Lucas Dias
14/12/2018
Garça 

Reforma do reservatório do SAAE foi finalizada e recebida provisoriamente

No último dia 6 de agosto foi iniciada a reforma do reservatório de água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, cuja capacidade de 4.800.000 (quatro milhões e oitocentos mil litros).

No último dia 6 de agosto foi iniciada a reforma do reservatório de água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, cuja capacidade de 4.800.000 (quatro milhões e oitocentos mil litros). É o maior reservatório de água tratada na cidade. Ontem, dia 13 de dezembro, a assessoria de comunicação da Administração divulgou que no último dia 4 de dezembro foi feita, provisoriamente, a entrega das obras.

“Construído há 57 anos, a reforma era imprescindível e, durante 120 dias de execução da obra, a capacidade de reservação de água teve uma diminuição de cerca de 50%. O início da obra foi no dia 6 de agosto e a entrega provisória aconteceu no dia 4 de dezembro. A recepção da obra é chamada de provisória devido à necessidade de realização de diversos testes até a recepção definitiva”, divulgou a assessoria.

De acordo com o divulgado, o anúncio de reforma do reservatório foi o que trouxe maior apreensão para a diretoria executiva da autarquia.

“Se não houver qualquer imprevisto quando da realização dos testes, a previsão de 100% de funcionamento do nosso maior reservatório de água tratada é para janeiro de 2019. É importante reforçar que a economia de água é necessária em qualquer situação para que todos possam contar com este bem fundamental à nossa existência”, salientou a assessoria.

No último dia 30 de julho, o prefeito João Carlos dos Santos, falou

sobre a reforma da estação elevatória do Córrego Barreiro, no bairro Paineiras, do emissário de esgoto no Bairro Morada do Sol, da reforma da ETEs - Estações de Tratamento de Esgoto - do rio do Peixe e do Tibiriçá, a contratação dos planos de estudo para a nova estação de tratamento de esgoto do distrito de Jafa e do início da reforma do principal reservatório de água de Garça.

O reservatório, que é subterrâneo, há algum tempo não trabalhava com toda sua capacidade devido às rachaduras que existiam na estrutura. Com os problemas existentes sua capacidade tinha caído para, no máximo 3.000.000 (três milhões) de litros de reserva.

“É um problema que remonta de grande tempo, a reforma do reservatório enterrado de 4.5 milhões de litros que fica junto a ETA. É um reservatório antigo. Naquela época toda estação de tratamento, todo sistema de tratamento de água nosso, foi muito bem dimensionado, muito bem executado, só que o tempo passou e esse reservatório apresenta alguns problemas. Ele representa praticamente pouco mais de um terço da capacidade de reservação nossa, quase a metade e nós estamos subutilizando ele em função das deficiências de estrutura. Esse é o reservatório que vai nos causar problema agora, as obras devem começar nesta segunda-feira (dia 6 de agosto) então vamos ter que esgotar esse reservatório. Nos momento de pico vamos ter a disponibilidade de uma volume menor de reserva. Esse é o primeiro dos investimentos que está eleito entre os 20 milhões de investimentos. Vamos gastar na reforma 600 mil (exatos R$ 500.000,32)”, disse o prefeito.

O diretor superintendente do SAAE, Ulysses Bottino Peres havia previsto um prazo de 120 dias para que a obra fosse finalizada.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.