Lucas Dias
13/12/2018
Garça 

Frei Lucas receberá o Título de Cidadão Garcense

Por votação unânime na última segunda-feira, 10, ficou confirmado. Frei Lucas Lisi agora é de fato um cidadão garcense.

Por votação unânime na última segunda-feira, 10, ficou confirmado. Frei Lucas Lisi agora é de fato um cidadão garcense.

O Decreto Legislativo 15/2018 (Projeto de Decreto Legislativo nº. 016/2018, de autoria do vereador Rafael José Frabetti (DEM)) concede o Título de Cidadão Garcense ao Frei Lucas Lisi Rodrigues que, contra o desejo de toda comunidade, deixará Garça no próximo ano, para ser pároco na cidade de Olímpia.

“Essa é a oportunidade que temos de homenagear pessoas queridas. Frei Lucas deixará sua marca em Garça. Quando soubemos que ele ia embora a comoção foi geral, mas ele foi de uma sabedoria. Ele disse que entendia que tinha um outro município precisando dele”, disse o autor do projeto.

Segundo Frabetti, Frei Lucas, vai além da sua ‘pouca idade’ e o envolvimento em questões sociais mostra o quanto o “menino está preparado para fazer o que faz”.

“Nunca vi um jovem de 27, 28 anos tão preparado. Agradeço muito a população que me permitiu homenagear uma pessoa como o Frei Lucas. É uma homenagem merecida para um jovem brilhante e eu tenho certeza que retornará em nosso município”, falou Frabetti apontando outras qualidades do frei, como também o excelente trabalho que ele desenvolveu à frente da Paróquia Santuário Nossa Senhora de Lourdes e Patronato Juvenil Garcense.

Partilhando da mesma opinião a vereadora Patrícia Morato Marangão (PMDB) frisou que Frei Lucas se soma aquelas pessoas que deixam marcas positivas na cidade.

“Ele somou de forma marcante na comunidade do Santuário”, completou ela.

“Realmente o Frei Lucas é um cara bacana. Num curto período de tempo e conseguiu muita coisa. A igreja mudou visivelmente com a chegada dele, com as obras que ele fez. Ele melhorou o som, o banheiro, a pintura, climatização. Ele fez investimentos no local. Na verdade quem fez foi a comunidade, mas ele foi o líder que levou às pessoas a participarem mais. Liderança é fundamental e ele é um líder”, falou Pedro Santos (PSD) parabenizando Frabetti pela indicação.

O vereador lembrou ainda que o Frei Lucas está sempre acompanhando os trabalhos e passou pelas mudanças trazidas com a lei 13.019, realizando um belo trabalho à frente do Patronato Juvenil Garcense.

“Vejo que não foi Garça que perdeu. Seu futuro destino que ganhou. Já usufruímos seu dom de líder, seu dom de agregar, seu dom de organizar. Ele tem inúmeros dons e eu espero que não percamos o contato”, finalizou Pedro elencando vários dons de Frei Lucas Lisi.

Fábio Polisinani (PSD) lembrou que a maioria dos contatos feitos com Frei Lucas foi durante velórios onde o religioso mostrou outro de seus dons. O dom de trazer o conforto num momento extremamente difícil.

“O Padre Evandro passou e deixou o legado dele. Frei Lucas também. Estamos de passagem, principalmente quem evangeliza. Agradeço pelo som, pelo carinho, pelo amor que mostrou para com Garça”, disse o vereador.

Antônio Franco dos Santos Bacana (PSB) lembrou que o título concedido é uma homenagem importante do Poder Legislativo da cidade.

“Em Garça eu aprendi a ser padre, eu vivi a experiência de ser padre. Garça me ajudou muito", disse o frei para a imprensa local. 
Como saldo de sua atuação na cidade, frei Lucas destaca o engrandecimento da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, com um número ainda maior de frequentadores, com a reforma do templo, com a abertura das portas laterais da igreja para poder receber melhor a todos, com a construção de um museu em memória de frei Aurélio di Falco e com a construção da sacristia. Mas, para além das realizações materiais, os fiéis foram aumentando, "provavelmente porque eles encontraram nesta paróquia, com o jeito característico do franciscano, uma acolhida alegre, fraterna, fervorosa", afirma o frei, que diz sair de Garça com a consciência muito tranquila, deixando uma igreja muito animada na fé. 
Frei Lucas deixa mais do que um legado material para a paróquia e para a cidade; deixa suas pegadas espirituais, dado cada momento em que atendeu a alguém com dúvidas, dores, problemas, angústias; pelo seu contato direto com o povo e compartilhando com ele de sua alegria a cada celebração. O jovem sacerdote se diz emocionado ao saber que correu pela cidade um abaixo-assinado para que sua remoção não acontecesse - embora a decisão de transferi-lo para outra cidade não se alterasse, uma vez que a itinerância faz parte da vida franciscana. 
"Hoje estou atendendo a um chamado de Deus e de meus superiores a dar continuidade a esse trabalho na cidade de Olímpia, na diocese de Barretos, onde fui nomeado o novo pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida", conta. Sua posse está marcada para o dia 5 de janeiro de 2019.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.