Fábio Dias
11/09/2017
Garça 

Prefeitura convidam população para Audiência Pública sobre intervenção no Hospital São Lucas

Evento será realizado na próxima quarta-feira, dia 13, a partir das 19h, na Câmara dos Vereadores de Garça

Toda a população está convidada para participar na próxima quarta-feira, dia 13, a partir das 19h, na Câmara de Vereadores de Garça, da Audiência Pública que discutirá a proposta de intervenção, na modalidade de requisição, do Hospital São Lucas, mantido pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Garça.

A audiência foi solicitada pelo prefeito de Garça, João Carlos dos Santos, sendo convocada pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara, o vereador Antônio Franco dos Santos, mais conhecido como “Bacana”. O objetivo é tornar público e com total transparência, as intenções e os motivos que levaram o município a tomar essa medida da requisição administrativa do hospital.

Desde o início da atual gestão foram inúmeras as reuniões entre o Município e a diretoria da Santa Casa. Várias providências foram tomadas para tentar manter os serviços e a qualidade no atendimento prestado para a população por parte do hospital, mas uma dívida milionária acaba interferindo na aplicação dos recursos para a manutenção do hospital, sendo necessário que o Poder Público Municipal, em conjunto com a atual diretoria da Santa Casa, tomasse essa decisão para evitar, em curto espaço de tempo, o fechamento das portas do único hospital ainda existente no município.

Devido a grave situação financeira, o Hospital São Lucas já não reúne condições para obter Certidões Negativas de Débito junto ao Poder Público, impedindo-o de receber novos valores da União, Estado ou Município, o que agravará ainda mais a operacionalização dos serviços e o pagamento de fornecedores e funcionários.     

Essa grave situação já foi apresentada pelo Município e pela diretoria da Santa Casa, em reunião realizada no dia 1º de setembro, aos representantes do Conselho Municipal de Saúde, da Câmara dos Vereadores, Sindicato da Saúde, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre outros.

Com o risco iminente de fechamento do hospital, o prefeito João Carlos dos Santos se viu no dever de propor essa intervenção municipal por tempo limitado, de 180 dias, podendo ser prorrogada.

Agora é preciso que a população tome ciência da real situação do hospital, que é um patrimônio de toda a sociedade garcense e a única unidade hospitalar da cidade. Se nada for feito, a população terá que ser encaminhada para outras localidades, que já possuem limitações de vagas para atender a demanda regional.  Por isso, a Prefeitura de Garça, por meio do prefeito João Carlos dos Santos, convida a população para participar dessa importante audiência, que dará transparência as propostas da municipalidade, para evitar o fechamento do Hospital São Lucas.

 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.