Lucas Dias
31/12/2018
Garça ACIG 

Associação Comercial agradece parceria dos lojistas e participação do consumidor de Garça e região


2019 será tempo de renovação, de recuperar o otimismo e de manter a linha empreendedora


Mais um ano está chegando ao fim e a Associação Comercial e Industrial de Garça (Acig) torna público seu agradecimento especial a todas as empresas que foram parceiras em 2018 acreditando no trabalho realizado. O agradecimento também se estende ao consumidor de Garça e região que apostou e investiu no comércio local, fazendo aqui suas compras e possibilitando, em vários momentos, o aquecimento da economia.

Para o presidente da Acig, João Francisco Galhardo, a expectativa é que em 2019 novas parcerias sejam firmadas e que todos juntos possam fazer a diferença para Garça, para a economia da cidade, para o desenvolvimento sócio econômico do município.

Reconhecendo as dificuldades vividas em 2018, como a economia que não alavancou, como a crise decorrente da greve dos caminhoneiros que refletiu diretamente na cidade, Galhardo diz que nesse momento é preciso olhar o que aconteceu de positivo, para que as ações boas sejam repetidas e até melhoradas. O que não foi positivo, segundo ele, se tornou alicerce para que iniciativas fossem tomadas.

2018 não foi um ano favorável para o comércio. Ano de Copa do Mundo, de Carnaval, de Eleições, de greve dos caminhoneiros, de feriados. Mas 2018 foi ano de reinvenção, de superação, de dar a volta por cima e fechar com superávit.

“Em todo o momento havia a preocupação em virarmos o jogo, em oferecermos aos nossos associados e à cidade, algo que viesse ao encontro das expectativas. Driblamos a crise em muitos momentos, mas em outros, sofremos com ela. Crescemos e abrimos um leque atuando em campos inéditos. Buscamos a inovação e acredito que nos aproximamos mais do lojista e do consumidor”, falou Galhardo.

De acordo com o presidente, foram muitas as ações em que a Acig se tornou pioneira e propiciou uma retomada da economia.

No decorrer do ano foram muitas palestras, oficinas, cursos, participação em feiras, ações sociais.

“2018 para a Acig foi um ano de inovação, de ação. Em cada período, cada mês nós tínhamos uma ação a ser realizada. Enquanto estávamos fazendo, agindo, não nos parecia muito. Era, para toda equipe Acig, os passos necessários para atingirmos nossos objetivos, mas hoje vemos que, de certa forma, foi possível fazer a diferença”, frisou o presidente Galhardo.

João Francisco Galhardo salientou que tudo foi possível pelo esforço conjunto de toda a equipe de colaboradores que atua na Acig.

Assim frisando as muitas ações realizadas durante 2018, ele fez uma retrospectiva mensal de algumas atividades. Muitas foram as ações e nem todas foram citadas. Além disso a Acig manteve sua grade de trabalho diário, oferecendo ao lojista associado, ao micro empreendedor, ao consumidor, orientações sobre o mercado de trabalho, sobre o Simples, Boa Vista SCPC, Incubadora de Empresas, Certificado Digital, ACCredito. Serviços que fazem a diferença no dia a dia do empreendedor.


 


Janeiro: ano começou com sorteio de carro zero km e também teve participação na Couro Modas


Janeiro começou o ano com todas as expectativas comuns para o período e, no dia 13, num clima de festa, com show de Lucas e Luana, pula pula, pipoca, algodão doce e pintura no de rosto aconteceu o sorteio do carro zero km, referente a campanha do Natal.

O sorteio foi realizado num clima de festa que parou a quadra 3 da Rua Carlos Ferrari. O presidente da Acig, João Galhardo, comandou o sorteio ao lado do gerente Fábio Dias e diversos membros da diretoria. O prefeito João Carlos dos Santos também prestigiou o evento. Antes do prêmio principal, Galhardo fez um “teste” da urna promovendo o sorteio surpresa de um televisor de 32 polegadas. A ganhadora foi Suzana Justo, cliente da Tintas e Tintas. 

Já a ganhadora do Fiat Mobi da campanha “Natal de Carro Zero” foi a cliente da Fort Calçados, Luciene Brito de Carvalho.

No dia 17 de janeiro a Acig, sempre preocupada em manter uma conexão com as tendências, com o que o mercado oferece de novidade, levou um grupo de empreendedores para a Feira Couro Modas. Sempre renovada, a Couromoda, é um evento líder em lançamentos e vendas de calçados e acessórios na América Latina, reunindo lojistas de todo o Brasil e compradores globais, vindos dos principais centros consumidores do mundo. Com mais de 40 anos de história, a Couromoda vai além de uma feira de negócios e se posiciona como plataforma completa de moda, com a integração da São Paulo Prêt-à-Porter

 

 

 

Fevereiro: no mês do Carnaval associação realizou II Café com Presidente e Café com Deputados


Conforme colocou João Francisco Galhardo, as ações da Acig vão além do espaço empresarial, pois na área econômica muitos são os adendos que interferem diretamente na rotina do empresário, do microempreendedor, do Comércio e da Indústria. Assim, fez parte da área de ação da associação, a interação com o cenário sócio econômico e político ultrapassando os limites da Sentinela do Planalto.

“Vivemos um momento em que a Política interfere diretamente nas questões econômicas e sociais e não podemos fechar os olhos. Por isso, dentro do nosso trabalho, buscamos interagir e mostrar para o nosso associado, para a cidade, o que estava acontecendo e de que forma a associação podia intervir”, disse o presidente.

Assim, no dia 15 de fevereiro, a Acig realizou um café da manhã com os então deputados Rita Passos (estadual) e Herculano Passos (federal), ambos do PSD. O foco do encontro foi o reconhecimento de Garça como Município de Interesse Turístico (MIT) e a exportação Brasil x China (uma porta para o mundo), mas outros assuntos também foram abordados.

No encontro estiveram presentes o prefeito João Carlos dos Santos (DEM), empresários, secretários municipais, o prefeito de Echaporã (Luís Gustavo Evangelista), representantes do prefeito de Júlio Mesquita, secretário do Desenvolvimento da cidade de Marília (Cássio Luiz Pinto Júnior), além de associados e diretores da associação.

Rita Passos falou sobre as vantagens de a cidade ser reconhecida como MIT e vale lembrar que ela mesma protocolou o pedido para Garça, em 2015.

Estendendo as discussões e falando sobre economia, o deputado Herculano comentou sobre a relação comercial Brasil x China e as vantagens que o país pode obter aumentando a relação comercial. O deputado disse que esteve visitando várias cidades daquele país, entre elas Shangai, Pequim, Guangzhou, Shenzhen e Hong Kong, e que os chineses estão investindo maciçamente no Brasil.

 

 

Café com o Presidente

 

No dia 28 de fevereiro, encerrando o mês com chave de ouro, foi realizada a segunda edição do Café com o Presidente. Diferente da primeira edição, realizada em outubro de 2017, o encontro foi com lojistas, com os associados e teve o objetivo de se discutir ações que pudessem vir ao encontro das necessidades atuais.

A discussão foi sobre ‘Garça hoje’.

Na época o gerente da Acig, Fábio Dias, explicou que embora se fale em final de crise, o comércio ainda vivia tempos difíceis e o presidente buscou, juntamente com os lojistas, discutir ações que pudessem mudar ou minimizar os efeitos negativos que, infelizmente acontecem.

Foi discutida a realização de campanhas e ações compatíveis com a realidade.

“Foi um momento único onde se discutiu o que pode ser feito para melhorar o desempenho do comércio”, disse Dias.

Entre os assuntos abordados, foi aprovada pelos participantes a revitalização de todas as calçadas do centro comercial, o que dará uma nova “cara” ao centro comercial, bem como o monitoramento das entradas da cidade e do centro comercial.

“Muito dinheiro deixou de circular e nada se faz sozinho. Toda ideia é bem-vinda, principalmente quando o objetivo é revitalizar o comércio. Um comércio revitalizado gera renda, propicia a circulação de divisas, traz emprego, melhora as questões sociais. O crescimento chega aos cofres do município como o ICMS. Todos ganham. A revitalização do comércio é importante para todos”, frisou Galhardo durante o evento.


