Fábio Dias
18/07/2016
Garça 

"PROJETO NOSSA SANTA CASA" Hospital arrecada alimentos no Jardim São Lucas neste sábado

Com a campanha, economia mensal é de quase de R$ 2 mil. Cozinha prepara cerca 250 refeições/dia, mas sem campanha, serviço corre riscos

A Campanha de Arrecadação de Alimentos juntos à população, que é parte do “Projeto Nossa Santa Casa” e do subprojeto “Comboio Santa Casa” deve alcançar o Jardim São Lucas neste sábado. Trata-se da participação de alguns veículos – da Santa Casa e de funcionários – que fazem um “buzinaço”, chamando a atenção dos moradores do bairro e um grupo a pé, batendo palmas nas casas, recebendo os alimentos doados.

Importante: com tempo ameaçador ou chuvoso entre 9 horas e 9h30, não haverá arrecadação.

O Ponto de Encontro dos envolvidos na campanha – funcionários, parceiros e atiradores do Tiro de Guerra 02/014 – ocorrerá entre 9h e 9h30, com saída às 9h30, na Esquina da Indústria Grampos Darma (Gartec), final da Rua Barão do Rio Branco, Trata-se de um trabalho voluntário.

Podem, ser doados alimentos não perecíveis, preferencialmente arroz, feijão, sal, açúcar, macarrão, óleo, extrato de tomate, molho de tomate, leite longa vida, farinha de trigo, etc.

Esta campanha tem beneficiado o setor de SND (Serviço de Nutrição e Dietética) do hospital (Cozinha), uma vez que a instituição passa por dificuldades financeiras e essas dificuldades alcançaram também esse setor no que diz respeito à aquisição de gêneros alimentícios para o preparo dos cardápios que atendem diariamente pacientes, tanto da Santa Casa quanto do HPIV (Hospital Psiquiátrico “Irmã Valentina”), que fica em área anexa.

 

AJUDAR POR QUÊ? – A Santa Casa de Garça possui o setor denominado de SND, que é a Copa e Cozinha. O setor conta, atualmente com 15 funcionárias, incluindo a profissional nutricionista, Andréia Lima Piola. Segundo ela, são preparadas, diariamente, cerca de 250 refeições para servir não somente os pacientes da Santa Casa, mas também para funcionários e pacientes do HPIV (Hospital Psiquiátrico “Irmã Valentina”).

A marmitex para almoço eventual de funcionários é cobrada, mas o preço é mais em conta na comparação com as encomendadas nos restaurantes. Os funcionários têm a liberdade de almoçar no Refeitório da entidade, desde que façam seu pedido, no máximo, até 10 horas da manhã.  Isto ajuda no controle do preparo.

            Também é na Cozinha que é preparado o café da manhã, o chá da tarde, jantar e a ceia aos pacientes do hospital e HPIV e outros pratos diferenciados, dependendo da necessidade (eventos internos diversos).

“O cardápio segue rigorosamente as recomendações médicas e também as minhas recomendações, atendendo os diversos tipos de dieta”, assinalou Andreia Piola. “Uma outra preocupação que temos é sempre com a qualidade nutricional do que é servido e o ´não´ ao desperdício”, explicou a nutricionista.

            A maior parte dos alimentos preparados pela Cozinha é comprada e, neste caso, os gastos mensais podem ultrapassar R$ 30 mil (incluindo todo tipo de alimento). Com a Campanha de Arrecadação, tem sido possível economizar, em média, a cada quinzena, cerca de mil reais. Vez e outra o hospital recebe, por doação, alimentos diversos.

            A Cozinha da Santa Casa conta com novos e modernos equipamentos que garantem eficiência e qualidade na produção dos alimentos consumidos por pacientes e funcionários.

            Um novo projeto de horta foi elaborado e deverá ser colocado em práticas nas próximas semanas, o que também poderá contribuir na economia pela instituição. (Texto e fotos: Paulo Francisco Scutari, jornalista – Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Garça)    


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.