Lucas Dias
30/04/2018
Garça 

Garça promoveu o 1º encontro da causa azul para discutir TEA - Transtorno do Espectro Autista

O mês de abril é voltado para a conscientização do TEA - Transtorno do Espectro Autista -, comemorado em todo o mundo para aumentar a conscientização sobre o transtorno.

O mês de abril é voltado para a conscientização do TEA - Transtorno do Espectro Autista -, comemorado em todo o mundo para aumentar a conscientização sobre o transtorno. Para discutir o tema e trabalhar nessa conscientização, a Secretaria Municipal de Educação e o Fundo Social de Solidariedade de Garça organizaram o 1º Encontro pela causa azul, realizado na manhã de sexta-feira, dia 27, no saguão do CRE – Centro de Referência em Educação.

O evento reuniu especialistas, professores, autoridades, familiares de crianças e adolescentes com TEA e a população em geral.

Houve vários momentos de emoção com a apresentação e relatos de crianças e jovens autistas e com outras deficiências, além de depoimento de familiares.

Os participantes também puderam assistir a uma apresentação teatral, dinâmica e emocionante, das professoras do Projeto Alegria na Creche, que abordaram o autismo pela ótica infantil.

Um vídeo mostrou ao público parte das ações que o município de Garça oferece para auxiliar no desenvolvimento das crianças com TEA que estudam na Rede Pública de Ensino. O material audiovisual falou sobre o CAPE - Classe de Apoio Pedagógico Especializado -, e sobre a Equoterapia. Trabalho que é desenvolvido pela Secretaria de Educação de Garça em parceria com a APAE e a ETEC “Deputado Paulo Ornellas Carvalho de Barros”.

Para reforçar a importância da conscientização, do diagnóstico precoce e da aceitação das pessoas com TEA, a organização do evento convidou dois palestrantes que muito contribuíram para ampliar o conhecimento do público.

A primeira palestra foi proferida pela Assistente Social, Allana Ribeiro da Silva, especialista em Saúde, Atenção Psicossocial e Gestão de Trabalho com famílias com ênfase em Autismo e residente em Saúde Mental pela FAMEMA. O tema da palestra foi: Impactos sociais na família do paciente com TEA e seus avanços legais.

O segundo palestrante do evento foi o Educador Físico, Celso Parolisi Filho, coordenador técnico, idealizador e fundador da AMEI – Associação Mariliense de Esportes Inclusivos. O palestrante atua com paradesporto desde 1990 e estimulou no público a refletir sobre o tema de sua palestra “A diferença entre o possível e o impossível está na vontade humana”.

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento, que gera dificuldades na comunicação, interação social e aprendizagem da criança, podendo ser ou não associado a um comprometimento cognitivo. Não existe cura comprovada, porém, há diversas pesquisas documentadas que mostram a importância dos estímulos e das intervenções precoces, intensivas e integradas envolvendo ações educacionais e de saúde. Por isso a importância de discussões como a ocorrida na manhã desta sexta-feira em Garça. 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.