 


Março: Cartão Accredito Alimentação investe aproximadamente R$ 400 mil na cidade

 

Aceito no comércio local, o ACCredito Alimentação valoriza a economia da sua cidade, pois o consumo passa a ser feito nas empresas locais


No mês de março a notícia que agradou a todos e que mostrou um pouco do trabalho realizado pela Acig, foi referente ao investimento do Cartão Accredito Alimentação. A Acig, em parceria com a Prefeitura Municipal e empresas da cidade, investia na época, aproximadamente R$ 400 mil, que ficavam no comércio de Garça, com a utilização do Cartão Accredito Alimentação.

O ACCredito Alimentação é destinado à compra de gêneros alimentícios in natura, incluindo perecíveis como: leite, carne, ovos, frutas e verduras - itens que uma cesta básica não pode oferecer.

O ACCredito Alimentação é seguro, utilizado através de senha pessoal e intransferível, e o funcionário tem liberdade para escolher os produtos de sua conveniência, não precisando adquirir produtos que "normalmente não usa". Permite controle online dos gastos, possibilitando o acompanhamento imediato de sua utilização.

Para o gerente da Acig, Fábio Dias, o cartão, ainda hoje, é de fundamental importância para o município.

“Esse dinheiro que gira na cidade, dá folego para os comerciantes trabalharem e garantirem suas vendas, o que elevou o consumo dentro de Garça, fortalecendo principalmente os pequenos estabelecimentos de bairros que veem a oportunidade de garantir boas vendas”, explicou Dias.

Conforme colocado pelo presidente João Francisco Galhardo, o cartão é uma das fortes parcerias que a Acig tem com a Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) e que garante a sustentabilidade das pequenas entidades.

O ACCredito Alimentação é a segurança que a empresa procura. Ele economiza tempo, eliminando processos de pesquisa de preço, transporte, armazenagem e distribuição das tradicionais cestas básicas, com redução das atividades de RH na distribuição de benefícios, além de contar com a isenção de encargos sociais sobre o valor concedido e com benefícios fiscais. Além de gerar o aumento das vendas, o Cartão é totalmente seguro, sendo processado por meio de uma senha pessoal de porte dos usuários, e sem riscos financeiros.

 

 


Abril: mais de 90% dos comerciantes conhecem o trabalho da ACIG


Se a opinião do consumidor faz a diferença para que se proponham mudanças favoráveis ao comércio local, o comerciante também é peça chave em todo o processo. Entre um e outro está, em Garça, a Associação Comercial e Industrial de Garça que tem, entre seus objetivos promover boa relação entre comerciantes e clientes, além de incentivar o consumo consciente, o cumprimento das normas que regulamentam as transações de negócios. Em abril uma pesquisa realizada pela Acig em parceria com a Fatec Garça e com o banco Sicoob Paulista, entrevistou 200 comerciantes e, refletindo a importância de todo trabalho realizado, apontou que 92,5% sabem o que é a associação e 72% conhece algum tipo de serviço prestado pela Acig.

Conforme colocado pelo presidente, a partir da pesquisa a Acig pode definir planos de ações visando atender as expectativas apontadas pelos entrevistados como maior divulgação de campanhas e visitas de representantes.

 


Abril: ACIG homenageia ex-presidentes e realiza encontro marcado pela emoção


No dia 28 de abril, a Associação Comercial e Industrial de Garça realizou o primeiro encontro de ex-presidentes da associação. O que era para ser um momento de reencontro, alegria e confraternização, foi acrescido de um momento de emoção. Impossível fugir a sensibilidade que o encontro suscitou.

“Foi um sábado diferente. Contamos com a presença de 11 ex-presidentes, além a diretoria da Acig e todos ficaram à vontade, conversaram, trocaram experiências e, como não podia ser diferente, relembraram os momentos de gestão. O espaço ficou lotado e homenageamos os ex-presidentes”, falou o gerente Fábio Dias.

.

 


Maio: mês de aniversário da cidade foi marcado por várias atividades


Curso “O Líder que Gera Lucros”

No mês de maio, o que não faltou foi motivo para comemorar. No dia 5 de maio a cidade completou 89 anos de emancipação política administrativa. Festa, desfile e uma preocupação com a abertura do comércio ou não. Pendências que foram resolvidas no ambiente da Câmara Municipal de Garça. Mas, se de um lado teve a preocupação com a abertura do comércio, mantendo a competitividade com os centros comerciais vizinhos, por outro, os trabalhos continuavam. Para o período, a Acig trouxe para Garça o curso “O Líder que Gera Lucros” voltado para empresários, profissionais liberais, autônomos, diretores, gerentes, supervisores, líderes de setores, pessoas que almejam cargos de liderança, pessoas que estão sendo preparadas para cargos de liderança, outros profissionais e pessoas que queiram aprimorar suas habilidades de líder ou melhorar a gestão do seu negócio.

Mais uma vez a Acig transformou sua preocupação em agregar conhecimentos em ação. O curso aconteceu nos dias 2, 3, 9,10 e 22 de maio.

Segundo o gerente Fábio Dias, um dos fatores que podem levar uma empresa ao sucesso é a atuação do líder e este curso foca em pessoas que querem fazer as coisas acontecerem de fato.

Não se pode mensurar o quão benéfico é a formação de um líder. Sem descartar aqueles que naturalmente lideram, o gerente da associação lembrou a importação da capacitação, que faz com que um líder gere lucros.

Conforme o colocado pelo presidente da Acig, João Francisco Galhardo, são várias as situações que consomem energias e impedem que o empreendedor gere mais lucros.


 


Maio:  Acig recebeu representantes da Associação de Astorga  


No dia 15 de maio, consolidando um trabalho que é visto como referência por outras associações, a Acig recebeu a visita de representantes da Associação Comercial, Empresarial e Agrícola de Astorga (Paraná) (ACEAA), cujo objetivo era conhecer um pouco mais do trabalho que é realizado em Garça. Membros da diretoria da ACEAA acompanhados do presidente Geovani Conti vieram conhecer, entre outros trabalhos, o projeto de Incubadora de Empresas.

“Foi uma visita muito importante que contou com a presença do presidente Geovani Conti e de diretores da Associação de Astorga. Um desses diretores tem parentes em Garça e tomaram conhecimento do trabalho que realizamos na Incubadora de Empresas. Vieram conhecer com o objetivo de desenvolver projeto semelhante na cidade de Astorga”, disse o gerente da Acig, Fábio Dias.

O encontro contou com a presença do secretário de Indústria e Comércio de Garça, Bruno Severiano.

Foi uma visita marcada pela troca de experiências, discussão de projetos, apontamentos e até discussão sobre a conjuntura sócio econômica. Fatores que influenciam o crescimento econômico e envolvem projetos desenvolvidos pelas associações.

 


Maio: sai de Garça caravana para Exposec, TecnoMultimedia InfoComm Brasil e Enersolar + Brasil


Entre os dias 22 e 24 de maio aconteceu em São Paulo a 21.ª edição da EXPOSEC - Feira Internacional de Segurança, que é considerada o principal evento e vitrine tecnológica da América Latina para o setor de segurança. Mais uma vez a Associação Comercial e Industrial de Garça estará participando do evento, com o objetivo de ampliar relacionamentos e conhecimentos. A Exposec trouxe atualizações de produtos e serviços nos segmentos de Segurança Eletrônica, Privada, Pessoal, Pública, Patrimonial e Empresarial.

A caravana garcense foi para a capital paulista no dia 24 de maio e participou de um evento eminentemente de negócios, com mais de 800 marcas expositoras e público de 42 mil profissionais do setor (2017).

Organizada pela Cipa Fiera Milano, em parceria com a ABESE (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança) a Exposec é realizada anualmente no mês de maio, na cidade de São Paulo, e figura entre as mais importantes feiras do setor no mundo.

“Garça atua de forma significativa nesse segmento e é muito importante que nossos empreendedores visitem o espaço. Muitas vezes o maior ganho são os contatos feitos, as trocas de experiências. Isso é muito importante”, comentou o presidente da Acig, João Francisco Galhardo.

Simultaneamente à EXPOSEC, também aconteceu a TecnoMultimedia InfoComm Brasil, com soluções de sistemas audiovisuais, automação residencial, digital signage e comunicações unificadas, oferecendo ao público visitante tudo sobre áudio/vídeo profissional e integração de sistemas. A feira é organizada pela Avi Latina América em parceria com a Cipa Fiera Milano.

Outra feira simultânea foi a Enersolar + Brasil, voltada para a cadeia produtiva dos segmentos de energia solar, fotovoltaica, eólica e de biomassa. A feira tem como objetivo, promover o desenvolvimento do setor e apresentar ao mercado alternativas em fontes energéticas sustentáveis. A feira é organizada e promovida pela Cipa Fiera Milano.

