Lucas Dias
05/09/2018
ACIG 

Acontece hoje palestra sobre cafés especiais

Hoje à noite, dia 5 de setembro, a partir das 19 horas, acontece na sede do Sindicato Rural de Garça, a Rua Padre Paulo de Toledo Leite, nº 538, a palestra “Mercado de cafés especiais e a valorização dos cafés da região de Garça”.

Hoje à noite, dia 5 de setembro, a partir das 19 horas, acontece na sede do Sindicato Rural de Garça, a Rua Padre Paulo de Toledo Leite, nº 538, a palestra “Mercado de cafés especiais e a valorização dos cafés da região de Garça”. O evento é gratuito e aberto ao público, em especial, produtores, corretores e demais envolvidos na cadeia produtiva do café.

O palestrante, Paulo Henrique Leme, é professor na Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais, e doutor em administração de empresas.

O evento é uma realização da CATI, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, promovido pela Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Região de Garça - Garça Specialty Coffee Association (GSCA), com o apoio Prefeitura; Sebrae; ACIG - Associação Comercial e Industrial de Garça; e CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento.    

A palestra, assim como outras ações realizadas pela Associação dos Produtores de Cafés Especiais, faz parte do processo de conquista do registro de Indicação Geográfica (IG) do café da Alta Paulista, pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, autarquia federal brasileira, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, responsável pelo registro e concessão de marcas, patentes e Indicação Geográfica, entre outros.

Uma empresa contratada pela associação dos produtores já inicia o projeto de identidade e valorização do café da região de Garça, viabilizando um estudo técnico e todo um levantamento histórico para a conquista do registro de Indicação Geográfica (IG).

“Para dar agilidade ao processo, a Prefeitura já conquistou, junto ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, verba de aproximadamente R$ 300 mil para o desenvolvimento desse estudo que permitirá um grande salto para cafeicultura garcense e regional”, divulgou assessoria de comunicação.

Segundo a assessoria, “a conquista do IG é um fator decisivo para a valorização de Garça enquanto região produtora de excelente bebida, além de ser um incentivo à produção de cafés especiais, para o aumento da geração de empregos no campo e, consequentemente, na cidade, para o reconhecimento da qualidade do café produzido e para a conquista de novos mercados nacionais e internacionais.”


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.