Lucas Dias
26/04/2018
Garça 

INSS Digital: novo modelo de atendimento já é realidade em Garça


O segurado vai a agência somente para ter documentos escaneados e receber o número do requerimento para acompanhar pela internet o andamento do pedido 

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está implantando em todas as suas agências o novo modelo de atendimento, também conhecido como INSS Digital, a fim de modernizar os serviços e melhorar o atendimento aos cidadãos. Garça já conta com esse modelo além de outras agências (mais de mil) que passaram a adotar o fluxo de tramitação eletrônica dos processos. Nessas unidades, o segurado apenas leva os documentos para serem escaneados no dia do atendimento agendado, e recebe o número do protocolo de requerimento para acompanhar pela internet o andamento do pedido.

Até o momento, 1029 agências do INSS já adotam o novo modelo de atendimento, o que representa mais da metade do total de unidades. Na região Nordeste, cerca de 390 já viraram a chave e na região Sul, 169 unidades. No Norte e Centro-Oeste, 259 unidades já praticam o INSS Digital, ou seja, 100% da rede de atendimento na região. Já nos estados de SP, RJ, MG e ES, 209 unidades adotam o novo modelo – só em SP, considerado o maior demandante previdenciário do Brasil, 67 agências já praticam o INSS Digital.

Nesse modelo, o atendimento para recepção e digitalização dos documentos leva cerca de vinte minutos e o cidadão já sai com a senha para acesso ao Meu INSS, canal pelo qual é possível acompanhar integralmente as fases do pedido sem sair de casa.

A tramitação eletrônica torna mais ágil a análise dos requerimentos, com a distribuição dos processos de uma unidade para outra. O objetivo da autarquia é tornar possíveis de serem realizados a distância todos os serviços que precisem apenas de avaliação administrativa.

A implantação do modelo de atendimento digital proporcionou também outras vantagens significativas para a Instituição e para os segurados. Entre elas, a possibilidade da concessão automática de benefícios, isto é, sem precisar ir a uma agência para levar documentos e formalizar o pedido, conforme o modelo convencional.

Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, será possível a concessão à distância do benefício. E o segurado somente deverá ir a uma agência se for chamado pelo Instituto.

A integração com outras bases de dados do Governo, realização de parcerias com órgãos e entidades e a modernização das rotinas do Instituto têm sido as principais frentes de ação da autarquia para melhoria da prestação dos serviços à população.


Seu INSS

O Meu INSS já tem mais de sete milhões de usuários cadastrados. Acessível pelo computador ou celular, permite ao cidadão acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a vários serviços do INSS. E está em constante evolução a fim de tornar mais fácil e rápido seu acesso pelos segurados.

Ao fazer o cadastro, é bom ter em mãos documentos e Carteira de Trabalho, pois algumas perguntas são realizadas para conferir a identidade do usuário tais como: datas de recebimento de benefícios ou de realização de contribuições, nomes de empresas onde trabalhou e valores recebidos.

Se errar mais de uma pergunta, o segurado pode aguardar 24 horas para tentar novamente ou ligar para o telefone 135 e, em último caso, ir à agência do INSS.


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