Fábio Dias
27/09/2016
Garça 

Rotary presta homenagem a Carlos Ferrari, que há 56 anos se dedica ao clube

No dia 31 de agosto de 2016, o Rotary Club de Garça prestou honrosa homenagem a um de seus mais antigos companheiros, Carlos Ferrari.

Hoje, com 85 anos, Carlos Ferrari tem experiência de sobra para orientar os companheiros e motivar todos a se dedicarem ao clube. Vanderley Tavares Dias, parceiro de trabalho, abriu as homenagens e falou de todo o período em que ficou junto com Carlos desenvolvendo a agricultura. Na sequência, com belas palavras, seu amigo e companheiro João Vizzotto falou sobre a amizade de 74 anos entre os dois, momentos emocionantes e fatos marcantes.

Carlos Ferrari tomou o microfone para contar um pouco de sua vida. Iniciou agradecendo ao presidente Luiz Rosa Filho e se disse surpreso com a atitude dele, pois em todos esses anos nenhum presidente havia ligado para saber por que ele faltou a uma reunião, o que o deixou muito feliz.

Em 1939, Carlos Ferrari morava na fazenda e a sede ficava onde hoje é o Jardim Frei Aurélio, e estudava na escola ao lado onde hoje funciona o Correio. “Eu e João Vizzotto, somos da primeira turma do Colégio Municipal (1943 a 1946), em 1947, fui para Campinas (com 15 anos), de lá me formei e fui para o Rio de Janeiro fazer Medicina. Fiquei 1 ano e meio, tranquei o curso e voltei para Piracicaba”, contou Ferrari. Após fazer 6 meses de estudo para o vestibular, em 1950 foi aprovado em Agronomia, se formando em 1955.

Voltou a Garça e ficou até 1957, quando fundou a Casa da Agricultura em Lupércio. Em 1960 fez a primeira Exposição Agropecuária, com 6 meses morando por lá. Em agosto entrou no Rotary e dia 11 de setembro casou-se com sua esposa Salete.

Nesse período estavam se erradicando o café, com o governo pagando os proprietários. Mas Carlos Ferrari fez o contrário: em 1964 plantou 3.300 pés e o Pereira Leite, 10 mil pés. Em 27 de maio de 1965, foi colocada em nível nacional a Campanha de Renovação, com Carlos Ferrari sendo reconhecido como o grande inovador. Em 1974 era membro consultivo do IBC (Instituto Brasileiro do Café), e ainda foi nomeado membro consultivo do IBC. Em 1991 se aposentou em Garça. Entre tantas homenagens que recebeu, foi eleito Agrônomo do Ano, em 2005.

“Garça foi pioneira no tratamento da ferrugem no mundo. Nesse período começou a estratégia da mecanização no Brasil, pela Jacto, que fazia as experiências na fazenda do Rui Bonini”, afirmou o experiente Carlos Ferrari.

Após um breve relato de sua vida, Carlos Ferrari, fez a seguinte pergunta: “Será que tem alguém com 56 anos de Rotary?” Essa resposta, vamos tentar levantar, pois nestes 56 anos ininterruptos como uma pessoa que prestou serviços à comunidade pelo mesmo clube de serviço, será difícil encontrar outro.

Muito bem humorado, Carlos Ferrari, terminou dizendo: “Hoje, dia 31 de agosto de 2016, nos livramos de uma grande bomba”, referindo-se ao impeachment da presidente Dilma Roussef, e foi aplaudido de pé.

Carlos Ferrari, foi presidente no ano de 1972/1973, com o lema Examinemos Novamente. 



Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.