 

 

Maio também foi mês da Agrishow


A Acig, em parceria com o Sebrae, mostrou a importância e a necessidade em acompanhar a evolução no mercado empresarial. Mostrou que para ser um bom empreendedor é preciso saber o que acontece no seu ramo de negócio. Assim, no dia 4 de maio, Acig e Sebrae levaram um grupo de produtores garcenses para a Agrishow em Ribeirão Preto. Em sua 25.ª edição, a Agrishow - Feira Internacional de Tecnologia Agrícola-, é a única feira que reúne soluções agrícolas para todos os tipos de culturas e tamanhos de propriedades. Não importa o que o produtor produz, já que a feira é a mais completa do setor.

Segundo gerente da Acig, Fábio Dias, a visita, como não poderia ser diferente, agregou conhecimento ao grupo participante.

O presidente da Sustengar, Valdir Ap. Fodra, foi um dos que aprovaram a visita.

A feira aconteceu entre os dias 30 de abril e 4 de maio e seguiu com o reconhecimento nacional e internacional. É uma das três maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo e a maior e mais importante na América Latina. O evento é o mais aguardado do ano para o lançamento das principais tendências e inovações tecnológicas para o agronegócio

“É a única feira que reúne soluções agrícolas para todas as regiões do Brasil, tipos de culturas e tamanhos de propriedades. Os participantes tiveram o palco de apresentações que objetivava levar conhecimento e novas tecnologias para os negócios e o dia a dia aos profissionais do campo; arena de demonstrações, com duas apresentações diárias de máquinas, implementos e tecnologias que auxiliam o agricultor no desenvolvimento produtivo, rentável e sustentável da atividade agrícola e o pavilhão de irrigação, exclusivo para empresas de pequeno porte e startups apresentarem seus produtos e tecnologias destinados à irrigação promovidos por especialistas desse segmento”, falou Dias.


 


Maio: Acig realiza campanha “Uma Joia de Mãe”  


Para o Dia das Mães a Acig realizou a campanha denominada “Uma Joia de Mãe” que além de homenagear as mães, premiou o consumidor e estimulou as vendas.

A campanha sorteou uma joia em ouro e o consumidor também concorreu a 10 vales compras no valor de R$ 200,00 cada e 1 dia no SPA Urbano.

O dia no SPA trouxe uma rotina “dura” para o ganhador: entrada – 9 horas; café da manhã 9h30; aula de Pilates 10 horas; limpeza de pele – 11 horas; almoço 12h30; massagem relaxante – 13h30; Saúde Bucal (limpeza) – 14h30; café da tarde – 15h30.

Conforme frisou Dias, na intensidade desse dia no SPA, o sorteado também teve direito a uma avaliação nutricional, além de um acompanhamento psicológico e pilates por um mês.

O sorteio foi no dia 15 de maio, defronte o prédio da Acig.

Os cupons do Dia das Mães também deram direito a concorrer a Campanha do Dia dos Namorados denominada “Viaje com seu Amor”, que neste ano sorteou uma viagem com acompanhante para Recife.

No dia 12 de maio a Acig nas pessoas de seus diretores, colaboradores e do presidente João Francisco Galhardo promoveu uma distribuição de rosas para mulheres que estavam no centro comercial em homenagem ao Dia das Mães.


 


Maio: Workshop "Uma solução para cada fase do seu negócio"


No dia 22 de maio, Garça recebeu o workshop “Uma solução para cada fase do seu negócio”. O evento é uma iniciativa da Desenvolve SP, em parceria com a Prefeitura de Garça, Associação Comercial e Industrial de Garça (Acig), Sebrae-SP e Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semic).

O workshop “Uma solução para cada fase do seu negócio”, veio com atendimentos individuais da Desenvolve SP, de acordo com as expectativas daqueles que desejavam conhecer sobre o Crédito Digital, modalidade de financiamento de capital de giro para empresas contribuintes do ICMS, com aprovação em até 48 horas.

Além do Crédito Digital foram apresentadas outras opções de financiamento com prazos de até 10 anos para pagar.

“O que queremos é que nosso empresário tenha seu lugar de destaque no mercado e para isso é preciso planejamento, conhecimento. Durante o workshop, os participantes conheceram as vantagens da Desenvolve SP, e saberão qual a melhor opção de financiamento para cada fase do seu negócio para, assim, garantir que ele cresça com sustentabilidade”, falou o presidente da Acig, João Francisco Galhardo.


Maio: Acig traz Workshop de Atendimento e Vendas ADVANCED.


No dia 29 de maio, a ACIG trouxe o Workshop de Atendimento e Vendas ADVANCED. O workshop estava embasado em necessidades apontadas pelos associados e também pelo cenário sócio econômico.

“Atendimento e vendas foi um ótimo curso para a cidade, um workshop muito bom muito bom para atender as dificuldades do comércio hoje, tanto que é o atendimento – atender bem o cliente – quanto realizar vendas. São dois pontos fundamentais para o segmento. Um está diretamente ligado ao outro e os dois apontam para a estabilização ou não do negócio”, disse o gerente Fábio Dias.

João Francisco Galhardo, presidente da Acig, salienta a necessidade em se focar na capacitação e na melhoria de qualidade do atendimento.

Comentando sobre uma pesquisa feita com comerciantes e consumidores, Galhardo lembra que os resultados mostraram que os empresários buscam por qualificação.

Para Dias o lucro vai além da questão financeira, e vem através de uma equipe focada, de uma equipe unida, de um atingir de metas de forma que todos se sintam contemplados.

Voltado para líderes das empresas, empresários ou funcionários, o workshop foi realizado por Flávio Fagundes, considerado um dos grandes nomes nos últimos anos no mercado.

No workshop o participante aprendeu técnicas de atendimento e vendas que irão mudar suas atitudes e desenvolver novos hábitos obtendo assim melhores resultados.

 

Junho: o frio do período foi aquecido com a participação na Hortitec e Fispal  

 

Hortitec


No mês dos santos juninos, na estação do frio, a Acig esquentou os ânimos e levou os empreendedores garcenses para participar em várias feiras.

No dia 21 de junho a ACIG juntamente com o Sebrae levou os produtores para participar da 25ª edição da Feira Hortitec - Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas - que reuniu 410 expositores de diferentes setores do agronegócio, apresentando suas novidades.

Para o presidente da associação, João Francisco Galhardo, a Hortitec é sempre uma excelente oportunidade para as empresas expositoras divulgarem seus produtos e serviços na mídia nacional e internacional.

O evento se tornou passagem obrigatória para produtores e profissionais de agribusiness interessados em conhecer as tendências do mercado, trocar experiências, fazer e programar negócios.

“É um campo amplo que envolve vários pontos. O cultivo é uma área interessante e lá o produtor poderá se inteirar mais de questões como diferentes tipos de cultivo, processos de adaptação das culturas, resistência a pragas, tolerância ao florescimento provocado pelo calor, resistência à doença de solo”, falou o gerente Fábio Dias lembrando ainda que o Hortitec trouxe destaques na área de insumos.

O evento apresentou modernização, atualização profissional.

 

Fispal


No dia 13 de junho a Associação Comercial e Industrial de Garça, levou um grupo de empresários de Garça para a Fispal, considerado o principal encontro do mercado de alimentação fora do lar, sorveterias e cafeterias profissionais. O evento aconteceu entre os dias 12 e 15 de junho no Expo Center Norte em São Paulo e apresentou três feiras juntas - Fispal Food Service, Fispal Sorvetes e Fispal Café – que reuniram o que há de mais novo no segmento de alimentação fora do lar.

“As feiras são realizadas no mesmo espaço e foi possível acompanhar todas as tendências e inovações para o seu restaurante, pizzaria, bar, hotel e lanchonete, assim como para o mercado sorveteiro e para a cafeteria profissional. As feiras, que hoje acompanham as mudanças e a evolução do mercado no Brasil e no mundo, são marcadas pelo lançamento de novas tecnologias, produtos, profissionalização de mão de obra e pela expansão para novos mercados. Atualmente, a marca Fispal é composta de feiras que atendem toda a cadeia de alimentos e bebidas, desde a matéria-prima, passando por máquinas, equipamentos e processos, chegando até o setor de alimentação fora do lar”, falou o gerente Fábio Dias.

