua Santo Antônio.

 

Luta para retomada — Os trabalhos de duplicação da via de acesso foram iniciados no mês de julho do ano passado, com a empresa responsável tendo realizado uma nova faixa asfaltada e algumas outras adequações. No entanto, depois de algum tempo essa ação foi interrompida, já que entraves burocráticos foram verificados.

A construtora não pôde avançar a duplicação sobre os trilhos da ALL (América Latina Logística), sem que uma autorização fosse dada pela empresa. Posteriormente, houve a necessidade de uma aprovação desse trabalho por parte da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), em Brasília, além da readequação do projeto por parte do DER.

Diante da obra parada e dos problemas burocráticos, o prefeito José Alcides Faneco passou a efetuar contatos constantes com a concessionária de transporte ferroviária, com a agência de transporte e com o próprio DER para que os entraves conseguissem ser vencidos. Nesse processo, o município também contou com o apoio do deputado estadual Pedro Tobias, que realizou várias conversações com os representantes dos órgãos envolvidos.

Finalmente, em agosto passado, o Diário Oficial da União apresentou uma autorização para a realização da obra sobre os trilhos por parte da ANTT, sendo que anteriormente a ALL também já havia dado seu aval.

"Esperamos que em breve essa obra seja concluída. Essa duplicação vai melhorar consideravelmente essa outra entrada da cidade. A burocracia é muito grande e essa paralisação foi conseqüência disso, mas ela foi finalmente vencida e agora estamos vendo esse trabalho avançar", sustentou Faneco.

 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.