Fábio Dias
17/11/2017
Garça 

Pacientes de câncer de Garça em 5 meses, Casa de Apoio em Jaú realiza mais de 800 hospedagens

Uma casa, um porto seguro, um local que oferece acolhimento e apoio, com refeição quentinha, banho e uma cama aconchegante para revitalizar as energias após as difíceis sessões de quimioterapia e radioterapia.

Uma casa, um porto seguro, um local que oferece acolhimento e apoio, com refeição quentinha, banho e uma cama aconchegante para revitalizar as energias após as difíceis sessões de quimioterapia e radioterapia. Esta é a Casa de Apoio aos Pacientes de Câncer de Garça em Jaú, que acolhe aqueles que fazem tratamento no Hospital Amaral Carvalho.

De 17 de maio, quando foi feito o primeiro registro, até 31 outubro, a casa registrou 864 hospedagens, entre pacientes e acompanhantes, independentemente da condição financeira, e que precisavam desse descanso de forma gratuita.

A casa é, sem dúvida, um local de apoio a pessoas como o seu Evanildo P. do Nascimento, que sempre acompanha o pai dele durante o tratamento no hospital. “É difícil encontrar palavras para falar da importância dessa casa de apoio aqui em Jaú. Eu só tenho a agradecer a administração que está apoiando a casa aqui”, expressou o hóspede, com muita gratidão.

O prédio, localizado à Rua Tenente Navarro, nº 62, possui cinco quartos, com 12 leitos, banheiros bem equipados, copa e duas cozinhas, sendo que em uma delas, o acompanhante pode manipular as refeições especiais do paciente. São cerca de 200 metros quadrados de área, com a grande vantagem de ficar a apenas dois quarteirões do Hospital Amaral Carvalho, facilitando o acesso ao hospital.

 

CONFORTO – Elaine Cristina Sampaio Martins, funcionária da Casa de Apoio, acompanha a rotina da cozinha do Hospital Amaral Carvalho para melhor atender as necessidades dos pacientes.

“O mais importante que eu vejo é a segurança, a tranquilidade e o conforto. É o paciente e o seu acompanhante terem a certeza de que possuem uma casa aqui em Jaú para ajudá-los, e sem despesas de hospedagem”, disse a funcionária.  

A Santa Casa de Garça alugou o imóvel e é responsável juridicamente e também por toda parte burocrática, como recursos humanos, encargos, patrimonial, garantindo o suporte necessário para que esse estabelecimento social possa se manter.  

A Casa de Apoio conta também com uma diretoria voluntária, formada por garcenses que se mobilizam para que não faltem todos os suprimentos necessários para a manutenção diária, como pagamento de luz, água, gás, telefone e alimentação de qualidade.

Os voluntários encontraram o apoio da população, que ajuda com as doações necessárias. A casa foi toda mobiliada com objetos doados e possui, inclusive, cadeiras de rodas que auxiliam os pacientes com dificuldades de locomoção.  

 

Diretor do “Amaral Carvalho” apoia iniciativa de Garça

O Diretor de Apoio Social do Hospital Amaral Carvalho, Eduardo Tadeu Guedes Piragino, diz que as casas de apoio auxiliam muito o tratamento dos pacientes do hospital e parabeniza todos os envolvidos pela iniciativa de carinho para com os pacientes da cidade. Texto divulgado por Eduardo Piragino expressa seu ponto de vista quanto a este tipo de iniciativa:     

“A Fundação Amaral Carvalho, em parceria com a FEBEC - Federação Brasileira de Entidades de Combate ao Câncer –

, mantém quatro casas de apoio, propiciando mais de 5.000 diárias por mês de hotelaria completa a pacientes em tratamento em nosso hospital, que normalmente lotadas, pois recebemos pacientes de todo o país.

Para dar alguns números sobre a importância das casas de apoio, somente no Estado de São Paulo, em 2016, houve um índice de abandono de tratamentos de câncer da ordem de 16%, muito devido à falta de apoio e assistência social que os pacientes deixaram de ter enquanto realizavam seus tratamentos. Essa falta de suporte ou apoio de assistência social é também traduzida na falta de recursos financeiros para esse paciente ficar próximo ao centro de referência, para arcar com custos de hospedagem, alimentação, transporte e suportes básicos até em sua cidade, como contar também com o apoio de ligas e redes de combate ao câncer que normalmente os suprem com alimentação adequada, através do fornecimento regular de produtos hortifrutigranjeiros, suplementos alimentares, transportes, exames prévios e até com medicamentos que não fazem parte do tratamento em si.

Mas o cenário é mais extenso, pois normalmente a família como um todo é carente. Nesse sentido, as ligas de combate ao câncer, através do grupo de voluntários, são normalmente sensíveis e suprem a família.

 

EM GARÇA E JÁU – Garça conta com uma população extremamente envolvida e solidária à causa, visto que tem grupo voluntário associado à FEBEC que faz acompanhamento dos pacientes na cidade, suprindo-os com suas necessidades básicas que aqui citei.

A Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores, além de voluntários sociais, não ligados à Liga de Combate ao Câncer, inauguraram e mantém uma Casa de Apoio para seus cidadãos. É muito nobre e importante o gesto, pois os pacientes se sentem em casa, ou seja, é como se estivessem em Garça, pois ali é seu reduto e sua segurança enquanto em tratamento. Essa sensação, sem dúvida se traduz em efeitos positivos no tratamento, já que traz conforto psicológico aos pacientes que sabem que podem contar com a ´Cidade de Garça´ como um todo para que ele, paciente, tenha sucesso em seu tratamento que em média dura cinco anos.

Vocês todos, cidadãos de Garça estão de parabéns. Até mesmo nas diferenças, encontraram solução conjunta para resolver e ajudar os pacientes no tratamento e na cura.

 

Nós, da Fundação Amaral Carvalho e da FEBEC, onde sou voluntário, temos vocês todos como exemplo e gostaríamos que esse projeto, que envolve a casa em Jaú e os cuidados em Garça, não cessasse.

Sem dúvida é um grande exemplo e case (caso) de sucesso para que outras cidades possam se espelhar e utilizar.

Parabéns Prefeitura Municipal de Garça, parabéns Câmara Municipal de Garça, parabéns Liga de Combate ao Câncer de Garça e parabéns a todos que se envolvem pela causa, empresários, mídia, voluntários sociais e população de Garça”. (Textos e fotos enviados pela Santa Casa de Garça - Estas e outras informações e galeria de fotos completas sobre o hospital no www.hsl.med.br/ facebook/santacasagarca e Maternidade Santa Casa de Garça)


 


 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.