Na Fispal Sorvetes, por exemplo, o participante, segundo Dias, poderá saber mais sobre o negócio cujas vendas caem no período de inverno.

“O mercado de sorveterias possui grande representatividade no setor de alimentação fora do lar. Aqui em Garça temos alguns empresários no ramo, oferecendo produtos de qualidade para os garcenses.  Novos espaços foram abertos na cidade e é importante para o gestor saber como ter uma boa lucratividade ao longo do ano. No frio as vendas caem e é preciso uma estratégia de diversificação de cardápio”, disse Dias

A FISPAL FOOD SERVICE é o principal encontro do setor e reúne milhares de proprietários e gestores de restaurantes, bares, pizzarias, padarias, lanchonetes, buffets, cafeterias, confeitarias, hotéis, além de contar também com os distribuidores e lojistas. A feira possui um espaço exclusivo para o compartilhamento de informação e conhecimento, com palestras, debates e cases de sucesso das mais diversas áreas do setor, fornecendo informação de alto valor agregado para a gestão de restaurantes, padarias, bares, lanchonetes e similares.  

A FISPAL SORVETES, única do setor no País, reúne anualmente milhares de profissionais de sorveterias, indústrias de sorvetes, padarias, restaurantes, distribuidores e lojistas, gerando negócios que movimentam o mercado na América Latina. O espaço ideal para networking, negócios e qualificação profissional, com palestras, debates, workshops e cases de sucesso do setor. 

A FISPAL CAFÉ é um evento completo para o mercado de café. Recebe milhares de profissionais de cafeterias, restaurantes, bares, padarias, pizzarias, sorveterias, além de lojistas e distribuidores do setor. O espaço ideal para networking, negócios e qualificação profissional, com palestras, debates e cases de sucesso das mais diversas áreas do setor.

 

 

Junho: Associação se preparou para a chegada do Cerejeiras Festival


Os preparativos para o Cerejeiras Festival, realizado no final de junho, chegou em 15 de junho. A Acig, no espírito da festa que é tradição na cidade e que faz parte do calendário turístico, deu a largada e enfeitou sua fachada com tiotins, lanternas e tanabas.

Num trabalho de parceria com a Prefeitura Municipal de Garça e Conseb’s Lago, os mesmos enfeites enfeiraram os pórticos do centro comercial da cidade. Foram enfeitados 16 pórticos centrais.

 


Junho: Acig realiza duas oficinas: “Capital de Giro” e “Sei Formar Preço”


No mês junino a Associação Comercial e Industrial de Garça (Acig) trouxe para a cidade duas oficinas com temas importantes para a gestão dos negócios. O foco central foi atender empreendedores que precisavam de orientações quanto a gestão de capital de giro e formação de preço de venda de produtos e serviços. As oficinas aconteceram nos dia 6 e 13 de junho e o objetivo foi preparar o empresário para entender o que é capital de giro e como usar ele de forma correta, para melhorar as finanças.

“Nessas oficinas foram abordados pontos importantes, como a formação de preço de venda, custos e despesas. Os participantes adquiriram conhecimentos sobre indicadores financeiros e receberam orientações sobre pontos como margem de contribuição, ponto de equilíbrio, rentabilidade e lucratividade”, falou Fábio Dias.

A importância do capital de giro vai muito além de controlar um montante de dinheiro existente no caixa da empresa, ele é o coração da empresa que engloba desde a compra de mercadorias até o recebimento dos clientes.

Já a oficina “Sei Formar Preço” sensibilizou o empresário sobre a maneira adequada de formar o preço de venda para o sucesso do negócio, capacitando-o para entender como funciona a dinâmica de valores.

 


Junho: Dia dos Namorados


No dia 14 de junho a ACIG sorteou o ganhador da campanha do Dia dos Namorados 2018. A campanha, intitulada de Dose Dupla, promoveu sorteios para o Dia das Mães em junho o foco foi o Dia dos Namorados. Claudemir Ipólito, morador da Fazenda Igurê, Seção Tamoyo, foi o ganhador de uma viagem para Recife com direito a acompanhante, comprando na loja J.Mahfuz.

Segundo o gerente Fábio Dias, a campanha Dose Dupla mobilizou muitos estabelecimentos comerciais da cidade desde final de abril até início de junho.

“A campanha atingiu o seu objetivo ao ter a adesão dos lojistas e dos consumidores. Tivemos um retorno positivo no volume de cupons preenchidos, o que indica que o consumidor tem sim privilegiado o comércio de nossa cidade e que as campanhas atingem os objetivos propostos”, falou Dias.

 

 

Junho: Acig se torna parceira do Projeto Atirador Mirim em Garça


Mostrando que uma Associação Comercial e Industrial também pode e deve atuar na área social, a Acig, no dia 23 de junho se tornou parceira do Projeto Atirador Mirim em Garça. Idealizado pelo sargento Robert Trovão, Chefe da Instrução do Tiro de Guerra 02-014, o projeto contou com o apoio da Prefeitura de Garça. A Acig foi a responsável pela distribuição de todos os uniformes dos atiradores e, em novembro, proporcionou uma festa de formatura para os mesmos.

No decorrer do ano, as crianças tiveram instruções de Ordem Unida; boas maneiras; valores e virtudes; ética, meio ambiente e pluralidade cultural; culto aos símbolos nacionais; prevenção em acidentes; educação financeira; educação para o trânsito; incentivo à leitura; e aula de reforço e caligrafia.

Os atiradores mirins receberam formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres na sociedade em que estão inseridos, transformando-se em futuras lideranças comunitárias e municipais, no campo da política, da educação, da governança, da iniciativa privada, ou seja, cidadãos que terão franca e intensa participação no desenvolvimento regional e nos benefícios sociais que se desdobram com essa possibilidade.


 


Junho: Acig participa do 5º Fórum Nacional CACB Mil em Brasília


Mais uma vez a Associação Comercial e Industrial de Garça (ACIG) se fez presente em evento cujo objetivo foi discutir o cenário econômico brasileiros e, num compartilhamento de ideias, definir caminhos e prioridades.

No dia 18 de junho o gerente da Acig, Fábio Dias, seguiu para Brasília para participar do 5º Fórum Nacional CACB Mil, que promovido pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) debateu o tema “O Papel do Empresário na Construção de um Novo Brasil”.

“O evento propõe um debate nacional sobre a importância do associativismo, liderança empresarial, rumos econômicos do País, inovação e comércio internacional, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília-DF. Estaremos participando desse momento, sempre com o intuito de discutir ideias e buscar soluções para os problemas que estamos enfrentando. Muitos podem dizer que não mudaremos o cenário nacional, mas acredito que podemos, nesse debate de ideias e experiências, trazer soluções pontuais para nossa cidade, para nosso comércio”, disse Dias.  

Em conjunto com o CACB Mil foi realizado o 9º Encontro de Negócios da Língua Portuguesa, da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, entidade que trabalha por melhores relações comerciais entre Brasil e Portugal.


Julho: mês de festa e confraternização com o Jantar da Acig


Em meio a tanto trabalho, oficinas, palestras e a rotina do dia a dia, o mês de julho já é marcado em Garça, no contexto da Acig, com a realização de um jantar que reúne o empresariado de Garça e região.

O IX Jantar da Associação Comercial e Industrial de Garça, foi realizado no dia 21 de julho é marcado pelo sucesso.

Mais de 500 pessoas dividiram um espaço no Grêmio Teatral Leopoldo Froes e viveram momentos de alegria, descontração, bom gosto e confraternização, num ambiente familiar.

O Jantar do Empresariado Garcense, ou simplesmente o Jantar da Acig se tornou uma referência não só para os garcenses, mas para moradores e associações de vários municípios. Em 2018 o vento contou com a presença de representantes das associações comerciais de Bastos, Pompeia, Marília, Echaporã, Astorga (Paraná).

Mais uma vez as expectativas foram superadas.


 


Julho: ACIG participa da FIPAN


No dia 26 de julho a Associação Comercial e Industrial de Garça participou da FIPAN, o maior evento de negócios focado no setor da Indústria da Panificação e Confeitaria da América Latina.

Foi mais uma missão empresarial com destino à Fipan, e com o objetivo de oferecer ao empresário garcense tudo o que há de novo no mercado.

“Na Fipan o empresário, o participante, encontrou todas as soluções necessárias para atualizar e melhorar o seu negócio. Lá ele vai conhecer as novidades e tendências do mercado, criar relacionamentos e parcerias com fornecedores e participar de cursos e workshops”, disse Dias.

