Lucas Dias
19/12/2018
Garça 

Eutrofização deixa camada verde sobre as águas do lago artificial


Aqueles que frequentam o lago artificial em Garça já devem ter notado uma camada de algas verdes sobre as águas. Este fenômeno é chamado de eutrofização ou eutroficação, que acontece quando há modificação química, física e biológica de água parada, como é o caso do nosso lago.  


Aqueles que frequentam o lago artificial em Garça já devem ter notado uma camada de algas verdes sobre as águas. Este fenômeno é chamado de eutrofização ou eutroficação, que acontece quando há modificação química, física e biológica de água parada, como é o caso do nosso lago.  A eutrofização pode ter causas naturais ou ser provocada por ação humana, ou seja, causa artificial. A segunda opção é o que vem ocorrendo no lago J. K. Williams e, segundo o divulgado pela assessoria da Administração, são dois principais fatores: lançamento de resíduos orgânicos, principalmente os derivados de esgoto doméstico e o descarte de água poluída de indústrias ou de chuvas.

“Este fenômeno chamado eutrofização e é o resultado do acúmulo de matéria orgânica, que tem origem no transbordamento do esgoto. Há muitas casas na região que fazem o descarte irregular de água pluvial (chuva) na rede de esgoto. Como não há dimensionamento para receber este volume de água, o esgoto transborda e é jogado no lago. Também as águas das chuvas acabam poluindo nosso lago, já que um grande volume acaba sendo enviado para dentro do lago”, explica o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Victor Mafud, sobre o que vem ocorrendo em Garça.

Sabendo desta situação, a Prefeitura já está tomando providências e, de acordo com o secretária, há um projeto de lei que, quando aprovado, irá possibilitar o combate direto a este problema com a fiscalização das casas ao redor do lago. “Estamos aguardando o parecer jurídico para dar andamento, e sobre as algas que se acumulam no local a limpeza deve ser feita ainda esta semana”, falou Mafud.


PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS DA EUTROFIZAÇÃO

A água perde sua transparência natural. Pode ficar com a cor esverdeada ou até azulada, provocada, principalmente, pelo aumento de algas.

Há um envelhecimento da água represada e o crescimento de vegetais na água, principalmente de plantas que vivem na superfície.

O oxigênio é reduzido na água e o processo pode provocar o desequilíbrio ecológico do ecossistema existente na água do local, provocando a morte de peixes.

Vale ressaltar que a água que passa pelo processo de eutrofização ou eutroficação não é apropriada para o consumo humano, podendo provocar doenças e graves problemas de saúde, e até mesmo levar à morte quem consumir está água contaminada.

 

 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.