Lucas Dias
17/05/2018
Garça ACIG 

Escritório Macro Conessa realiza palestra com informações sobre e-Social


Nesta terça-feira, 14 de maio, às 8 horas, foi realizada na Patrulha Juvenil de Garça uma palestra sobre o e-Social e Certificado Digital. Partindo de uma proposta do escritório Macro Conessa que convidou todos os seus clientes para falar sobre o e-social, o evento contou com várias pessoas que puderam sanar suas dúvidas.

Nesta terça-feira, 14 de maio, às 8 horas, foi realizada na Patrulha Juvenil de Garça uma palestra sobre o e-Social e Certificado Digital. Partindo de uma proposta do escritório Macro Conessa que convidou todos os seus clientes para falar sobre o e-social, o evento contou com várias pessoas que puderam sanar suas dúvidas.

A Associação Comercial e Industrial de Garça – Acig, esteve presente e aproveitou o momento para discutir e tirar dúvidas sobre o Certificado Digital, serviço que é realizado pela associação.

“Nós agradecemos ao Luiz Conessa e esposa Janete pela oportunidade, fomos ao evento e pudemos abordar e falar sobre o Certificado Digital. São dois assuntos importantes e que sempre suscitam dúvidas. Foi providencial essa iniciativa do Macro Conessa”, falou Dias.

Segundo explicado pelo gerente, o Decreto nº 8373/2014 instituiu o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), no qual os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

A transmissão eletrônica desses dados, disse Dias, simplifica a prestação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, de forma a reduzir a burocracia para as empresas. A prestação das informações ao eSocial vem substituir o preenchimento e a entrega de formulários e declarações separados a cada ente.

“Vários pontos foram abordados durante a palestra. Foi de fato um momento para sanar dúvidas. A implantação não tem volta, então é melhor que todos nos capacitemos para entender as mudanças e atender as novas especificações”, falou Dias.

Foram sanadas dúvidas como: O que é o eSocial Empresas e como vai funcionar na prática; Cronograma de implantação; Sistemas de informação do Governo Federal que serão substituídos pelo eSocial Empresas; Vantagens; Penalidades.

E ao abordar a questão do certificado digital, a Acig lembrou também seus benefícios, as vantagens e a segurança do mesmo. O certificado digital pode ser resumido como um arquivo de computador usado para identificar e autenticar em sites e sistemas eletrônicos, que contém um conjunto de informações referentes à entidade para a qual o certificado foi emitido (seja uma empresa, pessoa física ou computador).

“É mais um ponto de identidade virtual que permite a identificação segura de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos, como a web. Com este documento digital é possível realizar uma série de procedimentos virtualmente, sem a necessidade de se deslocar presencialmente à sede de órgãos governamentais e de empresas ou imprimir documentos”, falou o gerente.

Dias explicou que o arquivo eletrônico funciona como se fosse uma assinatura digital, com validade jurídica, e que garante proteção às transações eletrônicas e outros serviços via internet, de maneira que pessoas (físicas e jurídicas) se identifiquem e assinem digitalmente, de qualquer lugar do mundo, com mais segurança e agilidade.

“A Certificação Digital, nos dias de hoje, traduz o que há de mais moderno em termos de segurança para proteger informações trocadas no ambiente virtual. Oferece segurança, autenticidade, confidencialidade e integridade às informações eletrônicas. É como se fosse uma carteira de identidade eletrônica que garante a identidade das partes envolvidas”, falou Fábio Dias completando que além da associação participar, aceitando o convite da Macro Conessa, ainda entregou pães de mel com a inscrição Certificado Digital.

Fotos do Evento


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.