Promovida há mais de 20 anos a FIPAN é a principal feira de negócios da indústria de panificação, confeitaria e de estabelecimentos que atuam no Food Service de modo geral, tais como restaurantes, pizzarias, bufês e rotisseries, entre outros.

Segundo o presidente da Acig, João Francisco Galhardo, o evento conta com forte visitação internacional e representantes bilaterais das maiores feiras de panificação do mundo. Recebendo um público formado por Profissionais e Gestores de Padarias, Restaurantes, Supermercados e outros estabelecimentos ligados ao dia a dia da Produção e Comercialização de Alimentos, a FIPAN tem como característica marcante a efetivação de negócios durante a sua realização.

 


Julho: Feira Serigrafia Sign entrou na rota da associação


Também no dia 26 de julho, saiu de Garça uma caravana para mais uma edição da feira Serigrafia Sign, que se constitui num evento de negócios, com exposição de máquinas.

“Foi a oportunidade de conversar com fornecedores, ver as novas tendências, reciclar um pouco e se possível adquirir novos equipamentos. Nessa feira acontece tudo. São palestras, cursos, treinamentos, visitas em fábricas e muito bate-papo nos stands. Com muita certeza a participação nessa feira é importante”, disse Dias.

 

Agosto: Workshop de Negócios – Acig participa do evento na FACESP


No dia 28 de agosto a Acig participou do Workshop de Negócios na FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo). O evento teve como público alvo executivos das associações comerciais.

“Foi mais uma oportunidade para nos aprimorar naquilo que fazemos e que oferecemos para os nossos associados e para a cidade como um todo. Se conseguimos dar o melhor para os nossos associados, tudo se reverte para a comunidade em geral”, disse o gerente Fábio Dias.

Segundo ele, o workshop abordou questões que fazem parte da rotina diária de uma associação, mas que, com as mudanças, as inovações acabam trazendo dúvidas em sua prática.

 


Agosto: ACIG visita Associação Comercial, Empresarial e Agrícola de Astorga


No dia 10 de agosto, retribuindo uma visita recebida em maio deste ano, a Associação Comercial e Industrial de Garça, representada nas pessoas do presidente João Francisco Galhardo e o gerente Fábio Dias, visitou a Associação Comercial, Empresarial e Agrícola (ACEAA) de Astorga (PR). A visita contou ainda com a participação do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Bruno Henrique Severino.

Durante o encontro eles participaram da posse da nova diretoria da ACEAA e tiveram um encontro com o prefeito Antônio Carlos Lopes (PTB), que mostrou alguns projetos da cidade.

“Conhecemos os projetos da cidade e também o Portal Chitãozinho e Xororó que homenageia os cantores, nascidos naquela e tivemos acesso ao “Projeto Calçadas para Todos” realizado pela Prefeitura em parceria com a Associação Comercial”, explicou Fábio Dias.


Experiência sobre Incubadora foi passada para os presentes


O projeto de Incubadora de Empresas em Garça é marcado pelo empreendedorismo e pela oportunidade que se dá aqueles que iniciam um trabalho. Em maio, o projeto garcense foi um dos motivos que trouxe a equipe de Astorga para Garça. Durante a visita em Fábio Dias voltou a falar sobre o assunto e relatou um pouco do trabalho que é realizado pela Acig, as parcerias que são firmadas, os projetos e as atuações em outras áreas, sempre com o foco no desenvolvimento sócio econômico da cidade. A noite, no Salão Libaniu´s Bufett, foi realizada a posse da diretoria executiva, além da ACEAA Mulher (Eliane Hirata) e do CONJOVE (Conselho do Jovem Empresário, com Allan Albertt de O. Tironi à frente) e CONSEG.

 

 

Agosto: Acig realiza 1.º Garça Running


Os preparativos começaram de fato no mês de junho, trazendo uma inovação para o leque de ações da Acig, na manhã fria do domingo, 26 de agosto, aconteceu em Garça o 1.º Garça Runnig. O evento, superando as expectativas, contou com mais de 300 inscritos e foi o resultado de uma parceria entre a Associação Comercial e Industrial de Garça e o Corpo de Bombeiros. O evento conta ainda com apoio da Prefeitura Municipal de Garça e Banco Sicoob Paulista.  O objetivo principal foi a saúde, mas também foram considerados a interação, a confraternização, a disputa saudável e o lazer. Foram seis quilômetros de corrida, tendo ainda a corrida kid’s e três quilômetros de caminhada.

Sempre pensando no melhor e no crescimento, a Acig, ao realizar o evento, pensou na oportunidade de trazer para a cidade atletas de outras localidades. Não foi esquecido o interesse em que Garça se transforme em município de interesse político (MIT).

Como lembrou o gerente Fábio Dias, o 1º Garça Running também objetivou demonstrar o potencial esportivo, criativo, turístico e a capacidade de organização da cidade.

A organização do evento foi elogiada por todos os participantes e já ficou a promessa de uma segunda edição no ano de 2019.

O 1.º Garça Running contou com o apoio da Academia BioHit, Colégio Lúmen, Massas Paulista, Pesqueiro Jacaré, Embaplás, Café Passaport, Régis Design, Big Mart – Centro de Compras e Refrigerantes São José. A equipe da Farmais também compareceu no evento, assim como o Lian Açaí que distribuiu açaí para os participantes.

A adesão de muitos comerciantes, que doaram brindes, permitiu que vários sorteios fossem realizados, o que dinamizou ainda mais o evento.

“Foi fundamental o apoio e as parcerias firmadas para que desse certo. É um evento grande e, por mais que quiséssemos, a Acig e o Corpo de Bombeiros, sozinhos, não conseguiriam”, disse Dias.

 

 

Agosto: campanha do Dia dos Pais da Acig deu vários prêmios


Sempre pensando em movimentar o comércio, no mês de agosto a

ACIG se preparou para atender o consumidor e realizou a Campanha do Dia dos Pais distribuindo dois vales compras no valor de 500 reais, um notebook e uma TV Smart de 32 polegadas. O sorteio aconteceu no dia 14 de agosto.

“Estamos sempre buscando formas de conquistar o consumidor e alavancar as vendas. São atrativos que atraem o consumidor. Tivemos uma grande participação na campanha do Dia das Mães que foi em dose dupla e se estendeu até o Dia dos Namorados e também realizamos a do Dia dos Pais”, falou o presidente João Francisco Galhardo.

 

 

Agosto: Acig lança 1º Prêmio de Ideias e Negócios de Garça

 

Num ano marcado pela inovação, em agosto, a Associação Comercial e Industrial de Garça sedimentou a característica quando, no dia 10, abriu as inscrições para o “1.º Prêmio de Ideias e Negócios de Garça – Olga Kazue Takazaki Lourenço”. A Acig se lançou num projeto singular visando, mais que premiações, o empreendedorismo, a geração de empregos, o progresso. Nessa nova “empreitada” a Associação contou com o apoio do Sebrae (escritório de Marília) e CIESP (Centro das Indústria do Estado de São Paulo).

O “1.º Prêmio de Ideias e Negócios de Garça – Olga Kazue Takazaki Lourenço” teve por objetivo selecionar projetos de base tecnológica ou ideias que possam se transforma em empreendimentos.

Para o presidente da Acig, João Francisco Galhardo, o prêmio atende a um projeto municipal.

Para participar do concurso e concorrer ao “1.º Prêmio de Ideias e Negócios de Garça – Olga Kazue Takazaki Lourenço”, a principal condição era que o inscrito fosse garcense, morador em Garça.

“Foi algo voltado para a nossa cidade, e buscamos trazer à tona o potencial de nossos munícipes. Mesmo porque o projeto vencedor será posto em prática e terá que ser efetivado aqui em Garça”, disse o presidente da Acig, João Francisco Galhardo.

O vencedor, primeiro colocado, ganhou um prêmio de 5 mil reais e certificado, já para o segundo colocado a premiação foi de 3 mil reais e o terceiro colocado levou 2 mil reais.

As inscrições foram recebidas até o dia 12 de outubro e os empreendedores dos projetos aprovados receberam consultorias específicas e individualmente para refinamento de seus planos de negócios.

 


Agosto: acontece missão empresarial: Pet Shoult America


No dia 22 de agosto a Acig, numa parceria com o Sebrae, partiu para mais uma missão empresarial. Desta vez o destino foi a PET South America - Feira Internacional de Produtos e Serviços para a Linha Pet e Veterinária.

