Lucas Dias
11/07/2018
Esporte 

História das Copas: 1.982, Brasil uma seleção que encantou o mundo, mas perdeu a copa

A Copa de 1.982 foi disputada na Espanha, no período de l3 de junho a 11 de julho.

A Copa de 1.982 foi disputada na Espanha, no período de l3 de junho a 11 de julho.  Países participantes (24): Brasil, Itália, Alemanha Ocidental, Polônia, França, Inglaterra, União Soviética, Áustria, Bélgica, Argentina, Irlanda do Norte, Espanha, Argélia, Hungria, Escócia, Iugoslávia, Camarões, Honduras, Checoslováquia, Perú, Kuwait, Chile, Nova Zelândia e El Salvador.  Pela primeira vez um garcense disputou um mundial: o goleiro Waldir Peres (foto), titular absoluto na memorável seleção comandada pelo mestre Telê Santana. Uma equipe formada de craques, como Zico, Sócrates, Falcão, Junior, Toninho Cerezo, Éder, Batista (foto), jogando um futebol de arte e magia, que encantou o mundo. Mas, infelizmente, mas não trouxe a copa. Ninguém contava com a derrota para a Itália: 3 a 2. Até hoje os críticos esportivos a colocam entre as três melhores seleções de todos os tempos no futebol mundial.


Ficha Técnica da Copa

- campeão: Itália.

- vice: Alemanha Ocidental.

- artilheiro: Paolo Rossi, da Itália, com 6 gols.

- Jogos: 52.

- Gols marcados: 146.

- Média de gols: 2,80/jogo.

- Público total: 2.064.364

- Média de público por jogo: 39.699.


Campanha do Brasil:

- Jogos: 5 - vitórias: 4 - derrotas: 1 - empates: 0 - gols marcados: 15 - gols sofridos: 6 - classificação: 5º colocado - artilheiro: Zico, com 4 gols.


Delegação brasileira:                  

Chefe: Giulite Coutinho.

Goleiros: Waldir Peres (São Paulo), Paulo César Botafogo) e Carlos (Ponte Preta);

Laterais direitos: Leandro (Flamengo) e Edevaldo (Internacional).

Laterais esquerdos: Júnior (Flamengo) e Pedrinho (Vasco da Gama).

Zagueiros: Oscar (São Paulo), Luizinho (Atlético Mineiro), Juninho (Ponte Preta) e Edinho (Udinese).

Volantes: Toninho Cerezo (Atlético Mineiro), Batista (Grêmio) e Falcão (Roma).  

Meias: Sócrates (Corinthians), Zico (Flamengo) e Renato (São Paulo).

Atacantes: Paulo Isidoro (Grêmio), Serginho Chulapa (São Paulo), Roberto Dinamite (Vasco da Gama), Eder (Atlético Mineiro) e Dirceu (sem clube).

Técnico: Telê Santana.

 

CURIOSIDADES: -


- Na Espanha aconteceu a maior goleada já registrada na história das copas: a Hungria goleou El Salvador por 10 a 1. O placar do estádio precisou ser adaptado para mostrar tantos gols (foto).

- O goleiro garcense Waldir Peres disputou três copas do Mundo: Alemanha (1.974), Argentina (1.978) e Espanha (1.982), esta última como titular, onde tomou 6 gols.

- O mascote escolhido pelos espanhóis foi o Naranjito, uma laranja. O primeiro mascote foi o leão Willie, na Copa da Inglaterra (1.966).

- Pela primeira vez um jogo (Alemanha 3 x 3 França) foi decidido na cobrança de pênaltis. E a Alemanha venceu os franceses por 5 a 4.

- Foi a primeira vez que um árbitro brasileiro apitou uma final de Copa do Mundo:  Arnaldo César Coelho (“a regra é clara”), dirigiu o jogo Itália 3 x 1 Alemanha.

- Se hoje temos o VAR (árbitro de vídeo) para anular ou validar um gol. Nesta copa tivemos um gol anulado por uma pessoa totalmente estranha: o sheik do Kuwait, Fahid al-Sabah, anulou um gol. Ele invadiu o campo da partida em que a França derrotou o Kuwait por quatro a um, para protestar com o juiz soviético Miroslav Stuper, contra a validação de um gol francês. Surpreendentemente, o juiz não só permitiu a invasão de campo, como voltou atrás e mudou sua decisão, anulando o gol francês. O árbitro depois foi punido pela Fifa.

- Nesta copa três técnicos brasileiros estivem em ação: Telê Santana (Brasil), Elba de Pádua Lima, o “Tim” (Perú) e Carlos Alberto Parreira (Kuwait).

- O jogo da derrota do Brasil frente à Itália ficou conhecido como "A tragédia do Sarriá”. O Estádio Sarriá não existe mais, pois o time Espanhol (dono do estádio) possuía muitas dívidas. Para quitá-las, teve que vender o terreno para uma construtora, que o demoliu em agosto de 1997 e montou no lugar um luxuoso conjunto residencial.

- Como consolo, o Brasil recebeu o troféu Fair Play (jogo limpo).


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.