Lucas Dias
05/07/2018
Garça 

Garça recebe curso “Gestão Orçamentária e Financeira: Legislação, Classificações, Sistema e Processo”

No próximo dia 17 acontece em Garça o curso “Gestão Orçamentária e Financeira: Legislação, Classificações, Sistema e Processo”, que será ministrado pelo professor Valdemir Pires.

No próximo dia 17 acontece em Garça o curso “Gestão Orçamentária e Financeira: Legislação, Classificações, Sistema e Processo”, que será ministrado pelo professor Valdemir Pires. O curso que tem como público alvo profissionais de bibliotecas, salas de leituras e programas de incentivo à leitura, será realizado na Biblioteca Pública Municipal Dr. Rafael Paes de Barros (Av. Dr. Rafael Paes de Barros, 522 – Williams).

As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Como parte do conteúdo os participantes terão introdução ao conhecimento prático do orçamento público, como instrumento viabilizador das políticas públicas, de modo a facilitar a interação das áreas-fins, como Cultura, Educação e Saúde, com a área financeira.

É a oportunidade de se conhecer técnicas e legislação para encontrar
oportunidades para viabilizar a gestão cultural na cidade.

 

PROGRAMA

- Legislação e classificações orçamentárias

- Lei 4.320/64 (Lei de Finanças Públicas)

- Lei Complementar 101/00 (Lei de Responsabilidade Fiscal) e outras referências legais;
- Classificações da receita e da despesa – a “linguagem” orçamentária;
- Sistema orçamentário brasileiro e seus instrumentos (PPA, LDO e LOA);
- Processo orçamentário (ênfase na execução orçamentária e financeira).

 


Valdemir Pires

Valdemir Pires é professor de Finanças Públicas e de Administração Financeira e Orçamentária Pública no curso de Administração Pública e líder do grupo de pesquisa sobre Controle Social do Gasto Público (GPCGP) da Unesp-Araraquara. É ex-chefe do departamento e ex-coordenador do curso de Administração Pública da Unesp-Araraquara. Foi também coordenador do curso de Economia da UNIMEP. Autor de diversos livros e artigos em periódicos científicos sobre temas de sua área de atuação, sendo também avaliador e membro de conselhos editoriais de dezenas de publicações acadêmico-científicas e membro de comitês científicos de diversos eventos nacionais.

 

SERVIÇO

Inscrições gratuitas. Vagas limitadas

Dia 17 de julho, das 9 às 16 horas
Local: Biblioteca Pública Municipal Dr. Rafael Paes de Barros (Av. Dr. Rafael Paes de Barros, 522 – Williams)

Inscrições pelo link:
http://cadastro.siseb.org.br:8090/workshop/inscrito/novo


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.