A PET South America está escrevendo um novo capítulo e trazendo muitas novidades para atender às recentes demandas do mercado veterinário. Em 2018, a feira terá uma área exclusiva para empresas de nutrição e saúde, chamada Pet Vet, além das áreas Pet Care e Pet Groom.

Segundo o presidente da Acig, João Francisco Galhardo, a Pet Vet é o evento que traz todas as soluções, conceitos, tecnologias e produtos focados para o segmento veterinário.

 


Agosto: Promover e divulgar para vender: Oficina do Sebrae ensinou como aumentar as vendas por meio da divulgação


No dia 7 de agosto, Garça recebeu mais uma oficina do Sebrae. Desta vez os interessados tiveram a oportunidade aprender a promover e divulgar para vender.

A oficina foi ministrada na Associação Comercial e Industrial de Garça (ACIG) e como disse o gerente Fábio Dias, “se a divulgação é a alma do negócio, não pode ser feita sem estratégia e planejamento”.

Segundo ele, a oficina auxiliou o empresário a estruturar ações de promoção e divulgação mais coerentes com seu tipo de negócio, cliente e recursos disponíveis.

“Foi mais uma proposta para agregar conhecimento. O objetivo era qualificar os participantes de forma tal que pudessem atuar nas empresas, e conseguissem, como diz a oficina, promover e divulgar, para vender”, falou Dias.

 

Setembro: empresários garcenses foram homenageados


O mês de setembro, a exemplo dos períodos anteriores, também foi marcado por intensa atividade. Apesar da crise, o que não faltou foram notícias boas e a Acig comemorou a homenagem feita a empresários garcenses durante XVII Jantar da Indústria do CIESP Alta Paulista.

No dia 21 de setembro, o CIESP Alta Paulista promove no Moinho Matarazzo em Marília o XVII Jantar da Indústria. O evento tradicional na cidade, que reúne empresários de Marília e região homenageou dois empresários garcenses. Uma mostra que, apesar da crise, a Sentinela do Planalto colhe bons frutos de seus empreendedores.  

O destaque foi para indústrias com 30 anos de atividades e nesse cenário ficou a homenagem aos empresários garcenses Mauro José de Sá, da Datrel periféricos, e Norberto Luiz Afonso, da Henlau Química.

A Acig se fez representar nas pessoas do presidente João Francisco Galhardo e do gerente Fábio Dias.

“Esse é um momento muito importante. Num contexto em que se fala de crise, em que os empreendedores passam por diversas dificuldades, temos dois empresários, que investem na cidade, que geram emprego, que trazem divisas e que se mantém, apesar de tudo. A Acig se sente orgulhosa em participar de um evento festivo, no qual duas empresas da cidade são homenageadas”, disse Galhardo.

“Queremos externar as nossas felicitações. A associação tem, em seu papel, a função de apoiar o empreendedor e subsidiar em muitas de suas expectativas. Vendo duas empresas da cidade homenageadas, também nos sentidos vitoriosos, sem tirar o mérito dos empresários Mauros José de Sá e Norberto Luiz Afonso que são conhecidos na cidade, por tudo que realizam”, falou o gerente Fábio Dias

 

Setembro: Workshop sobre Vitrinismo aconteceu nos dia 25 e 26


Nos dias 25 e 26 Garça recebeu mais um workshop voltado ao comerciante. Trazido pelo Sebrae, numa parceria com a Associação Comercial e Industrial de Garça o workshop teve por foco orientar os participantes em como montar uma vitrine de forma que a mesma fique atraente.

Segundo o presidente da Acig, João Francisco Galhardo, uma vitrine atraente é estratégica para aumentar as vendas.

“O lojista deve ter um cuidado especial com a montagem dos espaços de exposição. Não são poucos os clientes que adentram nas lojas cativados pela vitrine. É uma forma de cativar a clientela”, disse ele.

Galhardo salienta que a vitrine é o primeiro canal de contato que o cliente tem com a loja. Um espaço bem aproveitado pode gerar o primeiro impulso para a compra. Por isso, este é um aspecto que deve ser considerado importante para o varejista.

O gerente Fábio Dias lembrou que não é a primeira vez que uma oficina dessa natureza vem para Garça, sempre numa parceria com a Acig.

O objetivo é sempre despertar a atenção dos clientes, apresentando seus produtos e serviços.

 


Setembro: Associação realiza Bota Fora do comércio


Num evento já esperado, no dia 9 de setembro, a Associação Comercial e Industrial de Garça – Acig, realizou a 12.ª edição do Bota Fora. Assim como aconteceu nas edições anteriores, o quarteirão 3 da Rua Carlos Ferrari se transformou em um shopping a céu aberto. De acordo com o presidente da associação, João Francisco Galhardo, o evento atrai lojistas e consumidores, cada um com suas expectativas e seu foco.

Como explicou o gerente Fábio Dias, o Bota Fora se transforma numa opção de compra de produtos de qualidade por parte dos consumidores, ao mesmo tempo em que possibilita uma renovação do estoque dos lojistas, mas o evento vai muito além disso.

O público superou as expectativas e alguns estoques precisaram ser repostos.

O evento, promovido pela Acig, buscou, entre os objetivos, uma aproximação entre lojista e consumidor.
Os funcionários que trabalharam durante o evento, tiveram 5% de acréscimo no salário de setembro a ser pago em outubro. O trabalhador também poderia escolher, se preferisse, um dia e meio de folga.

 


Outubro: Associação realiza “ACIG na Rua” em parceria com o Sebrae

 

Sempre inovando e querendo proporcionar um dia cheio de possibilidades, no dia 16 de outubro a Acig realizou o evento “Acig na Rua”, comemorando a Semana do Empreendedor.  Em parceria com o escritório Regional do Sebrae Marília, além dos serviços, os participantes contaram o com três palestras que abordaram temas como MKT Digital, Qualidade nos Pequenos Negócios e finalizando com Superando Limites, ministrada pelo palestrante Flavio Fagundes, tudo de graça e no centro comercial. O evento contou com o apoio da Cooperativa de Crédito Sicoob Paulista e Prefeitura Municipal.

Mais uma vez a quadra 3 da Rua Carlos Ferrari foi cenário para um trabalho realizado pela Acig e uma grande estrutura foi montada, no meio da rua, para receber os palestrantes.

“Nós temos certo que nossa missão é representar a classe empresarial, defendendo os interesses do associado, promovendo ações e ofertando produtos e serviços para o desenvolvimento comercial e industrial de Garça. No “Acig na Rua” as palestras foram voltadas para o empresariado”, disse o gerente da Acig, Fábio Dias, explicando também que foram realizadas ações voltadas para a população.

Segundo ele, a população, o consumidor é o principal produto do empresário, do comerciante.

No “Acig na Rua” houve emissão de Carteiras de Trabalho, cadastramento de curriculum para o Emprega Garça, Feira do Artesão, presença do carro do Procon oferecendo informações, -presença de 2 carros móveis do Sebrae para consultoria; Boa Vista SCPC dando oportunidade para negociar as contas e sair da inadimplência.

 


Outubro: Dia das Crianças fez com que Associação entrasse no universo lúdico

 

Em comemoração ao dia 12 de outubro, Dia das Crianças, o comércio de Garça se preparou para a alavancar as vendas e oferecer boas oportunidades de compras ao consumidor de toda a região. Assim a Acig entrou no universo do lúdico para conquistar o consumidor. Fábio Dias lembrou que o público infantil tem um segmento grande na área comercial e os pequeninos podem ditar regras e, alavancar as vendas.

“Muitos acham que este dia não está entre os principais, mas se formos analisar ele é importante, sim. Isto porque hoje em dia o público infantil tem uma gama de produtos voltados para ele e as crianças, em sua maioria, acabam por influenciar na escolha dos pais. Quem tem uma criança em casa sabe do que estou falando”, disse o gerente.

A Acig preparou um momento de festa e descontração no dia 11 de outubro, quando o comércio ficou com as portas abertas das 9 às 22 horas.

O quarteirão dois da Rua Carlos Ferrari (quarteirão da Casa São Paulo) foi fechado para a diversão dos pequeninos. Foram colocados brinquedos como pula-pula, tobogã inflável, piscina de bolinhas, pipoca, algodão doce.

Personagens infantis circularam pelo centro comercial interagindo com as crianças.

