Lucas Dias
26/04/2018
Garça 

Cavalos soltos nas ruas causam transtornos e riscos de acidentes

A situação não é nova e, infelizmente, não é um problema exclusivo de Garça.

A situação não é nova e, infelizmente, não é um problema exclusivo de Garça. Uma volta pelos arredores da cidade e, é fácil perceber cavalos soltos nas ruas. Basta dar uma volta para encontrar cavalos usando canteiros e lotes como pasto. Muitas vezes eles se assustam com o barulho dos carros e atravessam as ruas, um risco para os motoristas, que precisam parar e esperar a vontade do animal.

Além de cavalos, em alguns bairros também se registra a presença de porcos e cabras nas ruas. O assunto é antigo e recorrente e a solução sempre esbarra no bom senso dos proprietários.

O problema que já foi amplamente debatido e mostrado em redes sociais, novamente chegou à Câmara de Vereadores através do requerimento de Paulo André Faneco buscando informações sobre cavalos soltos na cidade.

“Considerando o grande número de reclamações referentes a cavalos soltos na cidade, peço que seja informado através do setor competente qual procedimento deve ser adotado pelos munícipes quando se depararem com essa situação e quando contatada, o que a Prefeitura tem feito para solucionar o problema”, questionou ele.

“Todos já têm percebido. Não é de hoje o problema. Você sai de sua casa e se depara com meia dúzia de cavalos mexendo em seu lixo e por isso trago o assunto novamente em pauta. Acredito que os donos dos cavalos devam ser punidos rigorosamente”, disse o edil, lembrando que o assunto foi abordado por outros vereadores e questionando a quem recorrer quando recebe fotos de cavalos soltos nas ruas.

Paulo André acredita que a solução passe pela questão financeira e, segundo ele, com a aplicação e 10 multas seguidas, a história é resolvida.

O que não pode, como frisou o vereador, é ficar do jeito que est.

O edil lembrou ainda das propostas apresentadas pelo ex-vereador Juninho Christóforo que provia uma tipagem nos cavalos.

“Volto aqui e vou repetir. Muitas pessoas me procurar. Já recebi vídeos de cavalos defronte à RCG e outros locais. Contatei o fiscal e o que ele me disse é que todos sabem que é o dono, mas tem medo dele. Acho que esse dono está mandando mais que o prefeito. Chegaram a me dizer que não faz manutenção no terreno porque é para deixar o cavalo comer o mato”, falou Pedro Santos (PSD).

Salientando a gravidade do caso, que se estende até as rodovias, Santos comentou o acidente que envolveu o gerente da Associação Comercial e Industrial de Garça (Acig), Fábio Dias, e que foi provocado por uma vaca na pista.

De acordo com o vereador, somente um funcionário consegue falar com o proprietário dos animais.

“Eles mexem no lixo, fiam no meio na rua, na Labieno da Costa Machado. Tem que colocar o fiscal, pegar e lei e fazer a notificação. Penso que as vezes é bom ser bravo, que o Poder Público se curva para cara feia”, frisou Pedro Santos lembrando a proposta do vereador Wagner Luiz Ferreira de colocar chip nos animais.

Vale salientar que cavalos soltos nas ruas da cidade têm virado rotina em vários municípios brasileiros e além dos transtornos, os animais representam um alto risco de acidentes, tanto para pedestres como para os motoristas, já que eles atravessam calçadas e ruas entre os carros. (Fotos de Garça – Facebook)  


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.