Lucas Dias
23/04/2018
Variedades 

Inscrição de beneficiários do BPC no Cadastro Único termina em dezembro

Quase 300 mil pessoas no Estado de São Paulo ainda não realizaram o cadastramento, medida garante o acesso a outros programas sociais

Paulistas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) precisam se cadastrar no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal até dezembro de 2018.

A Secretaria de Desenvolvimento Social identificou, no início deste ano, que cerca de 300 mil beneficiários – entre pessoas com deficiência e idosos acima de 65 anos – ainda não tinham sido cadastrados. Atualmente, mais de 720 mil paulistas recebem o BPC no Estado.

O CadÚnico permite que o Estado tenha conhecimento da realidade social e econômica das famílias beneficiárias do BPC para promover o acesso dessas famílias a outros programas, projetos e serviços sociais.

No sistema são registradas as características da residência, a identificação de cada pessoa, a escolaridade, a situação de trabalho e renda, se há pessoa com deficiência na família, em situação de trabalho infantil, se a família pertence a um grupo ou comunidade tradicional e específica entre outras informações.


Como se inscrever

Para se inscrever, os idosos acima de 65 anos e as pessoas com deficiência que recebem o BPC devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Postos de Cadastramento do CadÚnico ou as Secretarias de Assistência Social do município.

Caso o beneficiário tenha alguma dificuldade de deslocamento, o cadastro poderá ser feito pelo responsável familiar, pessoa responsável por declarar informações de todos os membros da família, e deve levar o CPF de todas as pessoas que moram no mesmo domicilio do beneficiário.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.