 

 

Outubro: Associação realiza III Café com o Presidente


A cada novo encontro uma pauta que vem ao encontro das necessidades dos comerciantes e que também atenda às expectativas de consumidores de Garça e região. Foi assim que no dia 31 de outubro a Acig realizou o II Café com o Presidente. Em pauta as ações referentes ao período Natalino.

“Foi um momento muito importante, sendo que todos colocaram seu posicionamento. Os lojistas trouxeram ideias e juntos pudemos discuti-las. Um comércio revitalizado gera renda, propicia a circulação de divisas, traz emprego, melhora as questões sociais”, disse o presidente João Francisco Galhardo.

No encontro prevaleceu o slogan da associação de que “Nossa Força, Pode Mais”.  Dessa força veio a união e em 2018 Garça teve o Natal da União.

Todos discutiram sobre as ações, sobre fazer sorteios, enfeitar as ruas, trazer a segurança, vencer as dificuldades impostas pelo cenário sócio econômico que ainda não é favorável.

“Tivemos associados dos mais diferentes segmentos participando do Café com o Presidente. Eles, somados a diretoria apresentaram soluções, discutiram os problemas e foram levantados muitos pontos e, no final, o que nos deixou muito feliz, foi que prevaleceu a união”, disse o gerente Fábio Dias.

 


Outubro:  Acig atende como Autoridade de Registro na Certificação Digital

Numa trajetória que vem sendo construída desde 1944 e com o objetivo sempre de reforçar a condição de Garça como polo de desenvolvimento, a Associação Comercial e Industrial de Garça busca agregar valor aos associados e pequenos empresários que iniciam seus negócios, como também oferecer serviços para toda comunidade.

Agregando aos muitos serviços que a associação já oferece, e mostrando a capacidade e destreza naquilo que faz, neste mês de outubro a Acig passou a ser considerada Autoridade de Registro (AR), nas operações sobre a certificação digital, a identidade digital de pessoas físicas e jurídicas por meio eletrônico.

Conforme explicou o gerente da associação, Fábio Dias, a partir do momento que a Acig passou a ser AR, ela conquistou uma independência.

O presidente explicou que dos muitos serviços existentes na entidade, o ACCertificado, que trata da Certificação Digital, é uma das atividades que exige pessoal especializado e atendimento diferenciado.

Segundo ele, muitos documentos importantes exigem a certificação digital, que passa a ter autenticidade, confiabilidade e integridade em diversas operações comerciais, tributárias e serviços federais, estaduais e municipais. A certificação digital dá validação nas operações.

 

 


Novembro: Acig traz a Oficina do Sebrae “Inove para ganhar mais – Natal”


Já com foco no Natal a Acig, num trabalho conjunto com o Sebrae, trouxe para Garça a oficina do Sebrae “Inove para ganhar mais – Natal” no dia 27 de novembro. A oficina gratuita teve por público alvo micros e pequenos empresários.

Com o Sebrae por parceiro, a oficina mostrou o porquê de inovar e as ferramentas que ajudam a responder na prática esta pergunta, destacando a importância do tema para a gestão.

O presidente da Acig, João Francisco Galhardo explicou que a oficina teve por objetivo sensibilizar os empresários a refletirem sobre o tema inovação e a necessidade de implantar pequenas ações inovadoras em seus negócios, além de propiciar a participação dos empresários na realização das ferramentas: check-up e plano de ação, a fim de conhecer onde sua empresa está e aonde quer chegar em termos de inovação.

 


Novembro: ACIG-SEBRAE: Garça recebe curso Gestão de Pessoas e Equipes

Sob o princípio de que uma empresa é como um time e, que para ter bons resultados é preciso que todos estejam integrados e motivados, em novembro Garça recebeu mais um curso voltado para a qualificação, a capacitação. O curso Gestão de Pessoas e Equipes trazido pelo Sebrae e pela Acig aconteceu nos dias 6,7,8,9, 13 e 14 de novembro

O curso “Na Medida - Gestão de Pessoas e Equipes” teve o propósito de oportunizar momentos de reflexão para os empresários de microempresas, permitindo a compreensão dos conceitos e processos de gestão de pessoas focados na captação, desenvolvimento e retenção de talentos e a contribuição deles para a melhoria do gerenciamento e satisfação das pessoas.

 

 

Novembro: ACIG traz Workshop voltado para área da beleza em novembro


Sob o slogan de que conhecimento faz todo diferencial e agrega valores, no dia 5 de novembro, a Associação Comercial e Industrial de Garça trouxe para a cidade um workshop voltado para a área da beleza.

O Workshop da Salvatore Cosméticos teve como público alvo os integrantes do Núcleo de Beleza do Projeto Empreender realizado pela associação, mas também foi aberto a demais interessados.

Durante o workshop os participantes conheceram a marca Salvatore Cosméticos e foram apresentados à linha de tratamento e reconstrução, hidratação e alisamento orgânico.

A Salvatore Cosméticos é uma empresa que se preocupa em desenvolver produtos de alta performance, para os profissionais e seus clientes. Por isso, busca na natureza os princípios ativos fitoterápicos necessários para deixar os cabelos bonitos e, principalmente, saudáveis. A Salvatore Cosméticos é uma indústria brasileira que desenvolve e fabrica cosméticos profissionais para salões de beleza e cabeleireiros em todo o mundo


 


Novembro: Acig entrega prêmios do 1.º Prêmio de Ideias e Negócios de Garça – Olga Kazue Takazaki Lourenço”


Num encontro marcado pela presença de autoridades, empreendedores, amigos e familiares, no dia 24 de novembro a Acig entregou os prêmios aos vencedores do 1.º Prêmio de Ideias e Negócios de Garça – Olga Kazue Takazaki Lourenço”.

Finalizou-se mais uma etapa, trazendo ao conhecimento de todos, três empreendedores garcenses. Eles transformaram em projetos, sonhos, buscaram a concretização de um plano e participaram do concurso que iniciado em agosto, teve como objetivo muito mais que os 10 mil reais em prêmios.

A entrega da premiação aconteceu no Garça Tênis Clube, com a realização de um jantar comemorativo e contou também com as presenças do gerente do Escritório regional do Sebrae na cidade de Marília, Ricardo Borgheresi Calil, de Sidney Ramalho, Analista de Negócios no SEBRAE-SP e do prefeito João Carlos dos Santos (DEM).

Vânia de Fátima da Silva conquistou o primeiro lugar levando o prêmio de 5 mil reais e a oportunidade de, no espaço da Incubadora de Empresas, desenvolver seu projeto com apoio do Sebrae. Ela apresentou o projeto intitulado AVOID COBTACT. Em segundo lugar, ficando com o prêmio de três mil reais, ficou José Alonso Merique com o projeto ‘Valetadeira’. Em terceiro lugar ficou Alexandre Kato Teixeira da Silva, que com o projeto ‘Internet das Coisas (IOT)’ ficou com o prêmio de dois mil reais.

“A realização de um prêmio como esse é muito importante para o empreendedorismo. A associação em Garça está de parabéns e nos sentimos honrados em fazer parte dessa parceria, visto que o Sebrae tem como missão promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e estimular o empreendedorismo”, falou o gerente do Escritório Regional do Sebrae na cidade de Marília, Ricardo Borgheresi Calil.

De acordo com o prefeito João Carlos, mais uma vez a ACIG mostrou sua preocupação com o desenvolvimento da cidade.

A realização do prêmio, disse João Carlos, possibilitou a apresentação de projetos que vêm ao encontro das necessidades do município.

“Esse prêmio, essa realização foi muito importante e a Acig trouxe o Sebrae como parceiro para Garça. Isso é muito importante, essa retomada, essa volta. Estarmos novamente com o Sebrae no desenvolvimento de projetos, com apoio as empresas, com consultorias e apoio ao desenvolvimento empresarial. Nos sentimos muito satisfeitos com essa retomada, com o Sebrae voltando para Garça e com o trabalho realizado pela Acig”, destacou o prefeito.

João Carlos salientou que a ACIG tem cumprido seu papel institucional. O prêmio, disse ele, foi uma excelente ideia, pois descobriu talentos, motiva as pessoas e faz com que venham desejar empreender.

 

 

Novembro: em clima de festa Projeto Atirador Mirim em Garça foi encerrado no dia 24


Depois de muitas expectativas, louros e alegrias, o Projeto Atirador Mirim em Garça, iniciado no segundo semestre deste ano, encerrou as atividade no dia 24 de novembro, em meio a um jantar festivo, com direito a entrega de certificados e muita alegria.

