Fábio Dias
09/10/2017
Garça 

Cafeicultura regional dá um grande passo em busca da sua real valorização

Comitiva garcense volta com grandes novidades de reunião com o Governo do Estado

Já é sabido que o setor cafeeiro em Garça e na região recebe grande apoio da Prefeitura de Garça para a sua recuperação, fortalecimento e melhorias na qualidade do produto comercializado. Mas esta semana, o setor recebeu um reforço especial conquistado por influência política do prefeito, João Carlos dos Santos. Durante reunião no Palácio do Governo, em São Paulo, uma comitiva garcense trouxe para a cidade o forte apoio do Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, o atual vice-governador, Márcio França, ao Projeto de Identificação Geográfica – IG do Café de Garça e Região.

“Nós, desde o inicio da gestão, definimos um olhar específico para essa questão que envolve a cafeicultura. Uma das iniciativas passa pela identificação da Indicação Geográfica, que é muito importante para o reconhecimento e valorização do café no mercado externo. Então, nós evoluímos muito, os produtores estão se organizando, trabalhando em bloco a favor dessa movimentação. Esta semana, nós tivemos a oportunidade de estar presente na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, no qual o vice-governador Márcio França é o secretário, levando um pleito de apoio financeiro para o desenvolvimento do projeto da Identificação Geográfica”, explicou o prefeito.

Ainda, segundo João Carlos, a comitiva trouxe excelentes notícias desse encontro. “Junto com os produtores que nos acompanharam, pessoas da CATI, do Ministério da Agricultura, e o apoio do Governo do Estado no desenvolvimento do projeto da identificação geográfica, conseguimos o apoio financeiro, não só o apoio de Secretaria, mas também o apoio financeiro, o que nos deixa muito satisfeitos, porque estamos evoluindo, e essa evolução é necessária para que possamos concretizar o nosso sonho e o nosso plano de fazer com que a nossa cafeicultura volte a ocupar o espaço no cenário nacional que nos pertence”.

A reunião foi uma intervenção política do prefeito João Carlos dos Santos, que utilizou de seus contatos junto ao Deputado Estadual Ricardo Madalena, para agendar a reunião com secretário estadual e vice-governador . “Sem dúvidas nenhuma, nós estamos fazendo um grande trabalho com o João Carlos, um prefeito dinâmico, que a gente tem um carinho muito grande. Não estamos medindo esforços para viabilizar esse recurso para trazer mais qualidade aos produtores de café”, argumentou o deputado estadual, Ricardo Madalena.

Na comitiva garcense estavam, além do prefeito, secretário municipais ligados ao assunto, entre eles Diogo Sebastião de Oliveira, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o gerente do Sebrae de Marília, Elton Yokomizo, o responsável pela Casa de Agricultura de Garça e também produtor, Wanderley Tavares Dias e os cafeicultores da Associação de Produtores de Cafés Especiais de Garça e região, Hélio Bétega, Paulo Granchelli, Walter Crudi e Thereza Sartori. “Não poderia ter acontecido algo melhor!  O vice-governador nos recebeu muito bem  e atendeu a nossa reivindicação. Estamos conseguindo, por meio da influência política do prefeito João Carlos, a aquisição de recursos para conquistarmos a Identificação Geográfica do café da região e, finalmente, com a boa política do prefeito, teremos a nossa cafeicultura reconhecida”, afirmou o produtor garcense, Paulo Granchelli.

O gerente do Sebrae de Marília, Elton Yokomizo, explicou ao vice-governador sobre a abrangência do projeto do IG do café, que irá atender de 1.200 a 1.300 produtores da região, e consequentemente, alavancar a economia regional e aumentar a geração de empregos por meio da valorização do café. “O Governo do Estado se propôs a nos dar um apoio em termos de rubricas e convênios, para que a gente possa desenvolver, da maneira mais rápida possível, as ações para obtenção do IG de Garça, voltado à procedência. Este é um passo fundamental dentro de todo esse processo, que já tem como principal apoio até mesmo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Dentro disso a gente espera realmente nesses próximos meses, ou no próximo ano,  obter  esse importante passo para a cafeicultura de Garça e região, que é a certificação do IG”.

 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.