Lucas Dias
04/07/2018
Garça Esporte 

História das Copas:1.970, Brasil tri-campeão

A Copa de 1.970 foi disputada no México, no período de 31 de maio a 21 de junho. Países participantes (16): Brasil, Itália, Alemanha Ocidental, Uruguai, URSS, México, Perú, Inglaterra, Suécia, Bélgica, Romênia, Israel, Bulgária, Marrocos, Checoslováquia e El Salvador.

A Copa de 1.970 foi disputada no México, no período de 31 de maio a 21 de junho. Países participantes (16): Brasil, Itália, Alemanha Ocidental, Uruguai, URSS, México, Perú, Inglaterra, Suécia, Bélgica, Romênia, Israel, Bulgária, Marrocos, Checoslováquia e El Salvador.

Contando com uma verdadeira seleção de craques, a Seleção Brasileira conquistou o tricampeonato de forma incontestável: 6 jogos e 6 vitórias. Uma geração de ouro do futebol brasileiro. E uma seleção que entrou para a história do futebol mundial, apontada até hoje pela FIFA, como a melhor de todos os tempos. Nos flagrantes: a seleção tri-campeã, posando no Estádio Asteca, antes de golear a Itália por 4 a 1. O recordista técnico Zagalo no comando da seleção. E o lateral Zé Maria, então da Portuguesa de Desportos (com a faixa de campeão do Corinthians), em recente visita a Garça, no encontro das torcidas no Garça Tênis Clube (Fotos: CBF/net).


Ficha Técnica da Copa

- campeão: Brasil.

- vice: Itália.

- artilheiros: Gerd Muller, da Alemanha Ocidental, com 10 gols.

- Jogos: 32.

- Gols marcados: 95.

- Média de gols: 2,96/jogo.

- Público total: 1.673.975

- Média de público por jogo: 52.312.


Campanha do Brasil:

- Jogos: 6 - vitórias: 6 - derrotas: 0 - empates: 0 - gols marcados: 19 - gols sofridos: 7 - classificação: 1º colocado - artilheiro: Jairzinho, 7 gols.


Delegação brasileira:                  

Chefe: Jerônimo Bastos.

Goleiros: Félix (Fluminense), Ado (Corinthians) e Leão (Palmeiras).

Laterais direitos: Carlos Alberto Torres (Santos) e Zé Maria (Portuguesa).

Laterais esquerdos: Everaldo (Grêmio) e Marco Antônio (Fluminense).

Zagueiros: Brito (Flamengo), Baldochi (Palmeiras), Fontana (Cruzeiro) e Joel Camargo (Santos).

Volantes: Clodoaldo (Santos) e Piazza (Cruzeiro).

Meio campistas: Gérson (São Paulo), Pelé (Santos), Tostão (Cruzeiro) e Rivelino (Corinthians).

Atacantes: Jairzinho (Botafogo), Dario (Atlético Mineiro), Roberto Miranda (Botafogo), Edú (Santos) e Paulo Cézar Cajú (Botafogo).

Técnico:  Mario Jorge Lobo Zagalo.

 

CURIOSIDADES:


- A Copa de 1970 foi a última a se chamar Taça Jules Rimet. Depois disso, o torneio seria oficialmente denominado Copa do Mundo FIFA. Ao vencer a competição, o Brasil conquistou a posse definitiva da taça Jules Rimet e se tornou a primeira seleção tricampeã.

- Foi a primeira Copa do Mundo em que os árbitros passaram a utilizar os cartões amarelo e vermelho para advertência e expulsão de atletas.

- O técnico Zagalo é o recordista no comando da seleção brasileira: 131 jogos, com 97 vitórias, 25 empates e 9 derrotas.

- As substituições de jogadores começaram nesta copa. Só podiam ser feitas 2 substituições por equipe. A primeira seleção a estrear o formato foi a URSS que, na partida inaugural do mundial diante do México, colocou Anatoliy Puzach no lugar de Viktor Serebryanokiv intervalo da partida.

- Foi a primeira Copa do Mundo a ser televisionada via satélite para todo o mundo. No total, 50 países de todo o mundo assistiram ao evento. No Brasil um pool de imprensa foi feito entre a Rede Tupi, Rede Globo e Rede Bandeirantes, com transmissão ao vivo em preto e branco. Na estação da Embratel, em Itaboraí/RJ, as imagens chegavam em cores.

- O primeiro gol de Pelé na final contra a Itália foi o centésimo do Brasil em Copas do Mundo. Esse gol também quebrou um tabu. Salvo em 1930 e 1938, os times que marcaram o primeiro gol na final perderam o título.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.