Lucas Dias
24/04/2018
Garça 

Câmara realiza sessão solene na sexta-feira para entrega de Título de Cidadã Benemérita

Na próxima sexta-feira, dia 27, a Câmara de Vereadores de Garça se reúne para a 5.ª Sessão Solene de 2018.

Na próxima sexta-feira, dia 27, a Câmara de Vereadores de Garça se reúne para a 5.ª Sessão Solene de 2018. O encontro é para entrega do Título de Cidadã Benemérita para Maria Regina Pereira de Araújo, indicada pela vereadora Janete Conessa.

Filha de Antônio Gonçalves de Araújo e Albertina Pereira de Araújo, nasceu em Garça aos 13 de janeiro de 1949. Tem três filhos: Ricardo, Thiago e Adriano. Três noras: Claudia, Simone e Rachel. Tem três netos: Isabella, Gabriel e Bento.

Maria Regina, que já foi conhecida na cidade como ‘Delegada Regina’ fez o curso primário no Distrito de Jafa, o ginásio no CSA e no colegial concluiu o Curso Clássico, o Curso Normal e o Curso Técnico de Contabilidade. Formou se em História na Universidade Pública de São Paulo e em Pedagogia na Faculdade Ministro Tarso Dutra de Dracena. Começou a carreira como professora em escolas de Garça e da região, mas logo foi aprovada no Concurso de Provas e Títulos, sendo considerada uma das diretoras mais novas do Estado de São Paulo a assumir o cargo no Colégio Estadual D. Lúcio Antunes, em Panorama no ano de 1972. Em 1984 foi removida para a Escola Estadual João Crisóstomo, onde ficou até 1991 e, nesse período como diretora, foi formadora das Novas Diretrizes Curriculares na Região de Dracena e Marília, envolvendo centenas de gestores.

Segundo sua trajetória, Maria Regina foi pioneira em implantar o Ensino Supletivo no período noturno, quando era diretora na Escola João Crisóstomo. Nesse período ainda reorganizou a clientela escolar, oportunizando o início do funcionamento da Escola Manoel Joaquim Fernandes. Oportunizou a centenas de alunos trabalhadores o certificado do Ensino Fundamental e Médio. Em 1992 ingressou como supervisora titular, por provas e títulos na Delegacia de Ensino de Jaú, mas retornando brevemente para a Delegacia de Ensino de Garça, onde foi responsável por atribuição de aulas e formadora em História dos professores da rede pública. Em 1995 após uma prova seletiva concorreu ao cargo de Delegada de Ensino, atuando de 1995 a 1999. Como delegada de Ensino foi pioneira na formação dos coordenadores pedagógicos, diretores e vice-diretores de Escola.

“Maria Regina liderou a formação continuada dos gestores das Delegacias de Ensino na região, sobre Progressão Continuada. Foi professora de metodologia no Curso de Magistério da Escola Antônio Magliano, colaborando com a formação de novos professores e junto com um grupo de alunas, procedeu uma pesquisa de campo em duas regiões da cidade, o que veio originar o início do funcionamento das Escolas Edson Puga e Escola Orane Avelino de Sousa”, relatou a vereadora Janete Conessa ao trazer o histórico da homenageada.

Como delegada de Ensino de Garça, além do trabalho pedagógico conseguiu verbas junto ao Governo do Estado para a reforma do prédio, da antiga Prefeitura, na Avenida Rafael Paes de Sarros, devolvendo à comunidade um prédio histórico da cidade.

Maria Regina conseguiu verbas para calçamento e muro em todas as escolas e dotou-as de equipamentos tecnológicos, trazendo as primeiras salas de informática. Conseguiu verbas com governo estadual para a construção do poço semi-artesiano da Escola Silvio Sartori.

“Em sua gestão muitas reformas foram realizadas nas escolas, construção de quadras cobertas, término do Teatro da Escola Izidoro Daun em Lupércio, obra essa paralisada há anos. Destaca-se também uma ampliação da Escola de Fernão. Foi responsável pelo primeiro RG escolar em parceria com a Secretaria da Segurança Pública, na cidade de Garça e região”, relata Janete.

De 1990 a 2007, Maria Regina foi dirigente Regional de Ensino de Ourinhos e região e, ainda como delegada de Ensino de Garça foi responsável pela autorização do funcionamento das escolas Antares e Lúmen. Fez parte do Conselho Municipal de Educação e foi presidente do FUNDEB por 3 gestões no município de Garça.

“Em junho de 2007 ela assumiu a supervisão em Marília e se aposentou em setembro de 2015, após 48 anos de serviço dedicado ao magistério público paulista. Atualmente é Conselheira fiscal do Sindicato dos Supervisores de São Paulo. É por tudo isso, que proponho esta homenagem deste legislativo à senhora Maria Regina Pereira de Araújo”, falou Janete Conessa. (Foto Facebook)


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.