Fábio Dias
15/03/2018
Garça 

Galeria traz exposição "Mais amor, menos ciência" de artista garcense

Os artistas garcenses, cada dia mais, ganham voz e vez. O momento agora é de Gabriela Rosário que nesta semana abriu exposição na Galeria Municipal Edith Nogueira Santos.

Os artistas garcenses, cada dia mais, ganham voz e vez. O momento agora é de Gabriela Rosário que nesta semana abriu exposição na Galeria Municipal Edith Nogueira Santos. Socializando com o brincar e buscando um resgate das tradições culturais, dos costumes e crenças de uma determinada época a artista traz a exposição “Mais amor, menos ciência”. Adentrar na galeria é se deparar com a magia da infância e as pipas remetem a necessidade do ser humano em voar (físico e espiritualmente). Gabriela retrata o inconsciente, a realidade, a infância e a maturidade. Tudo junto, misturado e separado. Segundo a artista, muitos retrataram as pipas do cotidiano e transformaram-nas num dos temas mais comoventes da artes, seja por meio da escrita, do desenho, da pintura ou da escultura. “Basta que nos lembremos da linda série de pinturas sobre meninos e pipas realizadas pelo nosso Cândido Portinari”, fala ela. Gabriela coloca que as pipas transformaram-se em brinquedos muito importantes da infância e apresentam uma imagem metafórica para a vida do ser humano. “Nós queremos alçar voos como os pássaros, mas sabemos que estamos irremediavelmente presos a um fio tênue que sempre nos leva aos ares e aos sonhos e que será, em algum momento, puxado para o chão, devolvendo-nos à realidade. Somos nós mesmos que, quando crianças e os pais quando adultos, recriamos esse movimento simbólico ao darmos linha à pipa para que ela voe e a puxamos par amais perto de nós quando vemos que já não é possível ir tão longe assim”. Com a exposição Gabriel retoma o questionamento de Duchamp: Quem é o artista? O que é arte? O artista, segundo ela, é aquele que transporta objetos do cotidiano para a arte como as pipas ou são as crianças e os pais que as confeccionaram, inserem a própria criação no cotidiano e a sustentam, no alto a partir do manejo de uma fina linha em oposição ao vento – uma linha de progresso? A Galeria Municipal “Edith Nogueira Santos” pensou no assunto e até o dia 29 de março fica com a exposição, na qual as pipas trazem mais que um colorido divertido. Para acompanhar os trabalhos do artista, escolas e grupos organizados poderão agendar visitas através do telefone (14) 3471-0210. A galeria está localizada a Rua Minas Gerais, 180, centro. Toda a população está convidada       A artista Gabriela Rosário é formada em Design de Interiores e Artes Plásticas pela Unesp, tem experiência em Desenho Industrial. Cursou desenho com Milton Nakata, após trabalhar em Biblioteca, e no Museu Lasar Segall. Cria estampas próprias na empresa Be Diff e para produtos no site: Colab55, desenvolve trabalhos autorais em pintura, desenho, fotografia, moda e performance. Possui prêmios: XI Prêmio Novos Talentos, da ABD em 2007, 1º lugar no Prêmio Fotografe o Campus da Unesp em 2012 e Menções Honrosas em Poesia e Vídeo no Concurso Arthur Bispo do Rosário em 2014.  


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.