Username: Letterio doesn't exist or feufield is not set
26/06/2017
Garça 

DISCURSO DE PRESIDENTE

História estranha esta que vou contar para você, leitor amigo. Não sei se foi sonhada ou se aconteceu de fato.

História estranha esta que vou contar para você, leitor amigo. Não sei se foi sonhada ou se aconteceu de fato. Trata-se de convite recebido por filiados para participar da posse do Presidente recém-eleito do Partido dos Trabalhadores nas dependências de Sindicato de Servidores Públicos de pequena e provinciana cidade do Interior. O Presidente do referido Sindicato, visitado dias antes pelo Presidente eleito do Partido e por outro companheiro, depois de conversa amigável e franca em que ambos expuseram os sonhos, as dificuldades e as frustrações de suas respectivas entidades, ofereceu graciosamente as dependências do Sindicato para a realização da festa de posse do Presidente do Partido e seu Diretório municipal.

            Dois meses antes, os dois homens do Partido, feito Dom Quixote e Sancho Pança da Política, visitaram pessoalmente os filiados em suas residências a fim de convidá-los para a eleição do novo Diretório que aconteceria em fins de abril. Foi quando descobriram que o sonho socialista ainda ardia como brasa nos corações dos filiados, coberta embora de cinza pelo abandono a que haviam sido relegados nos últimos anos. E tornaram a visitá-los depois de eleitos, a fim de participarem da festa de posse nas dependências do referido Sindicato, onde se realizaria um encontro político enquanto se saboreava delicioso churrasquinho. E os filiados, e os simpatizantes, e os colaboradores foram chegando com seus familiares para a festa de posse.

            Companheiros se reviam depois de muito tempo, outros trocavam ideias sobre a cultura, sobre a política, sobre a situação municipal e nacional, todos cheios de esperança e de alegria, depois de anos a fio de massacrados por ataques contra o Partido por parte da Rede Globo e afiliadas que em rede nacional provocavam ódio nos brasileiros, principalmente depois que pela quarta vez o Presidente do País, eleito pelo povo com milhões de votos, era do nosso Partido. E os presentes iam provando o churrasquinho e trocando ideias. A certa altura do evento a atenção se voltou para o palco onde foram chamados para falar Presidentes de Sindicatos locais, e representantes de partidos coligados da frente popular, além de um Secretário do Diretório Estadual do Partido.

            Por último falou o Presidente do Diretório municipal em discurso de posse: “Companheiros e companheiras! Amigos e amigas! Cidadãos e cidadãs! Antes de mais nada agradeço a presença de todos os que aceitaram nosso convite para participar desse encontro político de posse do Presidente do Diretório Municipal. Agradeço especialmente ao Presidente e à Diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos que nos cederam gentilmente este espaço, numa demonstração inequívoca de parceria entre entidades da mesma cidade. É uma honra para nós tê-los aqui neste momento, pois, mesmo na crise por que passa o partido em âmbito nacional, vemos que ainda há quem acredita no Projeto Nacional de esquerda proposto por ele: de inclusão social, de distribuição de renda para todos, de desenvolvimento nacional estimulado pelo Estado, de democracia política, social e econômica, de liberdade e igualdade social. E vemos que ainda há quem acredita também nos novos dirigentes municipais do Diretório Municipal.”

“Isso nos enche de alegria, de esperança, e nos obriga a um compromisso sério com a operacionalização desse Projeto Nacional em nosso município. Um sonho a ser concretizado em nossa cidade. E não apenas se e quando estivermos no poder (já que todo partido pretende chegar ao poder para servir o povo com a promoção do bem comum), mas desde já, desde agora, enquanto cidadãos de uma polis, de uma cidade a promover a fraternidade, o diálogo, a inclusão de todos, o debate esclarecedor na busca comum de soluções dos problemas do município, preocupados sempre com o desenvolvimento econômico e social de todos os cidadãos de todas as classes sociais de nossa cidade. Sem ódio, mas crescendo juntas as diferentes classes.”

