Lucas Dias
15/01/2019
Variedades 

A partir dos 16 anos, já é possível solicitar o título de eleitor

O atendimento nos cartórios eleitorais e nos postos do Poupatempo é feito mediante agendamento

Os jovens que têm entre 16 e 17 anos já podem tirar o título de eleitor. O alistamento eleitoral nessa faixa de idade é facultativo, mas os cartórios e postos de atendimento da Justiça Eleitoral estão à disposição para atender os jovens eleitores.

Quem vai tirar o título pela primeira vez deve, primeiramente, agendar atendimento. Com dia e hora marcados, o eleitor comparece ao local indicado portando documento oficial e comprovante de endereço emitido nos últimos três meses. Homens com mais de 18 anos devem apresentar, ainda, comprovante de quitação do serviço militar.

O menor de idade não precisa ser acompanhado por responsável para solicitar o título de eleitor. Durante o atendimento, o cadastro é preenchido com informações pessoais e também com os dados biométricos do eleitor – inclusive nas cidades em que o cadastramento biométrico ainda não é obrigatório. O eleitor ainda terá a oportunidade de escolher o local em que deseja votar, conforme disponibilidade de vagas.

O título é emitido na hora e o eleitor garante, assim, o direito de votar nas próximas eleições.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.