Lucas Dias
22/05/2018
Variedades 

Projeto de Lei garante salário mínimo mesmo para trabalho intermitente

Trabalhador paulista contratado pelo regime intermitente não poderá receber menos que um salário mínimo, independentemente da duração do período de trabalho

Projeto de Lei 303/2018, apresentado pelo deputado Geraldo Cruz, garante que em São Paulo nenhum trabalhador poderá receber menos que um salário mínimo estadual, mesmo que venha a ser contratado pelo sistema de trabalho intermitente, criado pela Lei Federal 13.467/2017.

No Estado de São Paulo, a Lei que regula os pisos salariais mensais dos trabalhadores é a 12.640, de 2017, que é atualizada ano a ano. Agora em 2018 está em vigor a Lei 16.665, aprovada em janeiro, que estabelece como menor valor a ser pago aos empregados R$ 1.108,38. Outra faixa prevê salários de R$ 1.127,23.

Para Geraldo Cruz, o grande problema criado com a entrada em vigor da lei federal que permite o trabalho intermitente “é que muitos homens e mulheres podem acabar recebendo, por mês, menos que um salário mínimo, e isso é um absurdo, pois o mínimo foi concebido para atender as necessidades básicas de uma família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social”.

“Ora”, ainda de acordo com o parlamentar, “se uma pessoa receber menos que o mínimo, como será possível manter uma condição mínima de subsistência para ela e sua família”?

Geraldo Cruz acredita que a lei federal traz uma clara afronta às garantias constitucionais, pois ela possibilita que os trabalhadores possam ter no final do mês um salário menor que o mínimo nacional.

“Em São Paulo o salário está estabelecido de acordo com a legislação em vigor. Meu projeto visa garantir justamente um direito mínimo a cada homem e mulher que trabalha para poder sustentar sua família, algo que está na nossa Constituição”, afirmou Geraldo Cruz em defesa de seu Projeto, que a partir de agora será analisado pela Comissão De Constituição e Justiça, da qual o deputado é membro integrante

 

 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.