Lucas Dias
01/10/2018
Região 

Mais de 2 mil eleitores tem título cancelado por faltar à biometria em Vera Cruz

O cadastramento com biometria acontece em Garça desde setembro de 2016, no entanto, pela falta de obrigatoriedade, dos 35.270 eleitores aptos para votar no próximo pleito, apenas 18.015 (51,08%) fizeram o cadastramento biométrico.


O cadastramento com biometria acontece em Garça desde setembro de 2016, no entanto, pela falta de obrigatoriedade, dos 35.270 eleitores aptos para votar no próximo pleito, apenas 18.015 (51,08%) fizeram o cadastramento biométrico. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE, existem em Garça 17.255 eleitores sem biometria (48,92%), mas isso não os impedirá de votar, visto que o cadastramento biométrico ainda não é obrigatório em Garça. No entanto, na vizinha cidade de Vera Cruz a história é outra. São 7.093 eleitores aptos a votar que estão com o processo de biometria, mas a cidade registra o cancelamento de 2.003 títulos uma vez que o cadastramento biométrico era obrigatório para todos os eleitores com até 70 anos. Após essa faixa etária, o processo só deveria ser feito por aqueles que quisessem continuar votando, apesar da não obrigatoriedade.
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) chegou a contestar a exclusão dos eleitores que não fizeram biometria do processo eleitoral deste ano. Porém no último dia 26 de setembro o Supremo Tribunal Federal (STF) manteve o cancelamento dos títulos.
Os eleitores que tiveram seus títulos cancelados deverão agendar atendimento e procurar os cartórios ou postos da Justiça Eleitoral a partir do dia 5 de novembro - quando o cadastro será reaberto - para regularizar sua situação.
Além da não realização do cadastramento biométrico, outras situações podem levar ao cancelamento do título, como a ausência de votação ou a justificativa do voto por três eleições consecutivas, por exemplo.
Quem teve o título cancelado, além de não poder votar, fica sujeito a restrições como a impossibilidade de tirar passaporte ou tomar posse em cargo público, de regularizar o CPF, e de se matricular em instituições públicas de ensino superior.
De acordo com o TRE, após as eleições de 2018, será iniciado um novo ciclo de cadastramento biométrico obrigatório no Estado de São Paulo. A meta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é concluir a operação em todo o país até 2022.
Os eleitores podem consultar a sua situação eleitoral no site do TSE através do link http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/titulo-de-eleitor/situacao-eleitoral/titulo-e-local-de-votacao.

 

 

Biometria ainda não é obrigatória nos municípios da 47.ª Zona Eleitoral


Tudo indica que depois do pleito de outubro, a biometria passará a ser obrigatória na maioria das cidades brasileiras, mas até o momento o processo não é obrigatório para nenhum dos municípios que integram a 47.ª Zona Eleitoral (Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Fernão, Gália e Garça).

Segundo dados do TSE, na 47.ª Zona Eleitoral são contabilizados 48.215 eleitores aptos para votar. Destes 50,26% (24.231) passaram pela biometria e 49,74% (23.984) ainda não.

O menor índice de eleitores que passaram pela biometria é registrado na cidade de Álvaro de Carvalho – 42,78% -, seguido de Alvinlândia – 44,47%. A maior adesão ao cadastramento biométrico foi registrado na cidade de Gália, quando 52,06% dos eleitores passaram pelo processo.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.