“Porque, convenhamos, companheiros e companheiras, amigos e amigas, cidadãos e cidadãs, a comunidade política (que é a polis, a cidade) nada mais é que a comunidade familiar ampliada. Por isso devemos uns cuidar dos outros, como irmãos. E não apenas enquanto autoridades constituídas como governo (eleitos ou concursados), mas enquanto simples membros dessa comunidade política, enquanto participantes, enquanto colaboradores, enquanto contribuintes, pois essa é nossa obrigação. Todos nós, portanto, somos políticos, sim po-lí-ti-cos, isto é, convivemos na mesma polis, na mesma casa comum.”

“É importante confidenciar a vocês, que atenderam ao nosso convite para a festa de posse do Presidente e do novo Diretório Municipal, a grande descoberta feita por nós durante as visitas aos companheiros filiados em suas casas: o Partido está mais vivo do que nunca em nossa cidade, está como uma brasa acesa,  coberta talvez de cinza e em silêncio. Nós dirigentes não íamos até os filiados para avaliar as riquezas pessoais escondidas no seu peito. Todos sonham com o Projeto Nacional do Partido como uma semente de vida a aguardar da parte dos dirigentes um cuidado maior, uma proximidade maior, condição mínima para o crescimento dessa planta socialista, para apagar a cinza dessa brasa pronta para pegar fogo em nossa sociedade e promover a todos.”

“Assumimos o compromisso de voltar, de quando em quando, às casas dos companheiros e companheiras para nos enriquecermos uns aos outros, dirigentes e filiados. E voltamos. E conseguimos a participação de todos vocês, companheiros e companheiras que acreditaram e votaram em nós; parceiros de Sindicatos da cidade; e outros colaboradores. Diante de vocês expomos sucintamente agora nosso Plano de Ação para os próximos anos: 1) Formação Política Permanente aberta a todos os filiados através dos seguintes meios: reuniões políticas abertas; reuniões sistemáticas dos membros do Diretório; boletim impresso  para informar; criar e alimentar um site do partido na internet para debater ideias e o Projeto Nacional; divulgações de sites e blogs de jornalistas progressistas e independentes; convite a Deputados e Dirigentes partidários. 2) Implantação e dinamização das diversas secretarias do Diretório (de formação política, de finanças, de etnias, de mulheres, de movimentos sociais, etc.), cada qual delas funcionando com autonomia nos encaminhamentos (reuniões, eventos, etc.). 3) Participação de filiados e dirigentes em conselhos municipais, associações, movimentos sociais, sindicatos num esforço de se organizar ainda mais a sociedade civil. 4) Como fruto maduro do diálogo com a sociedade, filiar e capacitar outros cidadãos, especialmente os interessados em ser candidatos a cargos eletivos.”

“Desejamos com esse Plano de Ação dar visibilidade a nossas ideias e ao Projeto Nacional acima descrito, mais que à sigla em si que poderia provocar confronto e ódio por parte de alguns segmentos. Acreditamos que o testemunho de nossa prática dará mais credibilidade às pessoas ligadas ao Partido, quer dirigentes, quer filiados, quer simpatizantes. Com isso provaremos que a busca do bem comum, através do diálogo, da cooperação, do entendimento, é o objetivo da verdadeira política que beneficia todas as classes e todos os cidadãos de nosso município. Obrigado!” Foi o ponto alto do encontro político com churrasquinho ocorrido numa noite fria de junho no Sindicato dos Servidores Públicos de pequena e provinciana cidade do Interior de onde saíram todos contentes. Foi tão bonito o evento que não sei se foi verdade ou se foi sonho.

 

Letterio Santoro – 25.06.2017

Membro da APEG (Associação de Poetas e Escritores de Garça)
“Poeta das Cerejeiras de Garça” desde 2017.

 

 

 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.