Fábio Dias
21/05/2016
Garça 

Faneco é contemplado pelo Sebrae com o Selo "Prefeito Empreendedor"

O prefeito José Alcides Faneco recebeu na manhã desta sexta-feira, dia 20 de maio, o selo "Prefeito Empreendedor", conferido pelo Sebrae. A concessão desse reconhecimento foi feita na sede do Escritório Regional do Sebrae em Marília. Da área de abrangência desse Escritório, cujo universo é de mais de 80 cidades, apenas nove prefeitos foram contemplados com o Selo.

O prefeito José Alcides Faneco recebeu na manhã desta sexta-feira, dia 20 de maio, o selo “Prefeito Empreendedor”, conferido pelo Sebrae. A concessão desse reconhecimento foi feita na sede do Escritório Regional do Sebrae em Marília. Da área de abrangência desse Escritório, cujo universo é de mais de 80 cidades, apenas nove prefeitos foram contemplados com o Selo.

O Sebrae fez uma análise minuciosa dos projetos apresentados, escolhendo para receber o Selo aqueles que efetivamente apresentam um foco voltado para o estímulo econômico e empreendedor.

Além do prefeito Faneco de Garça receberam o Selo de "Prefeito Empreendedor" — em referência ao prêmio do ano de 2015 — os chefes do Executivo das cidades de Arco-íris, Assis, Cruzália, Ibirarema, Maracaí, Oscar Bressane, Pedrinhas Paulista e Tupã.

O gerente do Escritório Regional do Sebrae em MaríliaMarcelo Augusto Montagnana, destacou a importância desse prêmio para os municípios, já que ele visa dar o reconhecimento a projetos focados em ações de desenvolvimento e geração de renda.

“O prêmio reconhece iniciativas de todas as cidades, independentemente do tamanho delas. Temos iniciativas excepcionais voltadas para o apoio ao agronegócio, para a formalização de empresas nos municípios. São iniciativas que nós temos de reconhecer, já que realmente são prefeitos, secretários, equipes que estão voltados para os pequenos negócios, para projetos de desenvolvimento e para a evolução de suas cidades”, disse.

Essa foi a segunda vez, nesta gestão, que o prefeito José Alcides Faneco recebeu o selo de "Prefeito Empreendedor" do Sebrae. Na edição de 2013, ele foi contemplado após apresentar dois projetos voltados para a área do agronegócio. Faneco sustentou que esse Prêmio tem grande relevância já que busca envolver projetos executados pelos municípios e também oferece novas ideias em segmentos de emprego e geração de renda.

“O Sebrae tem sido um grande parceiro da administração municipal, oferecendo instrumentos para que possamos dar um impulso aos projetos produtivos. Receber novamente esse Selo é muito gratificante e é um reconhecimento que estamos realizando um trabalho na direção correta, focado no desenvolvimento de novas oportunidades para setores vitais da economia de Garça”, indicou.

A cidade de Garça participou da nona edição do Prêmio Prefeito Empreendedor com dois projetos específicos. O primeiro foi denominado "Agricultura familiar - Colhendo Bons Resultados", na categoria "Pequenos Negócios no Campo", e o segundo teve o título "Distrito Industrial: Regularizar - Revitalizar - Expandir", na categoria "Melhor Projeto".

O primeiro projeto, voltado para o segmento de agricultura, foi baseado na constatação de que o agronegócio continua a exercer um fundamental papel na economia local. Diante da representatividade do setor e de sua potencialidade, atual gestão municipal assumiu compromissos e responsabilidades em criar, fomentar e desenvolver ações de apoio à agricultura familiar.

Ainda dentro da proposta, foram buscadas alternativas que resultassem em maior geração de renda e inclusão social para o homem do campo. O primeiro passo consistiu em fortalecer a união entre administração e entidades e órgãos relacionados, com foco na potencialização do cultivo de alimentos e viabilização da comercialização.

Dentre as principais etapas desse projeto apresentado ao Sebrae dentro do Prêmio "Prefeito Empreendedor" está a criação, em dezembro de 2013, da Sustengar (Associação Familiar dos Agricultores de Garça), visando legalizar a participação das chamadas públicas para vendas de alimentos. Outra etapa foi a implantação da usina de processamento de leite, o projeto de obras em estradas rurais, a conclusão das obras em estradas dentro do programa de desenvolvimento rural sustentável "Microbacias II", assim como o projeto em curso de implantação da incubadora de agronegócios.

Já o projeto "Distrito Industrial: Regularizar - Revitalizar - Expandir" teve como objetivo básico a criação de condições para o crescimento e expansão do parque industrial de Garça, proporcionando incentivos como a doação de áreas e benefícios ficais. Além disso, se buscou dar atenção às empresas instaladas no Distrito quanto ao cumprimento de encargos e outorga de escritura definitivas, com ações que objetivem regularizar para revitalizar e expandir esse local de desenvolvimento que chegou aos seus 40 anos de existência.

O projeto ainda indica as ações efetuadas para a implantação do novo Distrito Industrial da cidade, que está em fase de execução em uma área paralela à SP 294, na saída de Garça em direção a Marília.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.