Lucas Dias
25/06/2018
Garça Esporte 

História das copas:1.950, o ''Maracanaço''

A Copa de 1.950 foi disputada no Brasil, no período de 24 de junho a 16 de julho.

A Copa de 1.950 foi disputada no Brasil, no período de 24 de junho a 16 de julho. As cidades sedes: São Paulo (Estádio do Pacaembú), Rio de Janeiro (Estádio do Maracanã), Belo Horizonte (Estádio Independência), Curitiba (Estádio Durival de Brito e Silva), Porto Alegre (Estádio dos Eucaliptos) e Recife (Estádio Adelmar da Costa Carvalho). Os países participantes (13): Brasil, Uruguai, Suécia, Espanha, Iugoslávia, Suíça, Itália, Inglaterra, Chile, Estados Unidos, Paraguai, Bolívia e México.

Por causa da segunda guerra mundial, a Copa do Mundo não vinha sendo disputada desde 1.938. Por isto as copas de 1942 e 1946 foram canceladas. A FIFA pretendia realizar a próxima no continente europeu, mas a maior parte estava em ruínas. Foi aí que o Brasil entrou na parada e propôs a realização no ano de 1.950 (originalmente deveria ocorrer no ano de 1.949). Jogando em casa e com apoio maciço da torcida, a seleção brasileira era apontada como a grande favorita ao título. Na final, tinha a vantagem do empate contra o Uruguai. Saiu em vantagem no marcador, mas a celeste olímpica, virou o jogo (2 a 1) e ficou com o titulo, numa das maiores derrotas do futebol brasileiro. O Maracanã completamente lotado com quase 200 mil pessoas, o maior público já registrado em todas as partidas acontecida na história das copas. Foi o inesquecível “Maracanaço”.


Ficha Técnica

- campeão: Uruguai.

- vice: Brasil.

- artilheiro: Ademir de Menezes (Brasil): 9 gols.

- Jogos: 22.

- Gols marcados: 88.

- Média de gols: 4.

- Público total: 1.337.000

- Média de público por jogo: 60.773.


Campanha do Brasil:

- Jogos: 6 - vitórias: 4 - derrotas: 1 - empates: 1 - gols marcados: 22 - gols sofridos: 6 - classificação: 2º colocado - artilheiro: Ademir de Menezes, com 9 gols.


Delegação brasileira:                  

Chefe: Dr. Mário Pollo.

Goleiros: Barbosa (Vasco da Gama) e Castilho (Fluminense).

Zagueiros: Augusto (Vasco), Nilton Santos (Botafogo), Juvenal (Flamengo) e Nena (Internacional).

Médios: Bauer (São Paulo), Eli (Vasco), Danilo (Vasco), Rui (São Paulo), Bigode (Flamengo) e Noronha (São Paulo).

Atacantes: Friaça (São Paulo), Alfredo (Vasco), Zizinho (Bangú), Maneca (Vasco), Baltazar (Corinthians), Jair da Rosa Pinto (Palmeiras), Ademir de Menezes (Vasco), Chico (Vasco), Rodrigues Palmeiras e Adão Nunes Dornelles, o “Adãozinho”.

Técnico: Flávio Costa.


UM “GARCENSE” NA COPA: Natural de Porto Alegro/RS, o Adão Nunes Dornelles, o Adãozinho foi um garcense por adoção. Aqui viveu grande parte de sua vida, depois que largou do futebol.  Chegou e não saiu mais, constituiu sua família, casou com a Srª Manoela de Brito, e tiveram três filhos Airton, Hamilton e Niltinho, todos morando em Garça. Pela seleção brasileira o Adãozinho disputou 3 jogos, alcançando 1 vitória, 1 empate e 1 derrota, entre os anos de 1947 e 1950. Veja uma das formações: Adãozinho, Augusto, Cláudio Cristóvão Pinho, Carlyle, ele, Nena, Luis Borracha, Rui, Milton Medeiros (Canhotinho), Noronha, Danilo Alvim e Chico. Na outra foto, posando ao lado dos craques canarinho: Adãozinho, Carlyle, Nena e o goleiro Luiz Borracha. No outro flagrante, embarcando com a seleção brasileira para mais um jogo: Adãozinho é o primeiro da fila (a esq), ao lado do dirigente Dr. Paes Barreto (de chapéu). No início de 1.991, encontramos o Adãozinho e o ex-bécão Ari Lima, do Garça, assistindo um jogo do campeonato do campeonato amador no “Platzeck” e registramos o fato. No dia 06 de agosto de 1.991 Adãozinho falecia na cidade que o adotou com muito carinho, para ir reforçar a seleção dos eternos craques da bola nos campos celestiais.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.