Fábio Dias
03/04/2018
Região 

Acig comemora 74 anos nesta quarta-feira

Amanhã, dia 4 de abril, a Associação Comercial e Industrial de Garça – ACIG comemora mais um aniversário.
Anúncio

Amanhã, dia 4 de abril, a Associação Comercial e Industrial de Garça – ACIG comemora mais um aniversário. Serão 74 anos de exercício sempre primando para o progresso do comércio de Garça. Ao contrário do que os anos supõem, a cada nova etapa a associação caminha no rumo inverso à ‘velhice’ e se renova, mantendo-se atual, dinâmica e necessária. Na trajetória, grandes conquistas com uma gama de serviços, dando suporte e uma atenção especial à todos seus associados.

“É uma data que nos faz pensar no caminho que estamos seguindo. Quando você vê que uma associação chegou, ou melhor ultrapassou os 70 anos, é mais que uma prova de que estamos no caminho certo. Quando você vai levantar o histórico dessa associação e percebe o seu dinamismo e a sua constante atualização, mostra que estamos realizando um serviço importante. O melhor de tudo é que a cada ano que passa a associação, que teoricamente fica mais velha, se renova”, disse o presidente João Francisco Galhardo.

A criação da Acig, conforme traz a história, começou de forma discreta e com a participação de poucos empresários que em reunião definiram pelo início deste órgão representativo.

O gerente Fábio Dias lembrou que a Associação Comercial e Industrial de Garça se consolidou como uma das melhores associações do estado, inclusive recebendo prêmios e o reconhecimento público do bom trabalho desenvolvido pela entidade.

“Há alguns anos que estamos sendo premiados pelo trabalho que realizamos. Nesses 74 anos o objeto inicial não foi mudado, não foi desvirtuado. Temos como foco principal ações que fortaleçam nossos associados, mas reconhecemos que, num efeito cascata, isso acaba refletindo na economia da cidade e em vários segmentos. Hoje a associação não tem como único segmento o comércio. Temos a indústria que em Garça vem se solidificando cada vez mais. Temos a área de serviços e temos os microempreendedores. É uma realidade que dista de 70 anos atrás, mas que conseguimos, com trabalho e dedicação, acompanhar”, falou o gerente. 

Como explicou Galhardo, que segue para seu segundo ano na presidência, a Acig é uma sociedade civil sem fins lucrativos, e trabalha no sentido de reforçar a condição de Garça como polo industrial de tecnologia em segurança eletrônica e automação.

A história da associação caminha com a história da cidade e em muitos cruzamentos elas se fundem. Uma acompanhou e fez parte do crescimento da outra. O município de Garça foi criado pelo por lei em 5 de maio de 1929, sendo desmembrado do município de Campos Novos Paulista, ocupando uma área de 555 km2.

Em abril de 1944 aconteceu a primeira reunião de um grupo de empresários locais, integrado por Octacílio Araújo Santos, José Ribeiro de Andrade, Anezio Telles, Jairo Moraes Barros, Sebastião Pimentel, Hermínio Bottino e Hayok Biyuira, na sede do Aero Clube de Garça. Este deliberará pela formação da Associação Comercial da cidade, que teve como primeiro presidente Anezio Teles.

Acompanhando o desenvolvimento da cidade a ACIG é gestora do Projeto Incubadora de Empresas e presta auxílio administrativo e gerencial, apoiando as empresas, em palestras, feiras, consultorias e desenvolvimento empresarial.

O Cartão Accredito Alimentação, nas cidades de Garça e Alvinlândia, também foi uma ação da Acig que fortaleceu o comércio.

Outra ‘menina’ dos olhos da Acig é o projeto Empreender que conta com três núcleos: Beleza, Comércio Varejista e Olericultura, e têm o apoio da ACI-Garça, Facesp e Sebrae.

A ACIG Garça ainda conta com associados nas cidades de Álvaro de Carvalho, Júlio Mesquita, Gália, Alvinlândia e Lupércio, dando suporte às empresas.

Galhardo salientou a importância das conquistas do passado e afirmou a meta de promover o melhor possível no presente e patrocinar um futuro promissor para as empresas e toda a comunidade garcense.

“Precisamos estar atentos e precisamos estimular o empreendedorismo, independente do segmento. Queremos promover ações estratégicas que venham contribuir para o desenvolvimento de nosso comércio e nossa indústria”, falou o presidente.

A Acig está localizada a Avenida Dr. Rafael Paes de Barros, 347, vila Willians, e o telefone é o 3471 0480.

 

 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.