Lucas Dias
27/08/2018
Garça 

Pedro Scartezini é indicado para Título de Cidadão Benemérito

Ainda na noite de hoje, 27, será apresentado o projeto do vereador Paulo André Faneco (PPS) que concede título de Cidadão Benemérito ao senhor Pedro Henrique Scartezini.

Ainda na noite de hoje, 27, será apresentado o projeto do vereador Paulo André Faneco (PPS) que concede título de Cidadão Benemérito ao senhor Pedro Henrique Scartezini.

O garcense já ocupou uma cadeira na Casa de Leis como também foi secretário Municipal de Saúde na cidade. Ao fazer a indicação Paulo André traz a história de Scartezini que nasceu em Garça no dia 3 de dezembro de 1953, sendo filho de Osvaldo Scartezini e Iracema Storti Scartezini, descendentes de imigrantes Italianos, que vieram para a Sentinela do Planalto com suas famílias por volta dos anos 40. Um período de grande desenvolvimento em virtude das lavouras de café.

Em 1977 se casou com a também garcense Rita Cassia Rossi Scartezini, e desta união, que já dura 40 anos, nasceram 3 filhos, Fabiano, Marcela e Gabriela e é também avô de 4 netos, Ana Luiza, Emanuelle, Pietro e Ana Luiza.

Pedro começou estudar em 1961, aos 7 anos, na Escola Maria do Carmo, no Bairro Labienópolis, onde concluiu o primário, se destacando como um dos melhores alunos da escola. Aos 11 anos foi para o Hilmar Machado, e lá fez o curso ginasial e o colegial, optando por Ciências Físicas e Biológicas.

Começou trabalhar aos 13 anos, e aos 14 foi trabalhar no Segundo Cartório de Notas e Ofício de Justiça, do saudoso escrivão João Martins Parreira. Aos 18 teve que ser emancipado por seu pai para assumir a função de Oficial de Justiça Ad-Hoc, que acumulava com os serviços cartorários. Aos 19 anos fez exame e foi aprovado para a função de Escrevente Judiciário, onde ficou por apenas um ano, pois em 1974 prestou concurso para o Banco do Brasil e foi aprovado. Deixou o Cartório e começou a trabalhar no Baco do Brasil, na agência de Garça no dia 13 de janeiro de 1975.

Logo no primeiro ano de trabalho foi aprovado em concurso interno. Em junho de 1977 saiu para servir ao Banco em Telêmaco Borba, Estado do Paraná, como caixa executivo, em 1982 foi para Eldorado, no Vale do Ribeira, já como supervisor, onde o Banco abriu 6 novas agências; em 1986 foi nomeado Gerente de Expediente em Borborema-SP, onde permaneceu até o ano de 1996, ocasião em que teve a oportunidade de voltar para sua terra natal como gerente de área. Não hesitou em aceitar a oportunidade, voltou e trabalhou no Banco até o ano de 1998, quando com 30 anos e 4 meses de trabalho e apenas 44 anos de idade, se aposentou por tempo de serviço.

Amante de Garça, ainda novo, resolveu iniciar um novo ciclo em sua vida, juntando suas economias investiu na abertura de uma Fábrica, a Scartezini Telhas, empresa do ramo de aço galvanizado, que fabrica telhas de aço e outros acessórios para construção civil, hoje com 18 anos de funcionamento, com fábrica em Garça e filial em Marília, agora sob a direção de seu filho Fabiano.

Também no ano 2000 resolveu entrar para a vida pública se candidatando a vereador, onde foi eleito como o segundo mais votado do partido. Reeleito em 2004 e novamente em 2008. Na Câmara Municipal de Garça, em três mandatos, ocupou vários cargos como de presidente das comissões de Orçamento e Finanças e Redação e Justiça, vice-presidente e Presidente da Câmara no biênio 2007/2008.

Em 2012, quando encerrou seu 3.º e último mandato no Legislativo, pensou em deixar a vida pública, mas convidado pelo Prefeito Faneco resolveu aceitar mais um desafio, de assumir a Secretaria da Saúde, onde permaneceu por um ano e quatro meses.

Pedro foi Diretor e um dos fundadores da Associação Beneficente Vida Plena, onde permaneceu por mais de 10 anos, ajudando em trabalhos sociais como a distribuição de cestas básicas. Foi também, no ano de 2001, um dos fundadores do Campo 492 em Garça, dos Gideões Internacionais do Brasil, entidade cristã espalhada por todo o mundo, que tem a finalidade de entregar a palavra de Deus nas escolas, presídios, entre outras. Faz esse trabalho até hoje em nossa cidade e mais 7 cidades da região, onde é membro e o atual Presidente.

Pedro é cristão evangélico e congrega a Igreja Evangélica Vida Community, onde é membro e Vice-Presidente.

“É por tudo isso, que proponho esta homenagem deste legislativo ao Sr. Pedro Henrique Scartezini, e solicito a aprovação deste projeto aos nobres pares”, finaliza Paulo André.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.