Fábio Dias
29/07/2016
Garça 

Academia ao ar livre do Parque Ecológico sofre com ações de vândalos

Estas academias contam com aparelhos de ginástica onde a comunidade pode se utilizar e garantir uma condição de vida mais saudável.

O Programa Academia da Saúde visa a contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de espaços públicos construídos com infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados para o desenvolvimento de práticas corporais e orientação de atividade física.

Estas academias contam com aparelhos de ginástica onde a comunidade pode se utilizar e garantir uma condição de vida mais saudável. Existem academias em vários pontos da cidade e um deles está localizado no Parque Ecológico na saída para Bauru, onde a comunidade constantemente se utiliza do espaço para corridas, caminhadas e se exercitar nestes aparelhos.

Infelizmente alguns vândalos não comungam da mesma educação das pessoas que utilizam os aparelhos e cometem atos de vandalismo quebrando os aparelhos e merecendo total desaprovação da comunidade. Eles danificam algo que posteriormente a própia comunidade, inclusive eles ou seus responsáveis, terão que ressarcir, pois o bem público é de todos nós.

O chefe de gabinete, Marcelo Batista Assis comentou em entrevista a UniRádio que a prefeitura já mandou restaurar o espaço. A comunidade precisa estar atenta e denunciar atos de vandalismo como este, pois, a própria população sofre com as consequências ficando sem o espaço que é gratuito e deve ser utilizado pelos cidadãos conscientes.

Marcelo disse ainda que uma nova academia será instalada em vila Salgueiro na praça em frente ao IBC. A construção destas academias, além de oferecer infraestrutura e equipamentos, deve articular práticas que promovam modos de vida saudáveis.

Em recente pesquisa realizada no Brasil com 10 mil usuários de Academia ao Ar Livre ou Academia da Terceira Idade, os gastos com medicamentos foram reduzidos drasticamente entre essas pessoas; 68% delas diminuíram a dose, 14% usam menos vezes ao dia e 4% simplesmente deixaram de tomar.

Quanto aos aspectos relacionados à qualidade de vida, a atividade física também demonstra ser eficiente: 88% dos usuários sentem menos dores, 92% notaram uma melhora na qualidade do sono, 78% se sentem mais felizes e 69% sentiram crescer a autoestima.

Tanto a Academia ao Ar Livre quanto a Academia da Terceira Idade estimulam a prática de atividade física em todas as idades, com especial atenção às pessoas com mais de sessenta anos. O conjunto compreende atividades para fortalecer, alongar e relaxar, dar agilidade e promover a flexibilidade da maioria dos músculos do corpo humano.

A grande vantagem é que os aparelhos usam o peso e a força do próprio usuário para movimentá-los, garantindo mais saúde sem exigir grande esforço. As academias estão presentes em parques, praças, condomínios, clubes, residências e outros locais de circulação de pessoas, que acabam se tornando ponto de encontro para a comunidade, colaborando também para a melhoria da qualidade de vida.

 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.