Os Atiradores Mirins participaram de várias atividades em Garça e, sob o comando do Chefe da Instrução do TG 020-14, Robert Trovão, os cerca de 50 menores que foram selecionados, receberam orientação nas mais diversas áreas.

Sob o slogan “Crianças de Hoje, Homens de Amanhã” o projeto

possibilitou que os participantes se tornem multiplicadores, referências positivas para outras crianças. Eles participaram de desfiles e atividades cívicas, integraram o Tiro de Guerra e a população.

“O que vimos nesse projeto é uma preservação dos jovens, da família e dos valores sociais e morais. O projeto tem como objetivo contribuir com a inclusão social das crianças e promoção da qualidade de vida.”, disse o presidente da Acig, João Francisco Galhardo.

O Projeto Atirador Mirim conta com eixos principais: a defesa da vida; o respeito à cidadania e a garantia dos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes. O projeto desenvolvido pelo Exército Brasileiro através do Tiro de Guerra para a construção da cidadania do indivíduo.

 

 

Novembro: Black Friday em Garça aconteceu no dia 30


Fechando o mês de novembro, no dia 30, a Acig realizou o Black Friday na cidade. No dia 24 de novembro, muitos consumidores em território nacional e nos Estados Unidos tiveram uma corrida às compras, em razão do Black Friday que abriu o período de compras para o Natal, e muitas lojas se anteciparam com as promoções.

No entanto, conforme explicou o gerente da ACIG, Fábio Dias, na cidade o evento será realizado no dia 30 de novembro, como já foi acordado no ano passado. O comércio garcense ficou com as portas abertas das 9 às 22 horas.

“O Black Friday nos Estados Unidos é relacionado com o Dia de Ação de Graças, mas aqui, neste ano, faremos no mesmo período de algumas cidades da região. Isso foi definido no calendário em reunião no ano passado”, explicou o gerente.

 


Dezembro: Acig realiza Natal da União e atrações levam consumidor para o centro comercial


Ainda com fôlego, mesmo com todas as atividades realizadas ao longo do ano, a Acig colocou em prática, a partir do dia 7 de dezembro, tudo o que foi definido no III Café com Presidente, realizado em outubro. A associação fez em 2018, o Natal da União.

Os pórticos das ruas centrais receberam iluminação que agradou os consumidores.

“Fizemos a iluminação, que foi muito cobrada pelo nosso munícipe e que atrai o movimento para o comércio”, falou o presidente João Francisco Galhardo lembrando também a campanha do Natal que distribuiu vários prêmios para o consumidor.

Uma moto zero km será sorteada no próximo dia 12 de janeiro.

“Houve por parte da Acig uma preocupação em realizar ações que trouxessem o consumidor para o centro comercial.

Assim, além da iluminação, tivemos a chegada do Papai Noel que ficou no espaço da antiga rodoviária. Tivemos os brinquedos que colocávamos em lugares alternados, valorizando todas as áreas comerciais e não apenas o centro. Tivemos o trenzinho que também, diariamente, saia de pontos diferentes e atraiu muitas famílias”, falou o gerente Fábio Dias.

Os super heróis também circularam pelas ruas da cidade.

 


Segurança

E no Natal da União também não foi esquecida a questão da segurança. Um pedido feito no encontro com o presidente. A Acig colocou profissionais da área de segurança no centro comercial durante o período em que o comércio funcionou até às 22 horas e também nos dias que antecederam o Natal (dias 22,23 e 24 de dezembro).

Como explicou Dias, todos entenderam e salientaram a importância do trabalho executado.

“A colocação de seguranças no centro comercial foi um passo muito acertado dado pela Acig. Tivemos alguns problemas com a questão de segurança e alguns lojistas alegavam que, por medo, não abriam o estabelecimento no período noturno. Com isso os eventos acabavam se esvaziando, com muitas lojas fechadas. O consumidor, também alegando medo, deixava de vir ao centro comercial. A partir do momento que foi colocado o serviço com os profissionais de segurança, se restabeleceu uma confiança, trouxe mais confiabilidade tanto por parte dos comerciantes, quanto dos consumidores”, falou o gerente frisando que a equipe de segurança não realiza o serviço da Policia Militar, nem substitui a mesma. É, como disse ele, mais um elemento para somar e fomentar a economia na cidade.


Prêmios


Numa campanha com vários prêmios, os associados fizeram toda a diferença. Foram eles que fizeram as doações para a Acig, quer seja em dinheiro ou produtos.

Depois de lançar alguns projetos visando a iluminação de Natal na cidade, no dia 5 de novembro, a Prefeitura e a Acig definiram a parceria para a decoração de Natal em Garça.

 

 

Núcleo de beleza: atuante durante todo o ano


O Núcleo de Beleza, da Associação Comercial e Industrial de Garça, se mostrou atuante durante todo o ano. Ainda em janeiro, no dia 6, eles se reuniram no auditório da ACIG, para discutir sobre os cursos, feiras e ações sociais que farão nesse primeiro semestre.

Como disse o presidente do Núcleo, Gezuel Caetano, por quatro anos consecutivos os integrantes do Núcleo de Beleza realizam suas ações e crescem como pessoa e profissionais.

Em 2018 o Núcleo de Beleza, além das muitas ações sociais, participou da Feira Hair Brasil, que aconteceu em abril e ainda da Feira Beauty Fair, em setembro.

O primeiro curso foi no dia 5 de março, na Acig, com a empresa schwarkop. Outro curso foi marcado para o dia 2 de abril, com a empresa Garden Flowers, também no auditório da ACIG.

"É importante a Acig apoiar esse pessoal da área da beleza, para que eles sempre cresçam e viabilizem tudo dentro de nossa cidade, mostrando que em Garça, o consumidor pode confiar em seus profissionais, porque estão bem preparados para atender", falou o presidente da Acig, João Galhardo.

 

 

Garça Online: informação e participação


Uma associação voltada para muitos olhares. Assim pode ser definida a Acig que, me 2018, deu uma nova cara para o Garça Online, o site de notícias, que traz informação, buscando, antes de tudo a imparcialidade.

Segundo o gerente Fábio Dias, o site já existia há vários anos, mas em 2018 foi dada uma ‘nova cara’ para o mesmo.

“Infelizmente tivemos o fechamento do Jornal Comarca de Garça e o Garça On Line, se tornou uma das fontes de informação na cidade. Não se buscou ocupar o lugar de ninguém, nem mesmo disputar com outros meios de comunicação, pois há espaço para todos. O que fizemos foi trazer informação”, disse o gerente.

O presidente João Francisco Galhardo comentou que o site levou notícias da área cultural, política, social e econômica, buscando sempre a idoneidade e imparcialidade.

“O Garça On Line se fez presente em muitos momentos do município. Infelizmente nem sempre divulgamos o que queríamos, mas sim o que acontece”, disse o presidente.

A Acig revolucionou o projeto editorial com um conteúdo variado e cheio de novidades, tornando o site uma referência em assuntos do cotidiano.

 

 


2018: Acig cumpriu seu papel


Em meio a tantas ações realizadas, muitas outras ficaram nas tentativas, nos projetos, nos sonhos. Não foi possível fazer o todo necessário, mas o tudo que foi feito, foi ao encontro das expectativas apresentadas. Muito foi feito, mas muito ainda há para se fazer e assim a Acig seguirá cumprindo seu papel de fortalecimento do comércio e indústria sempre com ações de incentivo ao consumo e o consequente fortalecimento da economia.

“Sabemos que a economia oscila e Garça caminha firme numa vocação industrial. Ainda somos fortes na cafeicultura, mas nosso polo industrial é forte, o que se volta para o comércio e por isso temos que realizar ações estratégicas com campanhas que facilitem o consumidor final a comprar produtos, deixando a riqueza do munícipe na cidade”, disse Galhardo.

Mas, num momento de balanço, o presidente afirma que a Acig cumpriu seu papel e reforça o compromisso para que em 2019 continue a busca e a preocupação em melhorar cada vez mais, em agregar conhecimento.

“A Acig deve ser cada vez mais atuante em defesa de seus associados e o comércio de um modo geral. Estamos sempre de portas abertas para recebê-los, e contamos com suas sugestões para cada vez mais melhorar nosso atendimento. Nesse momento de balanço e de uma sensação de que a equipe fez o seu melhor, desejamos um feliz ano novo”, finalizou Galhardo.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.